O Vata dosha é predominante em sua natureza básica. Como Vata é o princípio do movimento e da mudança, você tenderá a estar sempre em movimento, com uma mente enérgica e criativa.
Enquanto Vata estiver em equilíbrio, você será animado e entusiasmado, com um corpo esguio.Se Vata ficar desequilibrado em seu sistema mente-corpo, sua atividade começará a ficar fora de controle. Sua mente pode ficar agitada, contribuindo para a ansiedade e a insônia. Você pode começar a pular refeições, resultando em perda de peso não intencional e sua digestão pode se tornar irregular.
Se você notar esses primeiros sintomas de um desequilíbrio de Vata, desacelere, tome um tempo para meditar, não pule refeições e vá para a cama mais cedo. Uma rotina regular de estilo de vida ajuda a aterrar Vata para que você não seja arrastado para o éter.
O que significa Vata Dosha?
Como você já deve estar ciente, em termos ayurvédicos todos recebemos nossos Doshas, ou tipos constitucionais, no momento da concepção. Este é o seu corpo ayurvédico e afetará seu corpo físico, suas emoções, suas preferências e aversões e muitas outras coisas que o tornam único.
O seu corpo ayurvédico, dosha, tende a permanecer razoavelmente constante ao longo de sua vida, por isso é importante verificar qual dos três se aplica a você. Depois de saber disso, você será capaz de fazer escolhas em relação à dieta e rotinas de exercícios que apoiam sua constituição e ajudam a manter seus sistemas saudáveis e equilibrados.
Caráter do tipo Vata Dosha
Vata corresponde ao ar e ao espaço, às vezes referido como “éter”. A esse respeito, os Vatas às vezes podem dar a impressão de serem “cabeças-de-vento”, na medida em que podem ter dificuldade em se lembrar das coisas, ter períodos curtos de atenção e voar de um interesse para outro de uma forma aparentemente aleatória.
Os Vatas também tendem a se sentir nervosos e tensos, e podem se sentir cansados no início do dia. Eles geralmente aprendem rápido e são frequentemente criativos, ativos, alertas e inquietos. Eles mostram grande entusiasmo por novos projetos, mas geralmente têm dificuldade em sustentar seu interesse, então são muito melhores iniciadores do que finalizadores.
Os tipos Vata amam a natureza e têm uma grande afinidade com o ar livre. Eles também são espiritualmente perceptivos e outros podem descrevê-los como tendo suas cabeças nas nuvens.
Em equilíbrio, uma personalidade Vata terá pelo menos algumas das seguintes características: amigável, vivaz, alegre e de mente aberta. Também costumam ter boa circulação, digestão balanceada e temperatura corporal uniforme.
Características físicas do tipo Vata Dosha
Os vatas são frequentemente magros, até ossudos e têm formas corporais retas. Eles têm tendência a ganhar peso na região do mediana do corpo e sua pele costuma ser fina e seca. Os tipos Vata sentem mais frio do que os outros e não tendem a suar muito.
Vata é a principal força motriz do corpo, assim como o vento move as coisas na natureza e, de acordo com o Ayurveda, é responsável por nossa adaptabilidade tanto física quanto mental. Vata governa nosso sistema nervoso e os sentidos do tato e da audição.
Os tipos Vata podem ter articulações hipermóveis, olhos claros e falta de simetria em sua estrutura corporal. Na face, eles têm características delicadas, e a falta de simetria também pode aparecer aqui, com o nariz ou a boca parecendo muito grandes ou muito pequenos.
Em termos ayurvédicos, as “qualidades de Vata são: ativo, claro, áspero, seco, leve, frio e móvel. Os sabores indicados são adstringentes, amargos e picantes (prefira especiarias que tenham ardências que tendam a aquecer e não secar).
Transtornos Vata Dosha Típicos
Se você é do tipo Vata, pode sofrer de exaustão e fadiga quando Vata está desequilibrado. Você pode se tornar esquecido e incapaz de se concentrar, ansioso e esgotado com má circulação e prisão de ventre ocasionais.
Outros indicadores de que seu Vata não está equilibrado incluem:
Apetite irregular
Tosse seca e garganta rouca
Síndrome das pernas inquietas
Tiques nervosos
Arrepio no couro cabeludo
Batidas compulsivas com os dedos em superfícies, ou pernas tremendo
Soluços
Falta de ar
Dificuldade em dormir e permanecer dormindo
Músculos e articulações rígidos
Ansiedade
Zumbido
Tremores
Dificuldade em engolir.
Dicas de saúde para tipos de Vata Dosha
Dicas dietéticas para ajudar a equilibrar Vata Dosha:
Escolha alimentos que em geral sejam salgados, doces ou azedos. Os sabores devem ajudar a aumentar as qualidades de calor e umidade, que podem faltar se seu Vata Dosha não estiver em equilíbrio.
Experimente comer mais das seguintes frutas e vegetais: pêssegos, goiaba, laranja, banana madura, manga, abóbora, cenoura cozida, espinafre e batata doce. Inclua iogurte e queijos de pasta mole em sua dieta. Coma arroz, quinoa e aveia, junto com leguminosas, manteigas de nozes e castanhas, e gergelim. Evite alimentos com sabor muito amargo ou adstringente, pois eles vão trazer mais Vata para o seu sistema e causar “sobrecarga” quando você não estiver se sentindo bem.
Os alimentos recomendados para o tipo de corpo Vata são:
Frutas
Frutas doces como bananas, cocos, maçãs cozidas, figos, nectarinas, caquis, uvas, morangos, mangas, melões, laranjas, mamões, pêssegos, abacaxis, limões, limas, ameixas, frutas vermelhas, cerejas, damascos e abacates.
Frutas secas também podem ser comidas, mas devem ser evitas pois podem causar ressecamento das fezes. A seguinte regra geral se aplica ao consumo de frutas: pelo menos meia hora antes ou depois das refeições, mas não à noite.
Legumes
Cozidos: aspargos, beterraba, cenoura, batata doce, inhame, rabanete, abobrinha, espinafre (pequenas quantidades), couves (pequenas quantidades), tomates (pequenas quantidades), aipo(salsão), alho e cebola (apenas cozidos no vapor).
Grãos
Aveia (fervida), arroz integral, trigo, arroz basmati.
Ovos e Carne
Ovos (omeletes / ovos mexidos), peixe, frango e outras carnes brancas. Frutos do mar. Carne vermelha poderá ser usada em casos de desnutrição.
Leguminosas
Nenhum feijão, com exceção do feijão mungo e lentilhas pretas.
Adoçante
Caldo de cana (garapa) é o mais indicado, melado, açúcar mascavo, mel e açúcar de frutas (frutose).
Especiarias
Todas as especiarias, tais como: alho, cardamomo, assa-fétida, erva doce, noz moscada, gengibre, anis, louro, manjerona, orégano, cravo, coentro, cominho, canela, manjericão, feno-grego, sal de rocha, açafrão, hortelã, pimentas do reino, malagueta e chili em pequenas quantidades e mostarda.
Produtos lácteos e substitutos vegetais
Ghee (manteiga clarificada), leite fresco, paneer (queijo ayurvédico), creme de leite, leites de amêndoa e aveia altamente recomendados, já o leite de soja não, pois produz muitos gases. Queijos brancos e sem sal como a ricota e o cottage, iogurte, kefir e coalhada. A digestibilidade do leite de vaca poderá ser melhorada com o uso do açafrão e gengibre.
Óleo
Gergelim, amêndoas e ghee.
Dicas de estilo de vida para equilibrar o tipo de corpo Vata
Tente incorporar ao seu dia uma rotina matinal regular de alongamento e movimentos suaves, como ioga ou tai chi. Coma sempre a comida morna e tome banhos ou duchas mornas, evitando os extremos do calor e do frio. Se sentir-se muito cansado, tire uma soneca de 30 minutos se puder, recostado durante o dia, nunca deitado, pois dormir deitado durante o dia cria ama; e desligue todas as telas pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Combinações de tipo de corpo Vata
Se você ficou na dúvida ao responder o questionário, pois praticamente dois doshas empataram, você poderá ser bidosha. Neste caso basta seguir as regras de dieta abaixo:os tipos Vata-Pitta devem aumentar Kapha, favorecendo uma dieta com atributos de Kapha e os sabores: doce, salgado e ácido. Os tipos Pitta-Kapha devem aumentar Vata, com dieta com atributos de Vata, e sabores amargo, picante e adstringente. E os tipos Vata-Kapha devem aumentar Pitta, com dieta com atributos de Pitta e sabores ácido, picante e salgado.
O Ayurveda é um sistema muito pragmático para aplicar à nossa saúde e bem-estar, e quase tudo pode ser usado como medicamento para ajudar nos desequilíbrios de Dosha. Por exemplo, cheiros, ervas, cores e ambientes podem ser usados para apoiar e equilibrar seus Doshas; o truque está em tornar-se autoconsciente e observador e levar seus próprios sentimentos a sério.
Faça meditações regulares ou práticas meditativas nas quais você verifique seu corpo e o escaneie tanto emocional quanto fisicamente. Observe as áreas em que você está mantendo a tensão ou sentindo desconforto e pergunte a si mesmo se alterou sua dieta ou estilo de vida recentemente. Uma vez que você começa a notar as correspondências entre comportamento, ambiente, hábitos alimentares ou de bebida e seu estado geral de saúde, você está em uma posição poderosa para trazer tudo de volta ao equilíbrio e viver a vida saudável, realizada, rejuvenescedora e sem dor, que você merece.
Se você chegou até aqui é porque o sistema natural de cura e longevidade do Ayurveda fez, de alguma forma, sentido para você, por ensinar por milênios, através de práticas diárias de higiene corporal e mental, como se curar através do autocuidado, se beneficiando com os ciclos da Natureza. Conheça meu livro
Bem-vindo ao Ayurveda Society
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda
Com amor
Thais J.