Quando pensamos em fogo, pensamos em potência, que é capaz de esquentar, alimentar e energizar. E é esse o conceito do Agni, o nosso fogo digestivo responsável por todo metabolismo do corpo.
Funcionando adequadamente, esse fogo faz com que toda a comida que vai para o estômago, seja digerida adequadamente, e nutra todo o organismo. Isto significa que, enquanto um agni em harmonia é o caminho certo para a longevidade, força, saúde e vitalidade, um agni enfraquecido gera desequilíbrio, desgaste e doenças.
Bom, até aí tudo bem. Mas como melhorar o fogo digestivo e fugir da chamada Ama (toxinas do corpo)?
Lembra que cada corpo é um corpo e tem um funcionamento particular? Pois é. E se cada dosha tem a sua particularidade, o agni também varia conforme o perfil ayurvédico. Vatas e Kaphas costumam ter uma digestão mais irregular. Enquanto o tipo Pitta pode produzir o Agni em excesso, ocasionando problemas como azia e inflamações.
Pra melhorar seu agni, o mais certeiro é uma avaliação ayurvédica que irá considerar seus doshas predominantes. Mas calma! Existem algumas dicas que podem ajudar todo mundo a proteger o seu Agni do acúmulo de toxinas no corpo. Vamos conferir?
Evitar tomar líquido gelado durante as refeições
A Ayurveda recomenda: sua digestão deve ser quente! Quando bebemos algo gelado, o calor do fogo digestivo é extinto, o que “esfria” o nosso organismo, e causa a má digestão.
Tomar um pouco de chá ou xícara de água quente antes da refeição
Se a bebida gelada “apaga” o nosso fogo digestivo, a bebida quente ajuda a acender a chama e capacidade digestiva. E pra isso, uma xícara de chá ou mesmo água morna são uma boa pedida!
Comer sentado
Comer sentado parece algo lógico não é? Mas com a correria do dia a dia, muita gente se alimenta do jeito que dá. Quando a gente se senta, ocorre uma maior circulação local no sistema digestivo, o que favorece a eficiência do processo. No Yoga até se recomenda comer com as pernas fechadas, pois com isso, travamos o fluxo da energia, e concentramos no centro, onde a digestão acontece.
Gengibre fresco e gotas de limão para equilibrar a digestão
Outra opção para consumir antes das refeições e fortalecer o agni é ingerir chá de gengibre fresco com 5 gotinhas de limão e sal marinho.
Pimenta do reino para auxiliar na digestão
Além de dar um gosto especial para a comida, alguns temperos, como a pimenta do reino, são vistos como aliados na digestão. Esse condimento facilita o trabalho do Agni, ajudando na produção de secreção de saliva e enzimas digestivas no estômago.
Erva-doce pode ser usada para prevenir problemas intestinais
Outra dica é consumir chá de erva-doce após as refeições, prevenindo assim, gases intestinais, desconfortos e fadiga.
Com tudo isso, nós aprendemos que o fogo digestivo é o guardião da nossa saúde, e expressa tudo o que mora dentro e fora de você. E para que ela funcione bem, basta que a gente aplique pequenas mudanças na nossa rotina.
Prontos para pôr em prática mais dicas da Ayurveda?! Então acompanhe também o nosso instagram