Talvez você entenda que a desintoxicação possa ser apenas uma experiência de limpeza no corpo físico. Uma forma de remover todas as impurezas absorvidas pela pele, ingeridas pela má alimentação, inaladas, como forma de poluição, em alguns casos, acumuladas ao longo de uma vida de maus hábitos. Esses aspectos, porém, também podem englobar nossa mente.
As desintoxicações emocionais são uma prática consciente e sistemática para pacificar emoções não digeridas que acabam se tornando doenças como depressão, pânico, ansiedade, libertando-nos das armadilhas mentais. Elas devolvem o nosso estado natural de harmonia.
Vou entrar em detalhes agora e direi como você pode fazer uma desintoxicação emocional e melhorar a sua qualidade de vida!
Ayurveda e as Emoções
Segundo Ayurveda, a falta de capacidade de processar e digerir prontamente as emoções é a principal causa de desequilíbrios emocionais e físicos. Algumas pessoas são capazes de analisar suas emoções rapidamente, o que significa que elas são capazes de libertá-las e continuar com suas vidas sem carregar pesos em seu futuro. Para outros, o trabalho mais profundo com pensamentos é mais lento, de modo que impressões e experiências negativas permanecem com eles por muito tempo. Isso afeta seus pensamentos, emoções e percepções atuais da vida, resultando em mau humor, falta de autoestima e enfermidades.
Podemos pensar que o objetivo de uma desintoxicação emocional é livrar-nos de tudo – mágoa, dor, culpa, tristeza e estresse – porque, quando deixadas sem solução, essas emoções podem nos deixar doentes, mas não é o caso. Precisamos processar nossas emoções adequadamente. Nosso corpo está ligado à nossa mente e ao nosso espírito, e se cuidarmos e nutrirmos bem esses aspectos, o objetivo será nos aproximar de nossa essência, de nossa centelha divina, nos aproximaremos da Verdade Absoluta e assim nos aproximarmos do Amor Divino. Uma vez que nossos corpos estão conectados aos nossos espíritos e mentes, somos capazes de digerir todas essas toxinas naturalmente desde que trabalharmos a auto-observação, o auto respeito e a gratidão.
Esteja você passando por uma experiência traumática, procurando se livrar do passado ou apenas queira criar experiências mais positivas em sua vida, as desintoxicações emocionais lhe ajudarão.
Desintoxicar emocionalmente é experimentar a vida de uma nova maneira.
Sinais que você precisa de uma desintoxicação emocional
Se você tenta resolver os problemas de todo mundo, sente-se culpado por dizer não ou se envolve pouco com as pessoas ao seu redor, então, uma desintoxicação será muito útil para você. Se você dispõe de mais tempo para os outros do que para você mesmo ou passou por algum trauma, uma desintoxicação também ajudará. E se você pensa demais, se debruça sobre os problemas da vida ou está achando difícil demais estar no momento presente, uma desintoxicação emocional é algo a considerar.
Aqui estão alguns dos sinais que você deve observar:
- Facilmente distraído;
- Preocupa-se excessivamente com o futuro;
- Perde ou ganha peso com facilidade;
- Compulsão alimentar ou come muito pouco;
- Insegurança ou descontrole financeiro;
- Problemas de relacionamento;
- Mentindo para si mesmo ou para os outros;
- Evitando certas pessoas ou lugares;
- Passando muito tempo sozinho;
- Sentindo-se sobrecarregado;
- Considerando ou tendo um caso;
- Beber ou usar drogas para escapar das pressões na vida;
- Focando (ou preso) no passado mais do que no presente;
- Problemas em falar por si mesmo;
- Duvidar de suas escolhas;
- Sentindo-se preso ou desequilibrado;
- Facilmente influenciado pelas opiniões dos outros;
- Comparando-se com os outros ou não se sentindo “bom o suficiente”;
- Sentindo que você trabalha duro, mas nada muda.
Há também alguns sintomas físicos, tais como:
- Problemas para dormir;
- Tensão crônica;
- Dor de cabeça;
- Alergias;
- Doenças ou dores;
- Depressão e/ou ansiedade.
Método Ayurveda
Do ponto de vista ayurvédico, a saúde emocionalmente deficitária é causada pela falta de coordenação entre sentidos, emoções e pensamentos individuais. O coração e a mente estão intimamente ligados. Quando essa conexão é fraca, surgem problemas. Curiosamente, no Ayurveda, o coração é considerado a sede da consciência. O principal texto ayurvédico antigo Charaka Samhita é: “Hridaye chetana sthanam“. Em tradução livre, isso significa: “O lugar da consciência está no coração“.
Livrar-se de sentimentos como julgamento, críticas, intolerância é um bom começo para iniciar esse processo. Treinar a empatia (exercício de compreensão em que nos colocamos no lugar do outro) traz alívio ao coração. Sempre estaremos expostos a grandes lições e precisamos ter calma para reconhecer esses momentos e Agir, ao contrário de Reagir ou Re-Clamar, isto é clamar(pedir) novamente às mesmas situações que nos trazem dor, que na verdade deveriam ser vistas como oportunidades de superação.
Todos nós no dinamismo diário teremos momentos em que nos sentiremos rejeitados, desvalorizados e frustrados, entretanto, se você não aceitar totalmente (sem reatividade), você irá apenas re-clamar essas experiências de volta para você. A escolha é sua: repousar em sua dor ou fazer algo bom sair dela.
O papel do Agni
O fogo digestivo, em sânscrito: Agni, é responsável pela metabolização de tudo. “É ele que metaboliza os sons decibéis acima que podemos suportar, o ar poluído que respiramos nas grandes cidades, o alimento com agrotóxico que ingerimos e também as emoções negativas”. Nossos órgãos receptores das experiências são os cinco sentidos. E aquilo que captamos por meio deles nos causa emoções, que podem ser positivas ou negativas. O Agni também é responsável pela formação dos tecidos do corpo (em sânscrito: Dhatus). Quando nosso Agni é forte, criamos células saudáveis. Do contrário, criamos tecidos frágeis, que ficam vulneráveis às doenças físicas e emocionais.
A abordagem ayurvédica à saúde e ao bem-estar baseia-se no conceito de que há uma profunda conexão entre mente, corpo e espírito. A filosofia de Ayurveda afirma que não há divisão entre os três, eles se interpenetram. Não se pode sustentar a saúde física se sua mente está infeliz, insatisfeita, cansada ou desequilibrada. O processo da doença sempre começa primeiro no nível espiritual, depois progride pelo nível mental e emocional e finalmente começa a agir sobre a fisiologia do corpo físico.
Esse processo de desenvolvimento e agravamento de uma condição emocional pode levar muitos anos, e em casos de tensão grave ou instabilidade emocional crônica, os sintomas também podem ocorrer imediatamente. O Ayurveda reconhece uma conexão integral entre as pessoas e o universo. O microuniverso e o macro Universo se correlacionam. O que existe em um, existe no outro, em escalas diferentes, mas com a mesma essência da criação e do Criador.
O exercício diário da observação dos elementos da natureza, seus atributos e como eles influenciam e reagem no nosso corpo nos levam a uma visão mais sincera e clara de como nosso corpo funciona e suas necessidades.
Soluções Ayurvédicas
Se uma pessoa nasceu com um Agni fraco ou a o adquiriu através de uma dieta inadequada, estilo de vida e comportamento ruins, a solução é restaurar o equilíbrio por meio de técnicas adequadas de cura que alimentam o bem-estar de seu ser. Isso pode ser feito com muito sucesso por meio de:
- Regular o relógio biológico com o ciclo circadiano e relógio ayurvédico;
- Seguir uma dieta ayurvédica apropriada que desintoxique, nutra e equilibre seu corpo e mente;
- Uso de fórmulas herbais ayurvédicas que tonifiquem e pacifiquem a mente
- Meditação e Yoga;
- Receber massagem ayurvédicas.
As terapias ayurvédicas ajudarão você a restaurar a relação entre seu coração, mente e você mesmo.
Ao iniciar uma transição para o Ayurveda, esse processo irá mostrar que na simplicidade, no autocuidado e na auto-observação moram a cura física, emocional e espiritual. O caminho é trabalhoso, exige que sejamos sinceros e dispostos a mudar, mas a recompensa vale muito mais do que podemos vislumbrar antes de darmos o primeiro passo!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda!
Com amor,
Thais.