É difícil encontrar alguém que não goste do uso de ervas e temperos – as chamadas especiarias – na sua comida. Mas sabia que o uso desses elementos vai muito além de dar cor e sabor às nossas refeições? Dentro dos caminhos do Ayurveda, as especiarias tem um importante papel na construção de um organismo mais equilibrado e, consequentemente, uma melhor imunidade. Então, que tal vir comigo em uma jornada por esse mundo tão delicioso e aromático aprendendo a utilizar esses condimentos de acordo com seu dosha?
Você já parou para pensar na quantidade de temperos que usamos em relação à quantidade de comida que comemos? Muitas pessoas não sabem a força das especiarias. Isso porque, além de trazer uma deliciosa explosão de sabores para nossa alimentação, elas também são cheias de poder de cura. Seu uso remete a práticas milenares no oriente e evidencia sua necessidade atual na prevenção da Covid.
Para termos uma ideia da importância das especiarias, basta lembrar que no século XV, elas levaram os países da União Ibérica a buscar novas rotas de navegação para conseguir encontrá-las. E se tornaram itens preciosos no comércio da época, um verdadeiro “investimento” e até mesmo moeda de troca.
As especiarias e o Ayurveda
Dentro da perspectiva ayurvédica, ervas e condimentos são importantes por ativar o nosso fogo digestivo, o agni. Ou seja, ela facilita o processo digestivo para o nosso organismo. E muita gente não sabe, mas digestão, saúde e imunidade estão diretamente relacionados. Quanto melhor for a sua digestão, melhor será o funcionamento do seu organismo como um todo.
Um corpo que digere bem, funciona de forma otimizada sem sobrecarregar nenhum órgão de forma desnecessária. Isso sem contar que a energia vital flui de forma livre e vigorosa pelos nossos canais e centros energéticos (nadis e chacras). Apenas tenha em mente que tudo o que ingerimos se converte nos tecidos do nosso corpo ou então se transformam em toxinas – as chamadas ama. Seu acúmulo se dá pela digestão inapropriada das refeições e, por consequência, elas bloqueiam os canais energéticos e geram as doenças.
Então, equilibrar nossa digestão é importante a fim de diminuir a produção de ama pelo nosso organismo. E é justamente aqui que entra a importância de um agni forte para digerir os alimentos de forma adequada. É mais difícil digerir comidas suaves, com poucos temperos. Isso porque elas não ativam o agni propriamente. Elas ainda podem conter combinações inapropriadas, como por exemplo, consumir na mesma refeição ovo e feijão. Para saber mais sobre essas combinações e como se alimentar de forma fácil e Ayurvédica, clique aqui. Então, abuse das especiarias no seu dia a dia – mas sempre observando seu dosha! E se você ainda não sabe seu dosha, clique aqui e faça o nosso teste.
Especiarias indicadas para Vata:
- Açafrão,
- Manjericão,
- Gengibre fresco,
- Cominho,
- Pimenta do reino,
- Erva-doce.
Especiarias Indicadas para Pitta:
- Canela,
- Hortelã,
- Coentro (seco ou fresco),
- Açafrão,
- Erva-doce,
- Cardamomo
Especiarias indicadas para Kapha:
- Cravo-da-índia,
- Cúrcuma,
- Pimenta-do-reino,
- Sementes de mostarda,
- Pimenta Caiena
Há ainda aquelas especiarias que consideramos tri-dosha. Ou seja, servem muito bem aos três doshas. Elas funcionam caso você ainda não saiba qual o seu dosha ou tenha uma família com doshas muito variados. São elas: cúrcuma, gengibre, erva-doce, pimenta do reino e coentro.
A cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma importante especiaria, fácil de encontrar, tridosha e pode ser utilizada todos os dias na alimentação. Isso porque ela é excelente para o agni e para a imunidade, além de ser super anti-inflamatória. Lembre-se sempre de adicionar uma pitada de pimenta do reino à cúrcuma para potencializar seu efeito. (
Aqui em casa, quando compro uma embalagem nova de cúrcuma, transfiro-a para um pote com tampa para manter seu aroma e qualidades terapêuticas. Nesse momento, adiciono um pouco de pimenta do reino moída na hora e misturo tudo. Assim não tenho que me preocupar em ficar adicionando pimenta a cada uso e correr o risco de exagerar e acabar desequilibrando meu dosha Pitta.
Já a assa-fétida não é tão comum no Brasil, mas ainda assim, para quem tiver a oportunidade de incluí-la em sua alimentação, não deixe de fazê-lo. Isso porque ela é uma especiaria muito boa para reduzir gases e o inchaço, principalmente os causados por leguminosas. Então, ao cozinhar feijões, por exemplo, coloque uma pitada de assa-fétida e você vai sentir a diferença. Mas uma pitada mesmo, pois seu sabor é marcante! E nos queremos apenas sua sinergia.
A sinergia das especiarias
Quando usamos as especiarias, não estamos apenas melhorando o sabor das refeições e ativando nosso agni para melhor digestão. Estamos também trazendo a energia, a vibração desses condimentos. Essa energia chama-se vyria.
Se você está em transição para o Ayurveda, é importante entender que não é a quantidade da especiaria utilizada que irá fazer a diferença e sim a sua energia. A quantidade é importante nas formulações, e preparados específicos. Aqui em casa, no começo, eu exagerava nas medidas. E isso causou muita rejeição pelo meu marido e filho. Isso porque o sabor da cúrcuma pode espantar qualquer um se usada em excesso, para dar um exemplo. Então fui adaptando as medidas e hoje eles não reclamam mais do sabor, e às vezes nem percebem as adaptações que faço para deixar os pratos tradicionais da nossa cozinha mais ayurvédicos!
Ayurveda é isso: usarmos o conhecimento curativo ancestral para nossa cura, mas adaptado ao nosso paladar Ocidental. É observar a nós mesmos e observar o nosso meio e, assim, mantermos o equilíbrio, a harmonia, respeitando cada fase desse processo.
Como usar as especiarias na hora de cozinhar
Qual é o melhor momento de adicionar ervas e condimentos à comida para que elas não percam seus efeitos benéficos nem seu aroma? Pode parecer algo complicado, mas na verdade, isso é bem simples. Basta ter em mente que devemos adicionar ervas e temperos frescos (coentro, salsinha, tomilho, folhas de funcho, hortelã, alecrim) na finalização, de preferência, após desligar o fogo. Isso porque o excesso de calor leva embora seu aroma, sabor e benefícios. Já temperos secos, as massalas, devem ser adicionados nas etapas iniciais do cozimento, para liberarem seu aroma. Em seguida adicione ghee, óleo de coco ou girassol, e ao espumar já pode adicionar os ingredientes da sua receita. O sal é adicionado ao final do preparo.
Mas não devemos limitar o uso desses condimentos somente à cozinha! O Ayurveda usa ervas e especiarias em seus tratamentos terapêuticos com muita maestria! Mas isso é assunto para um novo post!
O mundo das ervas e temperos é vasto e tem sabores únicos! Então não tenha medo de experimentar e ampliar o seu paladar! Vamos adicionar mais cor e sabor às nossas rotinas?
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais.