No Ayurveda aprendemos que se os doshas estão equilibrados, o corpo, a mente e o espírito também estão. Os desequilíbrios nos alertam que algo não está bem, se manifestando no nosso corpo através de doenças. Vata, por exemplo, é representado pelos elementos éter e ar, sendo o Dosha que se desequilibra mais facilmente no corpo.
Pessoas com Vata predominante são criativas, espontâneas e vivem em constante movimento. E por isso, são atormentadas pela ansiedade, insônia, falta de foco e outros desequilíbrios. Esse perfil, também é responsável por comandar o sistema nervoso, a mobilidade e a comunicação no nosso corpo, por isso é tão importante mantê-lo equilibrado. E pra pessoas que tem sua constituição predominantemente Vata, a atenção é em dobro!
Para ficarmos sempre atentos aos fatores que agravam o Dosha Vata, e que podem inclusive desequilibrar os outros dois Doshas, confira o conteúdo a seguir.
Sinais de Vata agravado
– Pele seca ou rachada
– Intolerância ao frio e vento
– Dificuldade em tolerar ruídos altos
– Sono interrompido
– Ansiedade, excesso de pensamentos, preocupações, pânico e medo.
– Emagrecimento
– Falta de entusiasmo
– Tremores
– Distensão abdominal, constipação e gases.
Como equilibrar o Vata
Desacelerar
Pessoas com fortes tendências Vata geralmente se apressam ou estão com pressa. Se esse é o seu caso, a dica é: desacelere!
Dê pausas regulares no trabalho, fique mais em silêncio e tranquilize a mente. Diminuir a velocidade com certeza beneficiará muito sua saúde mental, emocional e física.
Conexão com o corpo
Os Vatas, quando em desequilíbrio, tendem a ficar desfocados e aéreos pelo excesso de movimento. As pessoas com dosha predominante Vata devem se dedicar a práticas que reduzam a hiperatividade e que diminuam a ansiedade e o estresse, como meditação, yoga e outros exercícios aterradores.
A Yoga, por exemplo, além de trazer paz mental e emocional, promove a conexão com o momento presente do corpo dando-lhes consciência corporal. Outra prática indicada são os exercícios de respiração lenta e profunda, ótimos para acalmar a excitação mental do dosha Vata e fazê-los se sentirem-se seguros com o seu corpo.
Estabeleça uma rotina regular e um sono adequado
O hábito da regularidade da rotina é muito importante para o equilíbrio de Vata, estabelecendo um ciclo diário como: levantar cedo, beber água morna ou um chá calmante (erva doce), meditar, etc. O sono adequado também é um dos melhores antídotos à natureza variável e leve de Vata.
Alimentação para Vata
Este tipo biológico costuma apresentar uma digestão mais lenta, sendo predominantemente magras, além de sofrer com constipação intestinal. A alimentação mais adequada para equilibrar pessoas de Vata é a que prioriza os alimentos quentes, oleosos, úmidos, com preparos cozidos ou assados. Sabores adocicados, ácidos e salgados também são indicados.
Evite comidas secas, muito condimentada, amargas e adstringentes. Pois agravam ainda mais o dosha Vata.
Atenção no momento das refeições
A atenção plena durante as refeições é fundamental, assim, evite assistir a televisão ou mexer no celular durante esse momento.
E, por fim, cuide-se com amor
É importante entender que o ritmo acelerado e a cabeça cheia de ideias de Vata podem custar um preço. Atente-se ao que o seu corpo responde e busque sempre o equilíbrio! Auto massagem com óleo de gergelim ou óleo de girassol aquecido entre a palma das mãos seguido de um banho quentinho, é um santo remédio para nossos queridos Vatinhas.