Nos caminhos do Ayurveda, aprendemos muito sobre diferentes hábitos, sobre diferentes rituais e, claro, sobre diferentes alimentos. Isso porque ele vai muito além da alimentação: o que somos, o que comemos, o que sentimos, como vivemos, tudo está relacionado. Mas, infelizmente, diante da correria do nosso cotidiano, muitas vezes o estresse nos toma e rapidamente sentimos seus efeitos no nosso organismo, como falta de vitalidade, problemas de sono e afins. Então diante disso, eu queria falar para vocês sobre uma erva que é muito importante dentro do Ayurveda e que se relaciona justamente com os mais variados aspectos do nosso organismo. Você já conhece o ginseng indiano?
Também conhecido por seu nome de origem, Ashwagandha, o ginseng indiano está presente há milhares de anos na rotina ayurvédica. Suas frutas avermelhadas também lhe conferem o nome de “cereja de inverno”. Mas, independente de sua nomenclatura, uma coisa é certa: essa planta traz inúmeros benefícios ao nosso organismo.
Primariamente, o ginseng indiano tem a capacidade de atuar nos mais profundos tecidos e sistemas do nosso corpo. Só que, devido ao seu poder adaptativo, ela auxilia a alcançar um estado de equilíbrio, aumentando nossa resistência tanto ao estresse físico quanto ao psicológico. A ashwaganda ainda consegue atuar diretamente em nosso sistema imunológico, no sistema reprodutivo e também favorece uma tireoide saudável. Inclusive, sua qualidade energética se reflete com um aumento em nossa força e vitalidade, inclusive com atividade física. Ela também nos dá suporte para que possamos manter nossa saúde muscular e nossas articulações igualmente saudáveis.
O ginseng indiano no combate ao hiper estresse
Um dos aspectos mais conhecidos do ginseng indiano é sua capacidade de ajudar nosso organismo a enfrentar o estresse. Ele nos dá energia ao mesmo tempo que nos ajuda a manter a calma. Mas também é essa dupla capacidade que faz dele um elemento tão importante para o Ayurveda. Afinal, se conseguimos evitar que o excesso de estresse afete nosso corpo e mente, conseguimos manter a energia vital de nosso corpo ao longo do dia. E, à noite, conseguimos ter um sono reparador.
Sendo assim, o ginseng indiano, ao apoiar a saúde do nosso sistema nervoso, exerce uma influência rejuvenescedora e calmante em nossa mente e, consequentemente, em todo o nosso ser. Só que apesar de ser consumida há milênios, apenas nos últimos anos a ciência ocidental moderna voltou seus olhos para esse alimento tão rico. Porém, já conseguiu atestar os reais benefícios dessa planta. Vários estudos científicos comprovam que o ginseng indiano aumentou a energia em atletas bem como também contribuiu para a queda dos níveis de estresse e ansiedade em diferentes indivíduos. Há estudos, inclusive, que analisam os efeitos da Ashwagandha no nosso sistema imunológico, incluindo possível aumento de imunidade durante tratamentos como radioterapia e quimioterapia.
O ginseng indiano e os doshas
Assim como outros alimentos, o ginseng indiano pode trazer benefícios aos três doshas, a depender da quantidade que é consumido. Ele é especialmente indicado para acalmar o Vata e o Kapha, mas também pode beneficiar o Pitta. Mas, por sua natureza quente e densa, se consumido em excesso, pode agravar o Pitta.
Geralmente, consumimos o ginseng indiano misturado com ghee e mel. Isso porque eles agem como anupana (um meio para transportar ervas mais profundamente para os tecidos) para nutrição e rejuvenescimento geral. Porém é preciso estar muito atento para jamais misturar estes dois ingredientes – ghee e mel – em partes iguais (como 1 grama de cada). Isso é considerado tóxico.
A quantidade ideal de ginseng indiano recomendada por dia varia entre ¼ e ½ colher de chá. Se consumida além disso, ela pode acabar promovendo o acúmulo de ama (toxinas) em nosso organismo. Eu sempre adiciono ½ colher de chá ao meu suco pré-treino. É uma forma natural de aumentar a energia, beneficiar-se de suas qualidades e ter um sono reparador!
Prepare um remédio ayurvédico à base de Ashwagandha
Para além de todos os benefícios, o ginseng indiano ainda tem um gosto muito bom! Então é fácil incorporar essa erva nas mais diferentes receitas! Só que hoje eu quero trazer uma receita de um remédio ayurvédico pensado para as mulheres, principalmente aquelas que querem engravidar. Além de reduzir o estresse mental, ele ainda ajuda a fortalecer o útero e os ovários para uma gravidez, fortalece o sistema imunológico e combate qualquer tipo de inflamação que possa interferir no processo de concepção.
Eu tive muita dificuldade em engravidar, e durante meu tratamento o ashwagandha foi uma erva constante. Como tive sucesso e hoje tenho um filhotinho lindo, gostaria que muito mais mulheres possam realizar o sonho da maternidade. Claro que cada mulher é única, com um organismo diverso, e um terapeuta ayurvédico pode direcionar melhor para um tratamento completo. Minha intenção aqui é mostrar que é possível!
Remédio ayurvédico
(Fonte: Easy Ayurveda)
Ingredientes:
25g de ginseng indiano em pó
400 ml de água
100 ml de leite
½ colher de chá de Ghee
Preparo:
Misture o ginseng indiano em pó e a água e leve ao fogo. Deixe ferver até que reduza de 400ml para 100ml. Então adicione o leite (que deve ter sido previamente fervido) e deixe ferver mais, até que reduza para 100ml novamente. Coe a mistura e guarde em um vidro limpo com tampa. Esse remédio deve ser tomado pela manhã, antes da refeição. Uma dose de 30ml deve ser misturada a ½ colher de chá de ghee. Se você está planejando engravidar, tome todas as manhãs durante 3 meses. Mas não faça em grandes quantidades: o ideal é não levar muito tempo para consumir todo o preparado. E uma vez feito o remédio, ele jamais deve ser fervido novamente.
Essa receita é simples e não causa nenhum efeito colateral. Ela ainda não possui contraindicações. Apenas pessoas que possuam elevados níveis de colesterol devem ficar atentas e diminuir ainda mais a quantidade de ghee utilizada na hora de tomar o preparado.
Quem me acompanha aqui no blog sabe que fazer a transição para o Ayurveda é mais simples do que muitos imaginam. Porém, se você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver sua rotina ayurvédica, sobre alimentação ayurvédica ou mesmo sobre outros ingredientes, não deixe de acompanhar minha página e meu perfil no Instagram. Participe também das próximas turmas do meu curso Guia Definitivo de Alimentação Ayurvédica e descubra que a transição para o Ayurveda pode ser muito mais simples do que você imagina!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais.