Parece que foi ontem que eu estava aqui dando dicas de como vocês se prepararem para a chegada do Inverno, não foi mesmo? Mas o tempo passou e a estação das flores se aproxima. Então está chegando a hora de começar a sair dessa energia calma e até um pouco preguiçosa que essa estação traz e dar as boas-vindas à Primavera! E eu quero ajudar você a aproveitar ao máximo essa transição de estações para começar a nova estação com o melhor da energia que ela nos presenteia! Então preparem-se para o textão!
Como eu já falei anteriormente, para o Ayurveda o período entre o final de uma estação e o início de outra é quando mais devemos ficar atentos ao nosso organismo. Isso porque, assim como os animais e plantas, nós, seres humanos, também fazemos parte da natureza. Então nós somos diretamente influenciados por ela, inclusive, pela passagem das estações do ano. Adaptar nossas práticas à sazonalidade das estações é muito importante a fim de nos mantermos no caminho do equilíbrio, com o sistema digestivo balanceado, a imunidade em alta e a vitalidade também.
Pois bem, assim como nós somos influenciados pelos doshas, também os dias e as estações do ano o são. Com isso em mente fica simples de entender por que a Primavera é intimamente ligada ao Kapha. Em sânscrito, kapha significa justamente “aquilo que floresce com a água”. E qual estação mais relacionamos ao florescimento e à água? A Primavera! Então essa é uma estação que possui em si as qualidades de peso, de abundância e de umidade de Kapha. Mas, por outro lado, também guarda em si a letargia – principalmente devido ao Kapha acumulado durante o inverno. Portanto, falar na transição para a Primavera é falar em equilibrar Kapha.
É hora de sair e se iluminar!
O inverno pede recolhimento, pede aconchego, pede comidas pesadas e reconfortantes. E isso tudo é ótimo! Mas pode trazer uma grande preguiça e falta de energia para iniciar a Primavera. Então, durante essa transição é hora de abrir as janelas para o sol entrar! Imagine a sensação de “tirar” o casaco do inverno e aproveitar o calor e a energia que o sol nos dá. Pois é exatamente isso a rotina sazonal da qual eu tanto falo. Mudar de tempos em tempos! Nos renovar!
Ajustar nossos hábitos a estação que se aproxima ajuda a derreter o Kapha acumulado e, assim, auxiliar nosso organismo a eliminar seus excessos. Mas quando há um grande desequilíbrio, isso pode levar à baixa imunidade. E é aí que surgem as alergias, os problemas respiratórios, a congestão e as alterações de apetite.
Eu sei que durante a transição entre Inverno e Primavera os dias ainda podem ser frios ou oscilar com momentos mais quentes e úmidos. Isso vai depender da região em que você vive. Então, quem mora em regiões em que predomina o calor, além de equilibrar o Kapha também pode ser preciso ficar atento às manifestações de Pitta, que também pode ficar agravado.
O que comer na transição para a Primavera
Já perceberam como durante a Primavera nosso apetite acaba pedindo por mais frutas e vegetais? Isso demonstra a sabedoria que nosso organismo possui. Acontece que, após um período ingerindo alimentos mais consistentes para atravessar o inverno, nosso corpo naturalmente anseia por algo mais leve. Então, esse é um momento perfeito para fazer um jejum para desintoxicar. Aumente a ingestão de sucos à base de sumo da babosa ou de maçã para ajudar a limpar seu organismo.
Você também pode abusar dos chás e das frutas frescas – sempre respeitando seu dosha – principalmente no café da manhã. Estruture sua dieta com base nos vegetais e legumes frescos, mas não necessariamente crus. Priorize alimentos com sabor levemente mais amargo ou adstringente, essenciais para nosso organismo nesse momento.
Confira uma lista de alimentos ideais para consumir nesse período:
Frutas: Maçãs, Damascos, Passas e outras frutas secas, Limões, Pêssegos, Peras, Romãs, Morangos e Ameixas…
Legumes: Alcachofra, Pimentões, Beterraba, Brócolis, Repolho, Cenouras, Couve-flor, Acelga, Pimentas, Alho, Vagem, Couve, Alho-poró, Alface, Cebola, Ervilhas, Batata, Rabanetes, Espinafre, Brotos, Nabos…
Grãos: Amaranto, Cevada, Trigo sarraceno, Milho, Aveia, Quinoa, Arroz, Centeio, Tapioca…
Leguminosas: Feijão Azuki, Broto de feijão, Feijões pretos, Feijão de corda, Grão de Bico, Feijão vermelho, Lentilhas, Missô, Lentilha amarela, Feijão Branco…
Sementes: Pipoca, Sementes De Abóbora, Sementes de Girassol…
Proteínas animais: Ovos, Peixe de água doce, Aves (carnes brancas), Camarão…
Óleos: Óleo de milho, Óleo de linhaça, ghee, Óleo de mostarda, Óleo de girassol…
Alimentos a serem evitados na Primavera
Por mais que a estação peça os mais variados tipos de frutas e vegetais frescos, alguns devem ser evitados. Principalmente aqueles mais densos ou muito aquosos como abacate, pepino, azeitonas, batata doce, abóbora ou abobrinha. Frutas pesadas ou muito ácidas como laranja, banana, abacaxi, figo, também devem ter seu consumo reduzido.
Minimize ao máximo, também, o consumo de laticínios, principalmente pela manhã. Isso porque eles podem ser bem congestionantes nesta época do ano. Da mesma forma, a redução no consumo de carnes também vai lhe trazer mais leveza. Então que tal aproveitar a época para entrar na onda vegana? Procure por opções de proteína vegetal em lojas especializadas, você irá se surpreender com esse universo novo!
O estilo de vida primaveril
Vocês sabem que não apenas os hábitos alimentares devem ser sazonais, mas nosso estilo de vida também deve variar e se adaptar com as estações do ano. O ritucharya (leia mais aqui) é fundamental principalmente para que transicionemos de forma mais tranquila de uma estação para outra. Mas isso não quer dizer que você vai precisar mudar totalmente sua rotina! Algumas mudanças e medidas simples já trazem grandes benefícios:
Acorde cedo
Acordar junto com o sol é uma excelente forma de minimizar a influência do Kapha em nossa mente. Então esta é uma ótima forma de alinhar nosso ciclo circadiano, aliviar a sensação de letargia e aumentar a vitalidade em nosso dia a dia.
Pratique exercícios pela manhã
Durante este período, nossa energia muscular fica em alta principalmente pelas manhãs. Então esse é o melhor horário para a realização de exercícios, independentemente da intensidade. De uma caminhada leve a uma sessão de ioga mais vigorosa, aproveite a energia natural do período e faça aquilo que te faz sentir bem.
Escovação e massagens
Uma rotina ayurvédica é também uma rotina de autocuidado. Então reserve um tempo sempre que possível para realizar uma escovação corporal. Assim você remove as células mortas e literalmente se renova. Além disso, as massagens abyanga também são um ritual intenso de cuidado e renovação. Massageie-se com óleos essenciais, começando pelas extremidades e prosseguindo em direção ao tronco, esfregando a pele vigorosamente para estimular o calor, melhorar a circulação linfática, o equilíbrio de fluidos e uma pele saudável e flexível.
Entretanto, uma vez que a Primavera já guarda em si uma qualidade densa e úmida, é importante escolher os óleos com sabedoria! Óleos mais leves como amêndoa ou semente de uva e óleos essenciais como gengibre, pimenta do reino, limão, bergamota, toranja ou cravo podem ajudar a aumentar a circulação e os níveis de humor durante esse período.
Divirta-se!
Eu sei que venho falando sobre rotinas sazonais e sua importância desde o começo do texto, mas a Primavera traz algo curioso. Acontece que ela é um momento propício para justamente sair da rotina! Aproveite a energia do período para experimentar algo novo, sair do status quo. Aventure-se um pouco! O que você tem feito de diferente/ inspirador ultimamente?
Além da beleza das flores, a Primavera também é o momento de trazer à tona a beleza que existe em você. É hora de ressurgir após o longo e frio inverno. Então, não deixe passar esse momento, dedique-se um pouco mais a você e sinta os benefícios que a energia da natureza nos dá! Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto defendo a ideia de que fazer a transição para o Ayurveda é mais simples do que muitos imaginam.
Porém, se você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver sua rotina ayurvédica ou sobre alimentação ayurvédica, me deixe ajudar nesta caminhada! Acompanhe minha página e meu perfil no Instagram. Meu ebook GDA- Guia Definitivo de Alimentação Ayurvédica já está disponível no site e no Instagram. Ele é o primeiro passo para uma transição tranquila e sem muita complicação de como se alimentar e biohackear nosso corpo para mais saúde e longevidade!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais.