Nesses dias em que o vento vai ficando mais frio, os dias vão ficando mais curtos e a gente sente que há uma diferença geral no clima, é porque estamos entrando na segunda parte do Outono, chamada de Sharad Rtu. É quando precisamos observar as influencias de Vata, como dores nas articulações, um pouco de ansiedade ou insônia, ou até mesmo estados de constipação intestinal. Sim, nosso corpo e nossa mente estão acompanhando as estações do ano!
Esses aspectos de desequilíbrio que citei acima são naturais por influência da energia do Outono. E agora que já sabemos disso não precisamos achar que é algo mais sério, e sim um desequilíbrio causado temporariamente por essa influência. E, com mudanças simples da rotina alimentar e alguns hábitos, é possível reverter esses quadros rapidamente.
Mas existe também o lado positivo dessa energia, que é perfeito para quem quer iniciar um projeto ou deseja uma grande mudança em sua vida. Assim como o Outono é uma transição para o Inverno, que tal aproveitar a energia deste momento e iniciar uma transição para uma vida mais equilibrada, mais conectada com sua essência? Eu quero apresentar a vocês algumas dicas de especiarias que são perfeitas para testar e provar justamente neste período do ano, em que a própria natureza se prepara para renovar e renascer. Aproveite esse momento e renove-se e renasça!
Eu já contei para vocês sobre a importância de especiarias para a alimentação ayurvédica. Mais do que trazer cor, sabor e perfume à nossa comida, as ervas e temperos também trabalham a favor da nossa digestão. Isso porque elas contribuem diretamente na ativação do nosso fogo digestivo (agni). E um agni forte está diretamente relacionado a uma boa digestão, a um organismo equilibrado, a um sistema imunológico ativo, ou seja, a uma boa saúde em geral.
E nesse período de Outono, início de Inverno, as especiarias dão mais força ao nosso corpo para que ele se mantenha equilibrado. Isso porque essa época do ano traz em si características similares ao dosha Vata (frio) combinados com características do dosha Pitta (quente). Então, a fim de evitar que ocorra desequilíbrio ou agravamento desses doshas, ingerir alimentos que entrem em harmonia com eles é uma excelente forma de combater os efeitos dessas estações.
Essa sinergia entre os alimentos que eu tanto admiro nos ensinamentos ayurvédicos. Afinal, estamos sempre mudando, assim como as estações do ano sempre mudam. E, se a nossa alimentação acompanhar essas mudanças, nunca sentiremos monotonia, pelo menos em relação a comida! Se você ainda tem dúvidas ou gostaria de aprender de forma definitiva como se alimentar de acordo com os princípios do Ayurveda conheça meu curso. Lá eu ensino como reconhecer todos esses aspectos em uma abordagem diferente, mais alinhada com a nossa realidade atual e de forma simples.
Então, que tal aproveitar este momento e começar a inserir na sua rotina algum sabor a mais? Eu trouxe para vocês algumas dicas de especiarias que tendem a se alinhar com todos os três tipos de doshas. Mas tenha sempre em mente que a moderação é importante. Isso porque o excesso de calor gerado pelo uso de condimentos de virya, potência quente, podem agravar o Pitta. Então, convido você a ousar um pouquinho mais no preparo das suas receitas neste período, mas sempre com equilíbrio!
Pimenta do Reino
Conhecida também como pimenta preta ou pimenta bolinha, essa é uma das mais antigas e conhecidas especiarias. Ela aquece sem ser muito picante, além de possuir propriedades estimulantes. Isso porque ela ajuda o sistema circulatório, ativa a digestão, e fortalece também o sistema respiratório. Outro ponto importante da pimenta do reino é o seu poder detox de ajudar o nosso organismo a se livrar de toxinas (ama).
Dicas de uso:
Quanto mais fresco o alimento, mais rico ele é em prana. Então, busque comprar sempre a pimenta do reino inteira e deixe para moer somente na hora de utilizar. Você pode acrescentá-la a sopas, vegetais salteados no ghee, em molhos e até mesmo no arroz.
Cardamomo
O cardamomo tem se popularizado bastante nos últimos anos. Da mesma família do gengibre, este condimento acrescenta um sabor levemente doce e picante à comida. Sua principal característica é o de ajudar na digestão, acalmando o estômago e evitando inchaços e indigestão. Entretanto, sabiam que ele também é ótimo para acalmar soluços?
Dicas de uso:
Acrescente cardamomo recém triturado em suas receitas doces e veja que elas vão ganhar uma outra dimensão de sabor, além de diminuir o muco que naturalmente os doces produzem em nosso organismo. Do mingau de aveia aos bolos, passando pela batata doce ou mesmo simplesmente salpicando um pouco em cima de frutas frescas, o Cardamomo transforma completamente o sabor dos alimentos. Você também pode consumi-lo com um pouco de leite morno, sendo de amêndoas o mais indicado. Um chá feito com cardamomo, cravo, canela e gengibre, além de delicioso nesta época do ano, também fará maravilhas pela sua digestão e consequentemente sua imunidade. Leia mais aqui!
Canela
Das dicas de especiarias que estou trazendo hoje para vocês, a canela talvez seja, sem dúvidas, a mais popular de todas. Extremamente aromática, ela confere um sabor adocicado, picante e, ao mesmo tempo, levemente amargo à comida. A canela já é conhecida por melhorar a digestão, mas ela também tem poder de atuar no sistema circulatório, urinário nervoso, e até mesmo reprodutivo. Ela ainda aquece o organismo, auxiliando a eliminar toxinas (amas).
Dicas de uso
Assim como o cardamomo, a canela também combina muito bem com pratos adocicadas. Polvilhe um pouco por cima da aveia ou sua fruta cozida e sinta a energia deste alimento nas suas manhãs. Mas ela também pode ser utilizada em pratos salgados, que ganharão perfume e sabor surpreendentes. Misturar um quarto de colher de chá de canela em pó e um quarto de colher de chá de gengibre em pó a uma colher de sopa de mel vai ajudar a acalmar o sistema respiratório e limpar o excesso de muco.
Cravo
Essa especiaria de sabor amargo, mas extremamente perfumada, favorece uma digestão saudável e fortalece o nosso sistema imunológico. Isso porque ele ajuda a aliviar os gases. Mas uma qualidade que poucas pessoas sabem é que o cravo recém moído pode ser aplicado como forma de diminuir a dor em gengivas inflamadas.
Dicas de uso
Que tal perfumar seu arroz com cravos refogado junto com os temperos usuais? Você também pode acrescentar cravo a receitas de cozidos, curry, sopas ou vegetais salteados. Receitas que peçam especiarias como canela, cominho ou noz moscada também combinam muito bem com cravo. E um chá feito com cravo, cardamomo, canela e gengibre resulta em uma revigorante bebida para um final de tarde ou após o jantar nessa época do ano.
Cominho
Além de trazer mais sabor e calor para o nosso organismo nesta época do ano, o cominho é uma especiaria que principalmente as mulheres deveriam adotar. Isso porque ele auxilia o organismo no período menstrual e, para aquelas que são mães, ele estimula a produção do leite materno. Mas, de forma geral, o cominho auxilia na digestão e na absorção de nutrientes, contribuindo para a eliminação de ama- toxinas.
Dicas de uso
Use as sementes de cominho recém-moídos para fazer cozidos, sopas ou curry, mas essa especiaria combina com vários pratos tanto doces quanto salgados, e traz um aroma diferente até mesmo a um simples arroz. Para liberar todo o seu sabor, doure o cominho por alguns SEGUNDOS com ghee.
Gengibre
Em sânscrito o gengibre conhecido como Ardraka. Essa raiz confere um sabor adocicado e picante à comida. Sabiam que dentro do Ayurveda ela também é conhecida como medicamento universal? Isso porque ela traz vários benefícios ao organismo, principalmente melhorando a digestão e ajudando a eliminar ama. O gengibre fresco acalma o excesso de Vata típico do outono, já o gengibre em pó é energeticamente mais quente, sendo uma excelente opção para balancear o Kapha.
Dicas de uso
Podemos acrescentar gengibre em praticamente todas as preparações doces ou salgadas. Ele combina com sopas, vegetais, cozidos e basicamente tudo que a imaginação ousar – desde que sejam alimentos que se harmonizem entre si e em pequena quantidade para não pesar no gosto e ficar extremamente picante.
Cúrcuma
Assim como o gengibre, a cúrcuma ou açafrão-da-terra também é uma especiaria bastante popular dentro da culinária ayurvédica. Ela é uma poderosa forma de acender nosso fogo digestivo e, consequentemente, fortalecer nosso sistema imunológico, trazendo sensação de bem-estar e vitalidade. Ela ainda ajuda a manter a saúde do fígado e do coração. Para as mulheres, a cúrcuma atua promovendo uma menstruação saudável, na saúde da mama e na produção de leite materno.
Dicas de uso:
Experimente adicionar cúrcuma em pó para dar uma cor linda ao arroz! O perfume dessas especiarias também é maravilhoso! Ela combina também com feijões, vegetais cozidos, sopas, caldos, batatas, enfim, deixe a imaginação voar! Experimente misturar leite de amêndoas com cúrcuma em pó para fazer o popular golden milk ou leite dourado. Essa mistura simples fará maravilhas pelo seu organismo como um todo!
Noz Moscada
Essa especiaria é muito usada em receitas doces, mas na verdade ela é bastante versátil. Além de trazer um aroma e sabor incríveis à comida, ela ainda promove uma mente calma, estimula a concentração e também ajuda a entrarmos em sono profundo. Isso tudo além de despertar o apetite, ajudar a eliminar ama e promover uma digestão saudável.
Dicas de uso:
Já conhecemos o uso da noz moscada em doces, mas sabiam que ela também traz um aroma especial em preparações salgadas? Lembra do molho branco? Pois bem, experimente perfumar seu arroz com essa especiaria e depois me diga o que achou. E se você tem problemas para dormir ou relaxar à noite, minha dica é misturar um pouco de noz moscada ralada na hora (sempre que possível) com um pouco de leite morno. O de amêndoas é um dos meus preferidos! Essa mistura estimula o relaxamento, a tranquilidade da mente e o sono.
Será que, com essas dicas de especiarias, você vai se sentir estimulada a experimentar e colocar esses sabores no seu dia a dia? E se você já usava esses condimentos na sua rotina, agora você sabe que além de encher nossa casa com seus aromas deliciosos, eles ainda promovem muitos benefícios à nossa saúde!
Viram como utilizar os ensinamentos do Ayurveda em nosso cotidiano não é complicado? No meu curso Manual Definitivo de Alimentação Ayurvédica eu ensino como fazer essa transição para uma rotina ayurvédica, mostrando que você não precisa viver de comida indiana ou deixar de comer o que gosta! O Ayurveda é adaptação, pequenas mudanças em nossa rotina que nos trarão grandes benefícios. Fazer a transição para o Ayurveda é simples e eu quero muito ajudar você encontrar o seu equilíbrio.
Que a nossa cura seja sempre a cura do mundo.
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais.