Responda para mim: qual o seu lugar favorito na sua casa? Seu quarto? Sua sala de estar? O aconchego da sua varanda? O jardim? Eu tenho falado muito sobre alimentação aqui no blog, então, é possível perceber o quanto minha cozinha é especial para mim. Isso porque ela guarda em si o Agni, o poder do fogo, tão importante para os princípios do Ayurveda. Então, eu vim aqui hoje para ajudar você a transformar a sua cozinha em uma poderosa fonte de cura. Prontos para transformar esse ambiente no coração da sua casa?
Vamos começar pelo básico?
A primeira coisa que devemos pensar ao montar uma cozinha Ayurvédica é, claro, o espaço físico em si. Os princípios do Ayurveda indicam que a cozinha deve ser voltada para o sudeste, com muita luz natural e, se possível, com uma bela vista para que você se sinta feliz ao cozinhar. Mas para a maioria de nós, isso é quase uma utopia. Afinal, geralmente a gente mora em um imóvel que já foi construído há anos e, muito provavelmente, não tenha a cozinha voltada para o sudeste. Mas calma que podemos dar um jeito!
Primeiro, vamos tentar garantir que a cozinha receba o máximo de luz natural. Isso já vai deixar seu espaço com mais energia circulante. Que tal usar alguns acessórios nas cores vermelha e laranja na sua decoração? Assim, você evoca o poder do fogo e ainda garante a beleza do ambiente. Se o seu fogão fica ao lado da pia, coloque alguma coisa entre eles, como um depósito para colheres de cozinhar, potes de temperos, vaso com ervas…. O importante é que seja algo para manter o fogo isolado da energia fria da água.
Aposte nas plantinhas para decorar sua cozinha!
Ervas naturais dão cor e sabor aos nossos alimentos. Então, que tal colocar vasinho de temperos naturais como: alecrim, sálvia, manjericão, salsinha? Escolha os que mas se adaptam ao seu paladar e ao paladar da sua família.
O aroma fresco das ervas traz conforto e proximidade com a Natureza, e com a nossa própria Natureza. Ayurveda é sobre reconexão.
Não se preocupe se as ervas irão morrer logo, aqui o intuito é usa-las nas preparações e finalizações dos alimentos. Se ela adorar o espaço e ficar enorme e linda, ótimo. Mas se elas forem murchando, aproveite e use tudo antes que elas morram. E se morrerem, sem pânico: a maioria é sazonal e morre mesmo, ou seja, já cumpriram o seu ciclo.
Uma maneira fácil de usar é, sempre que for tostar um pãozinho (o pão precisa sempre ser tostado para tirar os aspectos de Vata resultantes do fermento, assim você diminui seus efeitos indesejáveis) acrescente ghee ou azeite. Então, coloque a erva, toste um pouco e aperte o pão em cima. Fica uma delicia e você garante os benefícios das ervas.
Gosto muito de plantas, e por vezes deixo batatas doces brotarem em uma cesta. Depois passo para um recipiente com água. Posiciono em um canto “sem vida” e vejo elas encherem minha cozinha de verde. Essa dica levanta o astral de qualquer cozinha apagadinha.
Lembre-se que um ambiente bonito evoca a beleza que há em você. E isso se reflete em sua comida. Através do belo, nós somos capazes de criar uma vida bela . E uma vida bela é um presente que podemos oferecer as pessoas que nos cercam e ao mundo. E assim começa o processo de cura.
Imagine você, sua família ou seus amigos confortáveis e felizes reunidos na cozinha, compartilhando a comida e estórias em um ambiente simples, no entanto muito agradável, com aromas e cores que nos remetem a natureza. Isso é uma verdadeira cozinha ayurvédica!
Os equipamentos de uma cozinha ayurvédica
Quando eu falei nesse blog sobre como manter uma rotina de alimentação ayurvédica, eu já comentei sobre meus utensílios de cozinha favoritos. Por exemplo, eu não vivo sem minha panela elétrica de arroz! A verdade é que, em termos de utensílios, a cozinha ayurvédica não tem uma demanda tão grande.
Você já deve ter em casa tudo o que é necessário para preparar refeições e já andou comprando especiarias de acordo com seu dosha. O importante é passar longe de utensílios que liberem produtos químicos como panelas com Teflon ou plásticos que contenham BPA. Panelas de cerâmica e recipientes de vidro são bons aliados! Outra coisa que a gente deve ter em mente é não exagerar na quantidade dos utensílios de cozinha. Uma cozinha lotada, com objetos em demasia, pode trazer uma sensação de desorganização e bloqueiam o fluxo de energia no ambiente.
Conectar-se com o alimento, usando mais as mãos, a visão, o paladar, o olfato, enfim, nossos sentidos e intuição na cozinha é parte do processo. Então, será que precisamos mesmo de tantos copos, medidores, uma milhões de espátulas e colheres, um sem fim de facas e aquele mar de potes em nossos armários? Algumas panelas, colheres de pau ou bambu, um pilão ou moedor é o que realmente você vai precisar.
Vamos manter o essencial em nossa cozinha e deixar os itens que mais usamos sempre à mão. Assim, a tarefa de cozinhar fica mais simples e cada vez mais prazerosa! Acredite mais na sua sabedoria e se empodere de suas receitas, acredite mais na sua intuição e sinta a liberdade de criar. Cozinhe com seu coração ouvindo o que seu corpo precisa
O poder das ervas e especiarias
Por fim, eu gostaria de reiterar mais uma vez a importância de manter sempre uma variedade de ervas aromáticas e especiarias em nossa cozinha. Elas trazem diferentes sabores às nossas refeições, tornam tudo mais vivo e mais saboroso, além de manterem aceso e equilibrarem nosso fogo digestivo – o Agni.
Claro que você pode comprar mix de especiarias prontos ou apelar para as ervas secas encontradas nos supermercados. Mas nada como um hortelã fresco ou um alecrim recém colhido, cheio de energia. Lembre-se que tudo que você ingerir irá compor suas células, seu sangue, seus tecidos, seu órgãos, seus músculos e ossos. Quanto mais alimento vivo, fresco e cheio de prana você consumir, melhor será a constituição e funcionamento geral do seu organismo.
Assim podemos começar a falar sobre longevidade e rejuvenescimento pelos princípios do Ayurveda. Mas deixo esse assunto para um próximo post, combinado?!
Então, que tal a montar seu próprio jardim de ervas e especiarias em sua cozinha?
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.