Você já ouviu falar em relógio ayurvédico? Atualmente, muito se fala sobre ciclo circadiano, ritmos biológicos e sobre os momentos ideais para fazer praticamente tudo e, muito provavelmente, você já teve acesso a alguma dessas informações. Pouco se sabe, entretanto, que o Ayurveda já havia antecipado esses conceitos há milhares de anos!
Servindo como uma prática integrada de autocuidado, o Ayurveda é usado para alcançar a saúde ideal, reconectando nossos corpos aos ritmos circadianos naturais: rotinas de autocuidado matinais, ao meio-dia e à noite, ou dinacharya. Imagine o relógio biológico do seu corpo movendo-se e acompanhado o nascer e o pôr do sol. Parece um pouco surreal, certo? No entanto, pesquisas modernas têm provado a importância de nossos corpos viverem em sincronia com os ciclos circadianos naturais – e os benefícios que isso tem para melhorar nossa saúde e vitalidade.
Você pode estar pensando que tal conceito parece estranhamente impossível, considerando que a maioria de nós está em movimento o dia todo; correndo para ir e vir do trabalho, comendo rapidamente e quando dá um “tempinho”, resolvendo todos os outros assuntos remotamente com a ajuda da tecnologia, e sem esquecer do um treino duro na academia ou uma corrida antes de chegar em casa para – Ufa! – fazer o jantar do zero porque estávamos cansados demais para organizar anteriormente uma refeição rápida, mas saudável e saborosa. E o ciclo vicioso continua.
No entanto, não há nada de natural nessa rotina; correndo, forçando, má alimentação e assim seguimos nosso caminho até a exaustão. E, infelizmente, o caos da vida cotidiana alimenta esse padrão. Felizmente, existe uma maneira de vencer o sistema: um novo sistema. Uma rotina diária ayurvédica – viver em sincronia com os ciclos da natureza – nos dá a energia de que precisamos para começar e terminar o dia com a mesma quantidade de energia e motivação! Imagine nadar com a correnteza e não contra ela!
Para que você tenha acesso a esse conhecimento diretamente da fonte, vou apresentar essa teoria de acordo com a sabedoria milenar do Ayurveda!
Relógio Ayurvédico = Relógio Biológico + Energia dos Ciclos da Natureza
O Ayurveda descreve horários mais recomendados para o corpo e a mente executarem suas tarefas como comer, dormir e trabalhar, além de outras atividades inerentes ao nosso dia a dia. Ele faz isso estabelecendo o elo entre a energia biológica do nosso corpo e a energia dos sutil dos Doshas. Esse relógio é dividido em ciclos de 4 horas com base no tipo de energia que é predominante no corpo biológico e na natureza durante 4 horas. Todos os dias, atravessamos pelas energias dos três grandes doshas (Vata, Pitta e Kapha) por duas vezes. Quanto mais conseguirmos alinhar os nossos ritmos pessoais, diários, com os ritmos da natureza, mais nos reconectamos com nossa essência, mais nos sentimos bem e geramos saúde física e mental. Caso contrário, temos sempre a sensação de estarmos tentando tudo, mas nosso corpo não responde.
A prática do Ayurveda passa pela compreensão de como se conectar a uma rotina diária em sintonia com esses ciclos. Novamente, imagine mover-se com o fluxo natural da energia do nosso planeta, com o nascer e pôr do sol. Essa energia é Absoluta, isto é, você acreditando ou não, querendo ou não, o dia vai nascer e se pôr. Imagine se você usar essa energia poderosa e irreprimível, a favor da sua saúde…
Observe o seguinte fluxo abaixo.
Grupos dos horários no Ayurveda
- Vata: 02h às 06h e 14h às 18h;
- Kapha: 06h às 10h e 18h às 22h;
- Pitta: 10h às 14h e 22h às 02h.
Relógio Ayurvédico: Vata- Elemento Éter + Ar
Governa o Sistema Nervoso
Entre 02h as 06h o sistema nervoso começa a se reparar e ativar durante este tempo. Esta é a melhor hora para dormir profundamente e acordar naturalmente antes do nascer do sol. Quem está com desequilíbrio em Vata, geralmente acorda nesse horário e tem insônia. Como Vata é constituído pelos elementos éter e ar, naturalmente, os períodos Vata do dia são perfeitos para conexão espiritual. Assim, no período de início da manhã, é uma das melhores oportunidade para meditar. Como nesse horário a maioria das pessoas ainda estão dormindo, você encontrará o seu ambiente mais quieto e sereno, a vibração do inicio do dia traz calma e rejuvenescimento para a mente. É como se toda a atmosfera estivesse imbuída das qualidades de tranquilidade, paz, compaixão e amor.
Quando chega a tarde e início da noite, Vata volta a se apresentar em maior relevância e, durante esse período, é muito bom usar a criatividade em tarefas novas ou corriqueiras. É comum neste período você se sentir mais lúdico/a e leve. Este é o melhor momento para energia mental e criativa. O sistema nervoso está mais ativo. Muitas vezes ansiamos por lanches altamente processados neste momento, indicando exaustão, flutuações de açúcar no sangue ou má digestão.
Algumas atividades para o tempo Vata
- Medite entre o período 02h e 06h ou entre o período de 17h e 18h;
- Compartilhe conversas criativas e socialize entre 14h e 18h;
- Faça do almoço(no horário Pitta) uma refeição mais nutritiva se você estiver sentindo desejos alimentares específicos ou estiver com baixa de açúcar no sangue durante as horas da tarde de Vata.
Relógio Ayurvédico: Kapha- Elementos Água+ Terra
Responsável pela estrutura, força e a imunidade
Kapha é constituído por terra e água, elementos pesados. O que isso significa? Que as energias durante essas horas do dia são mais densas e lentas. No período da manhã, entre 06h e 10h, atraia o prana (força vital e inteligência) para que o seu corpo, essa é o melhor momento para exercícios e outras formas de atividade física. Kapha é pesado e oferece maior força muscular. Já durante o período Kapha da noite, nós estamos mais relaxados e fluímos a energia pesada para nos mover para o sono. É quando temos menos energia. Kapha é pesado, fazendo com que os níveis de cortisol caiam durante este período. Isso explica porque você começa a se sentir cansado nesse horário.
Algumas atividades para o horário Kapha
- Pratique exercícios físicos pela manhã (ou até no máximo às 19h) para permitir que seu corpo relaxe por completo e se prepare para dormir durante o ciclo noturno de Kapha;
- Faça um convite à sensação de peso e sonolência da noite, praticando uma automassagem com óleo aquecido (auto Abhyanga);
- Desligue os eletrônicos e leia um livro relaxante antes das 21h;
- Vá para a cama antes das 22h.
Relógio Ayurvédico: Pitta- Elemento Fogo+ Água
Responsável pela Digestão e Metabolismo
No período da manhã, entre às 10h e 14h, o nosso agni, fogo digestivo, é bem intenso. O corpo humano possui mais bile para auxiliar a decompor os alimentos neste período. Dessa forma, otimizamos nosso corpo se consumirmos a nossa maior refeição do dia entre essas 4 horas. No período da noite, das 22h as 2h é interessante estar pronto para dormir para que o agni (fogo digestivo) de reparação funcione sem ter outras distrações. Se estivermos dormindo nesse momento, permitiremos, dessa forma, um processo de desintoxicação natural e integral de todos os acontecimentos orgânicos e mentais do nosso dia, em uma esfera involuntária e celular.
Algumas atividades para o horário Pitta
- Faça sua maior refeição do dia inteiro durante o horário Pitta de preferencia ao meio dia;
- Jante mais leve e mais cedo até as 18h para permitir que o Agni noturno de Pitta faça o seu trabalho. Lembre-se da desintoxicação das células que acontece nesse período e não se sobrecarregue com a digestão de alimentos pesados;
- Programe suas tarefas mais desafiadoras mentalmente durante os horários de Pitta.
Previna doenças
Ao respeitar o nosso ciclo e tornar isso um hábito, a nossa saúde e longevidade melhoram. Esse tema é tão importante que já rendeu Prêmio Nobel à 3 cientistas que se dedicaram aos estudos do relógio biológico. Esse conhecimento existe há milhares de anos e foi transmitido ao mundo todo por meio das ciências da Yoga e do Ayurveda. Porém, nosso estilo de vida acelerado negligencia os ritmos dos nossos corpos que são naturais.
Embora em nossas agendas diárias sofram atrasos, a programação da Terra é constantemente e certa no no seu funcionamento. Ao criar uma rotina diária em conjunto com os ciclos circadianos naturais, podemos usar nossas mentes e corpos, coletivamente, para viver uma vida mais equilibrada e produtiva; fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Nossas vidas realmente podem ser menos estressantes e mais agradáveis quando nos movemos com a corrente, não contra ela.
Pense no seu dia do início ao fim. Como você pratica o autocuidado? O que você gostaria de melhorar em sua rotina diária?
Para aprender mais sobre o Ayurveda e como fazer uma transição tranquila para essa nova forma de viver acompanhe nossos post aqui e no Instagram!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.