Buscando trazer conteúdos que contribuam para sua descoberta e transição no Ayurveda, hoje vamos falar de alimentação! Os benefícios da nutrição ayurvédica são inúmeros. Para a medicina milenar Ayurveda, cada refeição que fazemos revela uma oportunidade de melhorar ou lesar a nossa saúde.
Eu sei, é só falar em dieta pra gente quase que imediatamente pensar em restrição. Mas te prometo que você vai se surpreender, sobre quão simples e saborosa pode ser a alimentação ayurvédica.
A intenção desse post é trazer sugestões de como colocar em prática uma dieta baseada nos princípios do Ayurveda. Vamos começar?
Consciência alimentar
Na Ayurveda a consciência alimentar é o caminho para a cura. Muito além do que uma simples nutrição, a dieta ayurvédica nos ensina a prestar atenção no que comemos, na maneira como fazemos as refeições, e de como o nosso corpo responde a diferentes alimentos e preparações. Tudo isso, levando em conta a particularidade do seu dosha, e é claro, com muita simplicidade e sabor.
Aprecie sua comida, comendo devagar para facilitar a digestão, e percebendo como nosso corpo responde a diferentes alimentos e preparações. Essa consciência alimentar, pode ser criada através da prática de meditação e Yoga, que favorecem o autoconhecimento.
Coma somente quando estiver com fome
Para a Ayurveda, a fome é um importante sinal, por isso que a proposta de ouvir o nosso corpo faz total diferença. E escutar o nosso corpo diz respeito a comer o alimento na quantidade e no momento que ele sentir necessário.
Preste atenção às suas manifestações de fome, parando sempre quando se sentir cheio. Exagerou na refeição e está se sentindo mais cheio do que o normal? Espere para comer novamente até que sua última refeição tenha sido digerida. Se você ainda está arrotando a refeição anterior, seu corpo ainda não está preparando para digerir uma nova, levando a um acúmulo de toxinas (ama), as mesmas que levam ao desenvolvimento das doenças. Um chá digestivo pode ajudar nesse momento.
O poder das massalas
As massalas são o conjunto de especiarias utilizadas para temperar os alimentos. Criadas de acordo com o Dosha e os sintomas de cada indivíduo, esses temperos tem o poder de trazer benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e digestivos para a saúde, além de claro, ser ótimo para o paladar. É um mergulho surpreendente nos sabores, quem nem sempre havíamos provado antes!
Comida de verdade!
Já ouviu falar que comida preparada com amor e carinho é melhor absorvida? Pois é, na alimentação Ayurvédica recomenda-se criar uma atmosfera de calma e cuidado, também, no preparo dos alimentos. Nesse sentido, a “comida de verdade”, fresca e, de preferência, orgânica é sempre a melhor opção, pois trazem uma maior concentração de nutrientes. O que faz bem pra o nosso corpo, é sempre muito simples e com a menor interferência industrial possível. Preparar seu próprio alimento pode ser uma descoberta bem interessante, quem sabe um novo hobby, e com benefícios!
Chás Ayurvédicos
Terapêuticos e saborosos, os chás desempenham um importante papel na dieta ayurvédica. Isso porque, temos o costume de comer bastante alimentos frios, que saem diretamente da geladeira, o que leva a uma diminuição do agni (fogo digestivo, ou capacidade de digestão), que controla os processos digestivos do nosso corpo. As bebidas aquecidas, então, podem ajudar a apaziguar o fogo digestivo e acelerar o metabolismo.
O chá ayurvédico é composto de ervas e especiarias cuidadosamente combinadas, de acordo com o tipo de Dosha, e de preferência não fermentados ou levemente fermentados, para não levar à inflamação.
Viu só como é simples começar seus cuidados na alimentação ayurvédica? Sigamos, cuidando e promovendo mais equilíbrio para o nosso corpo. Aproveite pra acompanhar todos os novos conteúdos pelo nosso instagram!