Preparados para um textão sobre ciclo circadiano? Esse texto foi escrito com muito carinho, tentei embasar ao máximo para que possamos entender a fundo a importância do ritmo circadiano e que sem segui-lo fica muito difícil ter saúde, bem-estar e longevidade.
Você já percebeu que se sente diferente no verão e no inverno? Você tem vontade de alimentos diferentes, têm padrões de sono diferentes ou tem estados de espírito diferentes? Bem, somos seres circadianos, o que significa que nossa capacidade de sobreviver e prosperar como espécie depende de nossa conexão com os ritmos da natureza.
Ritmo circadiano ou ciclo circadiano, é o período de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia. O ritmo circadiano é influenciado pela luz, temperatura, movimento das marés, ventos, dia e noite. Ele regula a atividade física, química, fisiológica e psicológica do organismo, influenciando a digestão, o estado de vigília, o sono, a regulação das células, dos hormônios e a temperatura corporal.
Há 100 trilhões de bactérias no seu intestino. É o equilíbrio entre elas que pode determinar se sua saúde vai bem ou mal. O que comemos, claro, tem influência fundamental sobre a composição e a diversidade da microbiota intestinal – mais conhecida como flora intestinal.
Estudos em animais e humanos mostram um aumento da diversidade da microbiota no intestino durante o inverno e a primavera, e diminuição no verão e no outono. As bactérias nocivas e oportunistas também aumentam no inverno e na primavera, por isso precisamos mais do nosso sistema imunológico. Quanto maior a sua diversidade de bactérias em sua flora intestinal, maior será sua saúde e imunidade.
Os níveis de melatonina aumentam no inverno, quando a luz do dia é menor. Isso atua como um agente natural de controle de natalidade para mamíferos. Conceber no inverno tornaria o bebê prematuro para lidar com o frio do inverno seguinte. A melatonina também é a molécula de reforço imunológico, desintoxicação e reparação mais poderosa do corpo, das quais precisamos mais durante os meses mais escuros de inverno.
Em um estudo recente, as bactérias intestinais em dois grupos de camundongos foram medidas durante a exposição normal a ciclos de claro-escuro por dois dias. Um grupo era saudável e o outro teve seu relógio circadiano desativado para imitar um jetlag. (Jetlag: É uma mudança brusca que pode pegar o metabolismo da pessoa de surpresa. Isso acontece em uma viagem longa com fuso horário diferente do país de origem. No momento que deveríamos dormir, nesse outro país já é hora de acordar).
No grupo com o relógio circadiano desativado a função das bactérias intestinais ficou comprometida. O mais notável foi que os sinais normais de alimentação governados por bactérias intestinais foram mascarados, ou seja, os ratos comeram incessantemente durante os dois dias de teste.
Na verdade, a perda do ritmo circadiano alterou sua flora intestinal, tornando-os muito semelhante ao de seres humanos com alto nível de açúcar no sangue e obesidade. O mesmo estudo também comparou as microbiotas de um pequeno grupo de pessoas. Um grupo voou entre continentes e o outro permaneceu no mesmo fuso horário. O grupo que voou para o exterior teve alterações na flora intestinal semelhantes a ratos com relógios circadianos desativados.
Se você vive fora do ritmo circadiano é como se você vivesse em uma espécie de jetlag contínuo, forçando seu organismo a adaptações diárias e aumentando o risco de ter diabetes tipo 2 e tornar-se obesa/o.
De acordo com a Ayurveda, viver em sincronia com o ritmo circadiano natural é a chave para a saúde e a longevidade. Portanto, não se surpreenda se você sentir mudanças como intestino preso em viagens, quando mudar as estações do ano, ou em climas diferentes, lembre-se, você é parte da natureza também, você acreditando ou não, aceitando essa condição ou não, os ciclos acontecerão, ou você acredita que é capaz de deter o dia para ele não amanhecer? Entende agora a importância de seguirmos os ciclos naturais da nossa Natureza?!
Dicas para a viver de acordo com os ciclos circadianos
- Coma sempre que puder os alimentos da época (sazonais) e locais, pois eles também estão seguindo o ritmo natural dos seus ciclos, dê preferência aos orgânicos e elimine os processados;
- Relaxe ao comer (Digerir é um processo natural, estressar nesse momento, estressa a digestão também, somos um sistema todo interligado);
- Vá para a cama cedo (O ciclo completo do sono aumenta a imunidade, restabelece nossa força muscular e sistema nervoso);
- Exercite-se diariamente (Já está mais do que comprovado todos os benefícios do exercício físico diário. Xô, preguiça!);
- Siga o relógio ayurvédico ( Use a força da Natureza a seu favor para ter mais saúde, energia e longevidade!).
Benefícios do estilo de vida da longevidade circadiana ayurvédica
- Imagine terminar o dia com a mesma energia com que começou…
- Imagine passar o dia sem desejar doces, café ou frituras…
- Imagine acordar cedo, sem despertador, renovado e pronto para iniciar suas tarefas…
- Imagine sentir que a vida não é uma luta – e sim a vida fluindo naturalmente como um rio!
- Imagine se sentir mais saudável em vez de sentir o envelhecimento a cada ano que passa…
Estes não são sonhos impossíveis! Eles são a realidade de viver com consciência em conexão com os ciclos da natureza. Hoje em dia os benefícios da sincronização com os ritmos circadianos da natureza têm todo o embasamento pela ciência da medicina circadiana moderna.
Para começar no Ayurveda é preciso entender e aceitar os ritmos circadianos. Corrigir sua rotina diária (dinacharya) e rotina sazonal (ritucharya) será seu primeiro passo para níveis mais saudáveis de energia, pressão arterial, peso equilibrado e muito mais. Experimente e me diga o que acontece!
Medicina circadiana moderna de acordo com a sabedoria antiga
Na natureza, de acordo com o Ayurveda e princípios semelhantes da Medicina Tradicional Chinesa, existem dois ciclos de 12 horas, divididos em três ciclos menores.
Cada o ciclo de quatro horas está ligado a certas funções corporais regidas por um dos seguintes:
- Vata (elemento ar, aumenta no inverno): controla o sistema nervoso;
- Pitta (elemento fogo, aumenta no verão): controla a digestão e o metabolismo;
- Kapha (elemento terra-água, aumenta na primavera): controla a imunidade e a força estrutural.
Escrevi um artigo inteiro sobre o relógio ayurvédico, clique aqui! Nele explico todos esses horários e as melhores atividades para cada um deles.
Nesse post como forma de agradecimento, fiz um material rico sobre o assunto, você pode baixá-lo aqui e usá-lo como lembrete em seu dia a dia. 🙂
Dinacharya e Ritucharya
Dinacharya – O ciclo circadiano diário
Já falei algumas vezes sobre o Dinacharya aqui no blog. Mas não custa nada eu reforçá-lo mais uma vez. Além disso, ele também nos ajuda na diferenciação do outro aspecto do ciclo circadiano que falei acima.
Bom, basicamente, o Dinacharya é a rotina diária circadiana do Ayurveda. Ela ultrapassa o nascer do sol, o pico por volta do meio dia, o pôr do sol e as horas lunares do ciclo do sono. Em cada um desses momentos nossas atividades diárias estão incluídas, nossos hábitos, refeições, exercícios, trabalho, descanso… tudo.
Pessoas Vata e Kapha, principalmente, gostam e precisam manter uma rotina equilibrada. Todavia, tentar manter uma rotina equilibrada ajuda todos os doshas, sobretudo para o melhorar a qualidade do sono.
Proponho um exercício para você. Observe como está a sua energia neste momento. Sente-se muito cansado/a? Desgastado/a? Experimente manter a sua rotina alinhada com o relógio ayurvédico e me diga como ficou a sua energia, o seu sono, o seu apetite e a sua digestão. Me manda um direct lá no Instagram (@ayurveda_society)! Vou ficar muito feliz em receber a sua mensagem.
Ritucharya – O ciclo circadiano sazonal
O Ayurveda explica detalhadamente o regime específico a ser seguido nas diferentes estações do ano. Baseia-se na variação do tempo que afeta os processos fisiológicos do corpo. O Ayurveda acredita que a atmosfera externa (clima) tem impacto direto em nossa atmosfera interna (saúde).
O Ayurveda antigo explicou o regime sazonal dividindo o ano a cada dois meses. Mas o clima mudou muito desde então, e diferentes partes do mundo têm diferentes condições climáticas. Nesta visão, as seguintes suposições podem ser feitas para adequar os ditados antigos ao tempo e lugares atuais.
- Hemantha Ritu – Esta temporada pode ser comparada à primeira metade do inverno. Esta é uma forma mais amena de inverno, ou início do inverno.
- Shishira Ritu – Esta temporada pode ser comparada à segunda metade do inverno, quando a temperatura cai ainda mais.
- Vasantha Ritu – pode ser comparado à estação entre o inverno e o verão.
- Greeshma Ritu – temporada de verão
- Varsha Ritu – Estação das chuvas
- Sharath Ritu – Temporada de outono
Com base no clima, o Ritucharya prescrito por um terapeuta Ayurveda pode ser continuado por um longo período de tempo. Dito isso, deve-se ter atenção para atingir o equilíbrio certo. Por exemplo, durante o inverno (Shishira), a pessoa é aconselhada a se exercitar por um longo período de tempo. De acordo com a literatura consultada para o artigo, este conselho é válido apenas por dois meses. Mas em países com invernos longos, os exercícios podem ser continuados enquanto durar o inverno, mas devem ser combinados com massagem com óleo e banho de água quente para evitar o aumento de Vata. (O excesso de exercício aumenta o Vata)
Cada estação do ano possui características específicas de um ou outro dosha. Ou seja, a depender do seu dosha (Faça aqui o seu teste e descubra o seu dosha, caso ainda não saiba), você vai se sentir mais ou menos em equilíbrio de acordo com a estação do ano.
Um Pitta pode se sentir desconfortável no calor do verão. Já um Vata pode se sentir mais em equilíbrio nos meses de verão. O que quero que você entenda é a importância de saber o seu prakriti-dosha predominante. Assim, quando chegar uma nova estação do ano, você pode realizar ajustes na sua rotina para que você não saia do seu estado natural de equilíbrio e mantenha-se saudável.
Quando nós entendemos o nosso dosha predominante, estamos preparados para cada época do ano e encontraremos ferramentas para lidar com isso da melhor maneira possível, sem afetar a nossa produtividade e bem-estar.
Os ciclos circadianos e o Ayurveda
Viver em sincronia com os ritmos circadianos é a base do Ayurveda. Viver um estilo de vida com esses ciclos poderosos é o que faz a vida fluir. É por isso que os pássaros voam para o sul e as baleias migram. Esses são os ritmos de vida esquecidos por uma cultura muito distraída para apreciar as recompensas e benefícios de uma vida em sincronia com a natureza.
Atentando-se aos Ciclos Sazonais e Diários, a nossa vida se potencializa e adquirimos mais qualidade de vida, longevidade e rejuvenescimento!
Lembre-se de baixar meu presente para você! Guia de rotina diária, o relógio ayurvédico, para você imprimir e estar sempre de olho!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.
Bibliografia:
Bhishagratna, K.L. Shushruta Samhita, Vol 1 and 2. Varanasi, India. Chowkhamba Sanscrit series. 1981.
Sharma, P.V. Charaka Samhita, Vols. 1 and 2. Varanasi, India. Chaukhanbha. 1981.
Douillard J – Circadian Life.