No artigo de hoje vamos continuar falando sobre os doshas da Ayurveda – energias únicas que habitam em cada ser vivo, em nosso alimento e em cada estação do ano. Manter essas energias em equilíbrio é fundamental para o nosso bem-estar e plenitude. Caso você não tenha acompanhado, o primeiro deles, o Vata, já abordamos aqui no blog.
Na sequência, então, partimos para falar sobre o Pitta, o segundo grande dosha.
Pitta Dosha
Representado pelos elementos fogo e água, este dosha traz a energia de transformação, como experiências e emoções, digestão dos alimentos e temperatura corporal.
Em termos de Ayurveda, Pitta é:
- Leve;
- Penetrante;
- Pouco Oleoso;
- Líquido;
- Expansivo.
Isso significa que um Pitta provavelmente será inteligente, perspicaz e terá um alto nível de concentração. As mentes Pitta tendem a ser afiadas, estudiosas, focadas e dirigidas. Se você é um Pitta, provavelmente será motivado e competitivo, além de confiável e sábio. Possuem um desejo de sempre serem produtivos, o que, às vezes, pode levá-los a colocar as necessidades de seu próprio corpo em segundo lugar.
Pitta adora aprender e costuma ser muito ambiciosos, com uma capacidade inata de resolver problemas e organizar tarefas e pessoas para o benefício de todos. Os Pittas também costumam ter gostos bastantes refinados, tanto na comida quanto em outras áreas. Frequentemente, eles ganham muito e adoram gastar o dinheiro com luxos. Eles podem ser excelentes chefes e gerentes, pois parecem estar equipados com qualidades naturais de liderança.
Sinais de Pitta desequilibrado
- Calor sobe no corpo e na mente;
- Azia;
- Úlceras;
- Hipertensão;
- Condições inflamatórias;
- Irritabilidade;
- Raiva.
Pitta Equilibrado
Vá com calma
Para você se reconectar novamente com o seu Pitta sem sofrer sinais de desequilíbrio, recomendamos mais leveza para os seus dias. Você consegue isso parando de fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Reconheça os seus limites de concentração e cansaço e respeite-os. Esses são sinais de que seu corpo implora por descanso. Ser produtivo não significa ser sobre-humano. Devagar e com consistência se vai longe, mas você precisa respeitar as suas pausas.
Não seja tão competitivo
Você não precisa entrar em uma competição imaginária todas as vezes. Pegue leve com você e não se meça pela régua dos outros. Você é única e o seu Pitta precisa que você reconheça e entenda isso. Seja mais e melhor do que ontem, seja mais e melhor para o mundo. Sua energia agradecerá.
Medite
As mentes inquietas dos Pittas precisam de uma pausa para relaxar e organizar a tempestade de pensamentos. A meditação guiada através de uma respiração pausada e calma ajudará nessa missão.
Ame-se e cuide-se bem
O amor-próprio é a chave para uma vida mais tranquila. Conheça seus limites, suas necessidades e desejos e alinhe-se a isso e nada mais. Tenha momentos só com você, faça uma caminhada em um ambiente natural refrescante e relaxante. Que tal um banho frio? Nesse caso, é totalmente terapêutico.
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda!
Com carinho,
Thais.