O Inverno está chegando e, com ele, vem também aquela preguiça gostosa, a vontade de ficar embaixo das cobertas, de se recolher. Como gosto muito de dizer, nós fazemos parte da Natureza, então, nosso organismo também acompanha as estações do ano. E se o Outono trouxe uma energia transformadora, o Inverno vem com seu poder de renascimento. Sendo assim, eu preparei um guia especial sobre o Inverno ayurvédico para ajudar você a aproveitar o melhor dessa estação e se manter ainda mais conectada com sua Natureza.
Dentro do Ayurveda, entender como as estações mudam e como nosso organismo também é afetado por essas mudanças é um ponto fundamental. Estar alinhado com o ritmo natural das estações é uma forma muito eficiente de manter seu equilíbrio. E, para isso, devemos fazer escolhas de estilo de vida e dieta saudáveis e, assim, otimizar nosso sistema imunológico, digestão e energia. Para o Ayurveda, estar em sintonia com a Natureza desperta em você autoconhecimento genuíno do seu próprio organismo.
O Ayurveda e as estações do ano
Quando falei aqui sobre o Ciclo Circadiano, expliquei que existem duas rotinas: o Dinacharya (a rotina diária) e Ritucharya (rotina sazonal). E é justamente o Ritucharya que está ligado à passagem das estações e do tempo. Ritu significa estação enquanto que Charya significa regime. Dessa forma, seguir esses regimes, rituais e práticas ayurvédicas garantirá que seu corpo e mente se ajustem às diferentes estações do ano mantendo assim o equilíbrio dos doshas.
Baseado no movimento do Sol, o ano ayurvédico se divide em dois períodos (Ayanas). Por um lado, temos o Uttarayana ou solstício do norte e por outro, o Dakshinayana ou solstício do sul. E cada um desses Ayanas contém três estações. Dessa forma, Uttarayana contempla Shishira (inverno), Vasanta (primavera) e Grishma (verão) enquanto Dakshinayana traz em si Varsha (monções), Sharata (outono) e Hemanta (final do outono). Também é importante salientar que, cada uma das estações contém diferentes elementos e energias, e que seus desequilíbrios podem levar à doenças e desconfortos, favorecidos nesses períodos.
O Inverno ayurvédico
Durante o Inverno, o clima costuma ficar mais frio e úmido. É também nesse período que nos sentimos mais letárgicos. Observando a Natureza, pense nos grandes animais: geralmente eles hibernam ou passam grande parte do dia dormindo. Essas qualidades (frias, lentas, pesadas) definem o dosha Kapha. Sendo assim, o Inverno é regido por Kapha.
Por outro lado, o Inverno às vezes traz em si uma característica fria, mas seca, sinais do dosha Vata, que também influencia essa estação do ano. Dessa forma, é importante equilibrar tanto o Kapha quanto o Vata a fim de manter a estabilidade de corpo e mente. Caso contrário, você poderá se sentir mais letárgico, isolado ou até mesmo, deprimido.
Inverno e imunidade
Recentemente, eu falei aqui para vocês sobre como usar a força transformadora do Outono para preparar seu organismo para a chegada do Inverno. Muitas pessoas costumam associar esta estação a uma baixa de imunidade. Isso porque é durante o inverno que geralmente ocorrem mais casos de gripes, resfriados e outras doenças contagiosas. Mas a verdade é que o Inverno é a estação ideal para mantermos nossa imunidade em alta.
Já notou como durante o Inverno você sente mais fome? Isso acontece porque durante esse período nosso fogo digestivo (agni – leia mais sobre ele aqui) está bastante ativo. E um agni forte é sinônimo de uma digestão saudável, o que resulta em um sistema imunológico forte. Viram como tudo está conectado na Natureza? Inclusive, aqui você pode ler um texto especial que preparei só sobre a relação entre digestão e imunidade.
Pois bem, o que pode acabar levando a uma baixa de imunidade durante o inverno é a escolha errada de alimentos. Seja pela letargia ou pelo excesso de fome, muitas pessoas acabam optando pelas famosas junk food, ou seja, comidas pré-prontas, ultraprocessadas, pobres em prana. E é isso o que afeta – e muito! – a imunidade das pessoas.
Dessa forma, ingerir comidas mais naturais seguindo os princípios ayurvédicos nesse período, certamente ajudará sua imunidade e ajudará a nutrir o corpo e a mente. O estilo de vida também desempenha um papel importante em ajudá-lo a manter uma boa imunidade ao longo da temporada. Então a prática de exercícios, meditação e pranayamas devem constar em sua rotina mesmo durante o Inverno.
Alimentação no Inverno de acordo com os princípios ayurvédicos
Pois bem, para manter uma dieta saudável no inverno, é importante escolher alimentos que sejam estimuladores naturais da imunidade segundo o conhecimento ancestral ayurvédico . Independente da estação do ano, alimentos frescos, orgânicos, ricos em prana elevam naturalmente nossa imunidade.
Também é importante incluir os sabores doce, azedo e salgado mais do que os sabores adstringente, amargo e picante. Agora, falando especificamente sobre o que comer durante essa estação, você deve priorizar ao máximo a ingestão de alimentos e bebidas quentes. Sopas e chás não apenas mantêm o corpo aquecido, como também fortalecem seu fogo digestivo. Embora seja melhor evitar laticínios no inverno, um copo de leite quente com açafrão e noz-moscada pode induzir um bom sono. Mas você também pode utilizar leite de amêndoas, se preferir.
Se você tem dúvidas sobre o que comer no inverno, aqui está uma lista completa dos alimentos para o inverno:
Vegetais
Alcachofras, beterraba, couve de bruxelas, repolho, abobrinha italiana, cenouras, espinafre, pimenta chili e pimentões, milho, berinjela, gengibre, cebolas, purê de batata, abóboras, tomates, nabo.
Frutas
Maçãs cozidas, damascos, bananas, amoras, melancia, coco, tâmaras, figos, uvas, goiaba, limão, mangas, laranjas, mamão, pêssegos, abacaxi, peras, ameixas e morangos.
Grãos
Aveia, quinoa, arroz, centeio (com moderação), trigo, tapioca e fubá.
Laticínios
Ghee, coalhada, queijo tipo cottage, leite (não gelado), leite de castanha, leite de amêndoas.
Óleos
Abacate, coco, mostarda, oliva, gergelim, girassol.
Especiarias
Anis, assafétida, manjericão, pimenta do reino, cardamomo, pimenta caiena, camomila, cravo, canela, alho (com moderação), coentro, cominho, noz-moscada, orégano, alecrim, sementes de papoula, açafrão, tomilho, cúrcuma.
Leguminosas
Tofu, tempeh, missô, lentilha amarela, lentilhas marrons, ervilha seca, grão de bico.
Nozes e sementes
Castanha de caju, macadâmia, amendoim, nozes, pistache, semente de girassol, nozes.
Peixe e Carne
Carne, frango, caranguejo, pato, ovos, cordeiro, lagosta, carne de porco, camarão, peru.
Adoçantes
Mel, açúcar mascavo e melado de cana.
Bebidas
Chá preto, chás de ervas como camomila, gengibre, hortelã, alecrim, chai, café (com moderação), água (morna).
O importante é dar sempre preferência à comida caseira, cozida com óleos leves e temperadas com especiarias. Evite frituras, alimentos frios e bebidas geladas. Não pule nenhuma refeição, tome um café da manhã regular, almoce bem ( é no almoço que nosso agni está mais forte) e faça um jantar leve. Além disso, lembre-se de jantar pelo menos três horas antes de dormir.
O caminho para o equilíbrio é simples e eu posso ajudar você a encontrá-lo! Na próxima semana eu trarei a segunda parte deste guia, com dicas de exercícios e hábitos para você praticar durante o Inverno. Assim como a natureza renasce ainda mais bela na chegada da Primavera, você também pode usar essa estação para renascer mais forte.
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda
Com amor,
Thais.