A Ayurveda é uma medicina milenar que traz inúmeros benefícios baseados em sua nutrição. Isso porque, para ela, temos a oportunidade de melhorar – ou também piorar- nossa saúde a cada refeição que ingerimos. Então, com ela, aprendemos a prestar atenção em nosso organismo, entender o que ele nos pede e claro, a nos alimentarmos com muito mais consciência. Com isso, não apenas equilibramos nosso Dosha como também mantemos a imunidade em alta. E, em tempos em que há uma doença como a Covid-19 assolando o mundo, a nutrição ayurvédica é mais uma ferramenta na busca pela saúde.
Dentro da nutrição ayurvédica, há uma série de alimentos que favorecem a imunidade. Gengibre, cebolas, cúrcuma, manjericão, brócolis… Há um verdadeiro arsenal de itens simples e fáceis de encontrar em nosso dia a dia que podem ajudar nosso organismo a se proteger contra doenças. Bem como, uma vez instaladas essas infecções, esses alimentos reforçam nosso corpo para que ele enfrente os microorganismos e, claro, se recupere. Por isso, eu resolvi compartilhar uma receita especial de sopa para vocês que é uma verdadeiro bombardeio a favor da imunidade. E que certamente vai encher seu organismo com a energia necessária para enfrentar qualquer vírus oportunista!
Alho para a imunidade?
Mas antes da receita, eu tenho uma história curiosa sobre o alho para vocês. De acordo com a mitologia hindu, conta-se que quando houve o Samudra Manthan ou a Agitação do Oceano de Leite pelos Devas e Asuras, o néctar chamado Kalash de Amrita foi bebido por um dos Asuras, chamado Rahu. Então, os Devas reclamaram o acontecido a Vishnu, que imediatamente cortou a cabeça de Rahu antes que o néctar fosse completamente absorvido por seu organismo. Acredita-se que o néctar, juntamente com o sangue de Rahu, se espalhou pelo solo e cresceu no formato de um alho.
Então, embora possua propriedades de um néctar, o alho também traz características do sangue dos Asuras. Por isso, ele acaba sendo evitado por quem busca um estado de espírito mais pacífico e sereno. Assim como também é evitado por quem faz jejuns. Dessa forma, quem adota uma nutrição ayurveda pode se perguntar se deve ou não utilizar o alho em suas preparações. Afinal, ele pode levar a desequilibrar o Pitta, causando sensação de queimação ou calor. Porém, há sim propriedades medicinais no alho e benefícios se usado com sabedoria. Ele atua como prevenção aos Vata Vyadhis, doenças que são relacionadas aos ossos, infestações por vermes e distúrbios digestivos. Isso por causa das qualidades do néctar, que possui 5 dos seis sabores, excluindo apenas o amargo. E uma das melhores formas de se consumir o ingrediente é através do Lashuna Ksherapaka, ou leite fervido com água e alho.
A receita que vou compartilhar com vocês leva alho entre seus ingredientes. Mas você pode, perfeitamente, deixar o item de lado durante ou preparo, caso você não o adote em sua dieta, ou substituí-lo por alho porró. O melhor dessa sopa ayurvédica a seguir é que ela pode tanto ser consumida como um caldo mais leve, para os dias mais quentes, ou como uma sopa-creme ou purê, para os dias em que a gente sente que nosso corpo anda precisando de uma dose extra de energia. Então, vamos à lista de ingredientes?
Sopa Dourada de Gengibre e Cúrcuma para a Imunidade
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de ghee (ou azeite)
- Raiz de 1 gengibre ( de 2-3 cm quanto maior a quantidade, mais picante)
- 1 cebola
- 3-4 dentes de alho ou ½ xícara de alho porró picado
- 1 cenoura
- Talos de 1 aipo (salsão) picados
- 1 xícara de brócolis separados em pequenos buquês
- 8 xícaras de água
- 1 colher de chá de curry em pó
- 1 colher de chá rasa de cúrcuma
- Uma pitada de alecrim, orégano, tomilho ou quaisquer ervas aromáticas de sua preferência
- Sal e pimenta à gosto
- Semente de abóbora ou/ gergelim negro para decorar
Preparo:
Pique o gengibre, a cebola, o alho e os demais vegetais. Então aqueça a ghee em uma panela e acrescente os temperos em pó. Ao espumar, adicione a cebola, gengibre e o alho. Deixe dourar um pouco. Quando a cebola começar a murchar e ficar transparente, acrescente os demais vegetais e ervas. Mexa bem e deixe dourar um pouco mais. Então, acrescente a água. Tampe a panela e quando começar a ferver, diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de meia uma hora, até os legumes amolecerem, mexendo de vez em quando. Depois, desligue o fogo, deixe esfriar por cerca de 5 a 10 minutos, coe e está pronto para consumo.
Sopa-creme
Caso você não queira comer goste dos vegetais por terem perdido sua textura após o cozimento – e não queira simplesmente jogá-los fora -, é possível transformar o caldo em uma sopa-creme deliciosa. Ela é perfeita para quando precisamos de uma energia extra. Nesse caso, coloque os vegetais em um liquidificador e acrescente um pouco do caldo, só o suficiente para processá-los. Você pode variar a consistência, indo de um purê de vegetais (liquidificando com menos líquido) até uma sopa cremosa (com um pouco mais de caldo).
Uma dica que compartilho com vocês é a de tirar um pouco ou todo o alho e o gengibre antes de colocar tudo no liquidificador, caso você não queira aumentar o sabor picante, ou agravar Pitta.
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.