Ao longo deste mês tenho mostrado para vocês a profunda conexão entre nosso organismo e as estações do ano. Em especial o Outono, por ser a estação pela qual estamos passando. Mas também por ser este um momento de transição, no qual a natureza está se preparando para renascer após um longo e frio inverno. Assim, também nós podemos aproveitar essa energia para nos renovarmos e renascermos. Então, quero propor a vocês um detox de Outono a fim de preparar seu corpo e sua mente para enfrentar o inverno e estar pronto para quando o verão chegar!
Os sete últimos dias de uma estação e os sete primeiros da estação seguinte recebem uma atenção especial dentro do Ayurveda. Isso porque, segundo os ensinamentos, este período é chamado de Ritu Sandhi. Ele se refere, justamente, a quando uma estação está se despedindo enquanto a outra chega. Este é um período delicado, principalmente para a nossa digestão. Isso porque, assim como as estações estão flutuando, os doshas também estão variando. E isso acaba afetando a nossa capacidade de digerir os alimentos impactando diretamente na nossa imunidade.
Então, independente de qual estação está se despedindo e qual está chegando, algumas recomendações devem ser sempre seguidas. Por exemplo: adotar uma alimentação mais leve neste período. Também devemos evitar ao máximo o consumo de carnes, alimentos ultraprocessados, ou seja, alimentos pobres em prana.
Em relação mais especificamente à transição entre Outono e Inverno, você pode investir em ingerir mais sopas e mais líquidos quentes em geral. Isso porque, além de nos aquecer nesse período mais frio, chás e sopas ainda fazem maravilhas pela nossa digestão e imunidade. Aqui eu falo sobre como elas estão mais interligadas do que você imagina! Então, para um detox de Outono, aposte em vegetais cozidos, sopas e arroz – sempre um bom aliado tridosha!
Outro aspecto importante a ter em mente para um detox de Outono efetivo é que, neste período, precisamos de um esforcinho extra para manter os doshas Vata e Pitta em equilíbrio. Isso porque são eles que regem essa transição entre Outono e Inverno, trazendo em si as energias fria (Vata) e quente (Pitta). Por um lado a energia quente de Pitta vai enfraquecendo enquanto vai cedendo lugar a energia fria de Kapha, que irá reger o inverno. Então, eu trouxe para vocês alguns alimentos que são a cara dessa época do ano e que vão encher de cor, sabor e equilíbrio o seu detox de Outono:
Para acrescentar em sopas:
- Beterraba;
- Repolho;
- Aipo ou Salsão;
- Espinafre;
- Abóbora;
- Brocólis.
Para comer cozidos no vapor ou assados no forno adicionado crocância às suas receitas:
- Couve;
- Folhas de mostarda;
- Espinafre;
- Quiabo;
- Acelga.
Para servir como acompanhamentos, cozidos no vapor e depois, salteados com ghee e especiarias:
- Couve-flor;
- Abóbora;
- Brócolis.
Temperos e especiarias:
- Salsa;
- Coentro em grão;
- Cominho moído;
- Gengibre em pó;
- Kümmel ( eu amo! Já provaram?)
- Alho porró fresco refogado junto as especiarias (Cru ele aumenta pitta).
Frutas para os lanchinhos:
- Maçã cozida com uvas-passas, cúrcuma e canela;
- Fatias de peras maduras;
- Peras cozidas com cravo e erva doce
- Banana assada com canela
Detox de Outono além da alimentação
Seguir uma alimentação ayurvédica é um importante passo para equilibrar o organismo. Mas para manter a imunidade, o bem estar e a vitalidade também é preciso ir além. Afinal, há uma série de práticas que o Ayurveda ensina e que devemos pôr em prática durante o detox de Outono. Uma delas é a meditação e pranayamas, que já devem fazer parte de qualquer rotina ayurvédica. Mas, durante esse período de transição, elas ganham ainda mais importância. Isso porque elas são essenciais para manter o equilíbrio e controle da mente.
Minha última dica para realizar um detox de Outono efetivo é seguir o Dinacharya – a rotina matinal diária ensinada pelo Ayurveda (leia mais aqui). Este é um ritual que fortalece nosso organismo, ajuda a eliminar toxinas (ama) do nosso organismo e traz mais vitalidade. Ou seja, atua diretamente não apenas na desintoxicação do nosso corpo, mas também na manutenção da nossa imunidade.
Buscar o equilíbrio durante esse período de transição é um autocuidado simples de seguir e que pode trazer grandes benefícios. Mas se ainda restaram dúvidas ou se você gostaria de aprender de forma definitiva como se alimentar de acordo com os princípios do Ayurveda ao longo do ano, conheça meu curso. Nele, eu ensino como seguir os diferentes ensinamentos, com uma abordagem diferente, alinhada com a nossa realidade atual e de forma simples.
Que a nossa cura seja sempre a cura do mundo!
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais.