Quando comecei a estudar os ciclos da Natureza e as estações do ano pelos princípios do Ayurveda, mergulhei em uma nova ideia e me encantei ainda mais pelo assunto. Sabe quando você quer entender uma coisa e acaba descobrindo algo muito maior? Então, eu procurava pelos melhores temperos, chás, rotinas para passar pelo Outono de uma forma mais harmônica com a Natureza – e com a minha natureza. Mas estava apenas vendo a estação do ano, sem realmente enxergar e entender a sua importância em nossas vidas de maneira mais ampla. Não apenas fisicamente, mas também pelo emocional e espiritual.
Descobri o Outono como a estação do ano que nos ensina que é preciso aceitar as mudanças, para podermos fluir com elas. Ele nos prepara para o tempos mais árduos. Mas também nos dá a certeza de que, depois do frio do Inverno, a Primavera renovará nossas esperanças nos surpreendendo com sua leveza, aroma e colorido. E, ainda, a certeza de que o calor e o entusiasmo do Verão irão nos arrebatar de energia novamente!
Pois bem, em março, mais precisamente no dia 21, começou o Outono no hemisfério sul. Para muitos, essa é uma das estações mais bonitas do ano. Isso porque ainda temos a beleza dos raios de sol, mas as temperaturas já começam a ficar mais amenas, com o vento mais frio principalmente pelas manhãs.
Sim, o Outono já está aqui! E não há melhor hora do que agora, quando você tem a oportunidade de observar de perto a sua grande transformação na Natureza. E também se beneficiar dessa energia poderosa para fazer uma mudança consciente (e potente!), atravessando do entusiasmo contagiante do Verão para o Inverno mais silencioso, introspectivo e aterrador. Isso em vez ser pega de surpresa – o que pode acontecer com frequência e confesso que acontecia comigo – e acabar enfraquecendo seu corpo e adoecendo no período do inverno.
O Outono é minha estação favorita. Na verdade, às vezes gostaria que durasse o ano todo. E não apenas pelos pores do sol mais incríveis e coloridos, mas pela oportunidade de introspecção que eles nos proporcionam, já repararam nisso? Mas para mim, ele é a combinação perfeita de quente (Pitta) e frio (Vata), minhas duas energias dominantes. E, claro, faz sentido que o outono seja governado por Vata. Isso porque é a energia da mudança e do movimento, uma vez que é uma temporada de transição.
Costumo pensar no Outono como o corredor entre o Verão e o Inverno, que desafia nosso corpo e nossa mente. E quem aí já está sentido mais dores nas articulações, um pouco de insônia ou um pouco de melancolia? Mas se aprendermos a reconhecer que essa energia já está nos influenciando, e aceitar que somos parte dessa natureza, podemos tomar esse momento como uma oportunidade para aprender sobre nós mesmos. E, também, aprender sobre o que precisamos para manter nossa saúde e energia durante os períodos mais desafiadores do ano e de nossas vidas.
O que acontece com os doshas no Outono
No Outono, a predominância é dos elementos fogo e água, já que as chuvas também fazem parte dessa estação. Ou seja, elementos que levam a um aumento das qualidades do Pitta. Mas também pode ocorrer um agravamento do dosha. E isso pode trazer frustração, raiva, inflamação da pele, erupções cutâneas e sensações de queimação.
O Outono influencia sim a nossa vivência diária. A presença dos ventos aumenta, mas o sol continua quente. Essa característica do elemento ar é mais ligada ao dosha Vata. E é justamente essa leveza que faz dele o dosha que pode ser desequilibrado mais facilmente nesse período, surgindo dores pelo corpo, prisão de ventre e insônia. A dica é: se o dia estiver chuvoso, opte por alimentos que pacifiquem o Pitta: sabores amargo, doce e adstringente. Evitando, assim, os sabores salgado, picante e azedo. Já se o dia estiver ensolarado, mas frio e com muito vento, opte por uma dieta que pacifique Vata, apostando nos sabores doce, ácido e salgado.
Ainda confusa como se alimentar de forma ayurvédica? Clique aqui e conheça meu curso!
O estilo de vida ayurvédico no Outono
Como falei anteriormente, o Outono é uma estação que pode agravar o Pitta. Ou seja, mesmo que esse não seja seu dosha, você também poderá sentir uma tendência de ficar com um pouco mais de agitação emocional ou mesmo se sentir frustrada. Então, esse é um período em que práticas como a meditação e a oração – já presentes em qualquer rotina ayurvédica – são mais do que essenciais para equilibrar nosso estado mental. Por isso, manter uma rotina diária de meditação, além de ser uma forma de conectar-se consigo mesmo e com o universo, é uma importante forma de equilibrar o Pitta.
O excesso de elemento fogo do Outono também pode desencadear alterações na pressão sanguínea. Então, nós podemos acabar tendo enxaquecas, insônia e alterações de humor. Novamente, tudo isso está relacionado ao desequilíbrio do Pitta. Durante esse período, é importante evitar exposição ao sol nos horários entre 10h e 14h. Isso porque essa exposição pode intensificar qualquer condição pré-existente ligada a um Pitta desequilibrado.
Mas o Outono no Ayurveda não é apenas sinônimo de cuidados com o equilíbrio do Pitta! Vou contar uma curiosidade interessante para quem está adiando o início da prática de exercícios. Sabiam que é justamente nessa segunda metade do Outono o melhor período para começar uma rotina de exercícios? Isso porque é exatamente neste período próximo à chegada do Inverno que nosso fogo interno – o agni – fica mais concentrado.
Então, nossa energia e força começam a aumentar gradativamente. E, com isso, nossa capacidade para realizar exercícios físicos também aumenta. Ou seja, se antes você ficava desmotivada por não conseguir manter algumas posturas do Yoga, esse é o momento ideal para insistir e tentar mais uma vez. Ou, se você sempre quis iniciar um outro esporte ou exercício mais dinâmico, este é o momento em que seu corpo responderá melhor ao estímulo.
Outono, Ayurveda e digestão
Dentro do Ayurveda, existem seis sabores, também conhecidos como rasas. Em Sânscrito, rasa quer dizer “essência, seiva, sabor”. Ou seja, refere-se não apenas à sensação do gosto em nossa boca, mas também ao que o alimento proporciona ao nosso organismo energeticamente. Os seis rasas são doce, ácido, amargo, salgado, picante e adstringente. Eu sempre gosto de destacar que cada um desses sabores é composto a partir da combinação de dois elementos. Ou seja, o sabor doce, por exemplo, contém os elementos terra e água. Já o amargo é composto pelo ar e éter. Confira abaixo como cada um dos rasas é formado:
- Doce: terra e água
- Ácido: terra e fogo
- Salgado: água e fogo
- Picante: fogo e ar
- Amargo: ar e éter
- Adstringente: ar e terra
Então, uma vez que durante o Outono há a predominância dos elementos água e fogo, então o Sabor Salgado é o que prevalece. Ou seja, é preciso cuidar para não exagerar nesse sabor. Dessa forma, além de mantermos nosso Pitta equilibrado através da alimentação, rotina e meditação, também precisamos evitar o excesso do sabor dominante. Ou seja: tenha moderação ao adicionar sal à comida! Aproveite a época para usar e abusar das especiarias, que enchem de cor e sabor nossa comida sem adicionar sabor salgado em excesso a elas! Escrevi aqui um artigo especial inteiramente dedicado ao uso das especiarias na culinária ayurvédica.
É importante destacar que o sabor salgado, em excesso, é extremamente prejudicial para nosso corpo e nossa mente. Além de agravar o Pitta, ele gera uma sede excessiva e agrava a sensação de queimação e hiperacidez estomacal. Isso ainda pode causar inflamação nos tecidos, excesso de ama (toxinas acumuladas em nossos tecidos) e provocar envelhecimento precoce.
Como disse acima, o Outono, de forma energética, nos proporciona um momento de transformação, não apenas física, mas também, emocional e espiritual. Aproveite essa energia transformadora que nos ajuda a impulsionar e nos direcionar para a mudança. Sinta-se como uma folha de uma árvore, que vai do verde brilhante ao marrom seco. Mas permita-se acompanhar a transição energética da estação e participe dela! Use essa energia da natureza a seu favor para ter mais saúde, equilíbrio e vitalidade! Então, encerre ciclos e prepare-se para as próximas estações que com elas trarão novas lições da Natureza para nosso dia a dia. Isso me encanta tanto!
Mas também é claro que eu não poderia de deixar uma receitinha ayurvédica para vocês! Que tal um biohack exclusivo para o Outono, extraído do livro sagrado Charak Samhita? É um biohack que age como um néctar, trabalhando diretamente em nossos canais energéticos. Ele traz equilíbrio e ajuda nesse momento de transição e mudanças que a estação nos impõe. Podemos usar esse biohack durante todo o Outono sem prejuízos. Isso porque é uma ótima ferramenta para você que ainda não domina os aspectos alimentares do Ayurveda, mas que busca estar em equilíbrio!
Hamsodaka – Água purificada
Disponha garrafas de vidro transparente com água filtrada ou mineral. Então, posicione-as em algum local que elas se banhem tanto pelos raios lunares durante a noite quanto solares durante o dia. Ela receberá a energia da estrela Canopus, que na Índia é chamada Agastya. Nessa época do ano, ela nos banha com uma energia desintoxicante e de purificação. Podemos deixar a garrafa exposta de um a três dias, mas apenas 24h já serão suficientes. Essa água pode ser usada para beber e para se banhar. Charak Samhita também sugere fazer guirlanda de flores da época, usar roupas sempre limpas e banhos de lua no inicio da noite durante esse período. Essas são recomendações para manter a vitalidade e equilíbrio. Adoro a forma terapêutica simples e reconectante que o Ayurveda nos ensina! Que tal um banho de lua hoje?
Viram como, com alguns cuidados simples em nossa rotina, o Outono pode ser uma estação transformadora? E como é importante cuidarmos de nosso corpo e mente nesse período para chegar ao inverno com equilíbrio e a imunidade em alta? Mas isso é tema para outro post…
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor, Thais