Todos nós possuímos as energias dos três doshas em proporções diferentes tem nosso corpo físico, mental e emocional. Se você é Vata-Pitta ou Pitta-Vata predominantes quer dizer que você é bidosha.
Ser do tipo vata-pitta significa que os dois doshas são predominantes em sua constituição. Vata é composto por ar e éter, e tem os atributos de ser leve, seco e frio. Pitta é composto principalmente por fogo e contém um pouco de água, o que lhe confere uma qualidade oleosa.
Vata e pitta tem a mesma qualidade de leveza. Eles não são compostos por elementos semelhantes, mas possuem em comum a ausência de terra em sua formação.
O tipo Vata-Pitta Ayurveda combina o fogo quente e ambicioso do Pitta com o leve, distraído e fácil de irritar do Vata. Essa combinação torna as pessoas muito criativas e constantemente cheias de novas ideias.
No entanto, eles também tendem a ser um pouco obcecados e determinados. Isso se aplica aos desafios da vida ou também, por exemplo, aos seus esportes preferidos, hobbies e trabalho.
Sentem-se permanentemente sob pressão e se definem em grande parte por uma tensão (interior) muito forte. Essa máquina de tensão permanente leva as pessoas sucessivamente ao esgotamento ou a tendências melancólicas por ter a impressão de não estarem fazendo tudo que se propuseram a fazer.
Pessoas com Vata e Pitta predominantes são geralmente muito ágeis e têm estatura magra a média. E podem ter tendência a perder peso com facilidade.
A qualidade leve e móvel de Vata pode agitar ainda mais a qualidade quente e móvel de Pitta. Imagine uma ventania em uma fogueira.
Portanto, os tipos Vata-Pitta ou Pitta-Vata são mais frequentemente propensos a distúrbios digestivos, constipação e diarreia, pressão estomacal, distensão abdominal, azia, distúrbios inflamatórios, fibromialgia, enxaquecas, problemas para adormecer e permanecer adormecido, inquietação, ataques fortes de raiva, bem como erupções cutâneas que coçam ou queimam.
Para o tipo Vata-Pitta, acima de tudo é importante regular o Agni (fogo digestivo); Agni nesse biotipo é normalmente muito baixo ou muito alto.
Rotina, exercícios regulares com intensidade moderada, yoga e meditação silenciosa promovem o equilíbrio.
De maneira geral, os tipos Vata-Pitta devem aumentar Kapha, ou seja, sua dieta deve ter os atributos pesados, úmido e oleosos de Kapha para equilibrar a leveza e secura, do Vata e o acúmulo de calor de Pitta.
Outra forma de administrar uma prakriti dosha dupla é de acordo com a estação do ano. Em geral, como um vata-pitta, siga um regime de pacificação vata durante o outono e inverno, e durante a mudança das estações, especialmente quando o tempo está frio e com vento.
Siga um regime de pacificação pitta durante a primavera e o verão, especialmente quando o tempo está quente.
O ayurveda nos leva para um caminho de auto-observação. Especialmente nos tipos bidoshas precisamos cada vez mais observar como estamos digerindo nosso alimento, pensamentos e emoções, para poder saber o que fazer e como pacificar.
No Ayurveda a dica é: os atributos opostos se equilibram!
Então se você amanhecer mais pitta, pratique ações que resfriem seu corpo como uma dieta leve de digerir e condimentos como coentro em pó ou fresco, chás de hibisco, hortelã ou pétalas de rosas que possuem efeito refrescante no organismo. A energia fria do por do sol e do luar também ajudam a manter o equilíbrio.
Se você acordar mais vata, procure se manter aquecida(o), evite andar descalça (o) em chão frio, faça refeições com alimentos cozidos como arroz e legumes temperados com massalas para vata, sempre ajudando nosso agni a digerir melhor. Especiarias e chás como gengibre, canela, cardamomo e erva-doce pacificam vata.
Quando começamos a estudar mais o Ayurveda e nos auto-observar percebemos que é mais fácil do que parece, contudo é um processo de transição, para absorção integral desse conhecimento novo. Acredite, pois aos poucos tudo isso vai ficando natural, pois somos parte da natureza e só precisamos nos re-conhecer e nos reconectar!
Que a nossa cura seja a cura do mundo!
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda
com carinho
Thais