Para ter uma boa saúde dentro do conceito do Ayurveda, são necessárias mais características do que apenas a ausência de doenças no corpo e na mente. É preciso fortalecer a sua reserva energética (ojas) e nutrir todos dos tecidos do corpo (dathus), de forma que transpareça para você mesmo e para o mundo, um maior sentimento de beleza e bem-estar. Quem promove essa transformação é a terapia ayurvédica chamada Rasayana – ramo com foco no rejuvenescimento.
O rejuvenescimento está relacionado à longevidade no Ocidente, correto? Nós, na maioria das vezes, utilizamos esse conceito quando queremos representar o envelhecimento humano de uma forma saudável e gratificante. Para isso, medimos esse feito em termos de anos vividos. E, para alcançar esse objetivo, são usadas diversas técnicas e ferramentas de alimentação e exercícios físicos. Mas no Ayurveda a longevidade é algo um pouco diferente, que expande esse conceito ocidental. O estilo de vida ayurvédico promove o desfrute da vida e o desenvolvimento de todo o nosso potencial físico, emocional e espiritual.
A terapia Rasayana faz parte dos cuidados de saúde preventivos ayurvédicos. Ajuda a retardar o processo de envelhecimento e, assim, ajuda a viver mais tempo com boa resistência e imunidade. É conseguido através de uma boa digestão, metabolismo equilibrado e nutrição física e mental.
Rasayana é definido como uma terapia (incluindo conduta, alimentação, mudanças no estilo de vida, comportamento, etc.) que são úteis na obtenção dos dhatus (7 tecidos) de alta qualidade na quantidade ideal e desejada. Os dhatus em boa qualidade e quantidade constituem a base de uma boa imunidade e abrem caminho para uma vida radiante e livre de doenças.
Dhatus– Os sete tecidos do nosso corpo
De acordo com a ciência moderna, a descrição do corpo humano começa com células. Um grupo de células forma os tecidos, um grupo de tecidos forma um órgão, um grupo de órgãos forma o sistema e um grupo de sistemas é o corpo humano. Por exemplo, as células cardíacas formam os músculos do coração. Os músculos do coração formam o órgão do coração. Órgão do coração com veias e artérias que formam o sistema circulatório. O sistema circulatório juntamente com outros sistemas, como o sistema respiratório, sistema digestivo, etc. constituem o nosso corpo.
Dhatus – são os tecidos elementares do nosso corpo. São em número de sete e cada um deles é formado a partir do seu antecedente com a ajuda do agni (fogo digestivo) que fornece a energia transformadora necessária. Agni é o fogo metabólico que promove todos os processos biológicos vitais.
Os sete tecidos são:
- Rasa – Plasma
- Rakta – Sangue
- Mamsa – Músculos
- Meda – Gordura ou tecidos adiposo
- Asthi – Tecido ósseo
- Majja – Medula óssea e tecido nervoso
- Shukra – Tecido reprodutor
Quando nos alimentamos, nossas células absorvem os elementos necessários e estes serão enviados para cada um dos tecidos na ordem acima, para que o nosso alimento ingerido se transforme em alimento para o aparelho reprodutor (último tecido alcançado pelo alimento). Leva em torno de 21 dias: 3 dias para cada dhatu. Contudo, o leite de vaca é o único alimento que tem um efeito imediato no aparelho reprodutor. A ingestão do leite é benéfica para este tecido. (Atentando à qualidade do leite, esse de caixinha do supermercado, não traz esse benefício.)
Ojas
É nossa reserva de energia formada pelos sete dhatus. Esta energia situa-se no chakra cardíaco e penetra e restaura nossa mente, em cor amarela, transparente e em forma líquida. Quando abundante em nossos corpos, temos vitalidade; em desequilíbrio, provoca as doenças e a sua deterioração leva à morte.
Ojas é a energia fundamental do nosso sistema imunológico envolvendo componentes endócrinos, psicológicos e do sistema nervoso. Podemos aumentar nosso Ojas através de meditações diárias, evitando excesso de estímulos dos sentidos, moderação sexual, evitar o consumo de álcool, tabaco, excessos de trabalho físico e estimulantes. Sabe quando você vê uma pessoa e parece que ela está brilhando, repleta de energia? Isso é abundância Ojas!
Rasayana
O termo “Rasayana” é originário do sânscrito e significa o caminho para (ayana) o elixir ou fluido vital (rasa). O Rasayana existe para melhorar nossas qualidades biológicas e energéticas internas. Ele age promovendo a saúde e melhorando os nossos tecidos e, consequentemente, melhora a nossa resistência imunológica, além de também restabelecer nossos níveis de energia.
Existem diversos tipos de terapias Rasayana e várias combinações de ervas de acordo com a necessidade de uma pessoa. E como funciona?
Primeiramente, é preciso se livrar de todas as toxinas (ama) presentes nosso corpo. Ele é realizado através de dietas específicas, exercícios de respiração (pranayamas), massagens específicas, banhos de sol e meditação. O tratamento mais indicado é o Panchakarma, conduzido sob a supervisão de um/a terapeuta ayurvédico.
Efeitos do Rasayana
Para viver de forma mais leve e em conexão com o rejuvenescimento, o Ayurveda descreve os efeitos do Rasayana da seguinte forma:
- Fornece nutrição ideal para todos os tecidos;
- Concede longevidade;
- Melhora o intelecto e a memória;
- Promove saúde geral e melhor imunidade;
- Melhora o brilho da pele;
- Fortalece os órgãos sensoriais;
- Melhora a virilidade e vitalidade.
Alimentos que trazem vitalidade e rejuvenescimento
Como eu disse acima, para você realizar um bom Rasayana, será preciso uma orientação de um especialista em Ayurveda. Afinal, cada corpo é único e cada um de nós possuímos as nossas próprias necessidades. Mas o que eu posso adiantar para você é que alguns alimentos, sempre presentes em uma dieta ayurvédica, são ótimos na missão do rejuvenescimento. São eles:
- Sementes oleaginosas como, por exemplo, as castanhas e as sementes de abóbora;
- Manteiga Ghee;
- Tâmaras;
- Leite orgânico e fresco;
- Mel;
- Frutas orgânicas;
- Caldo de cana;
- Chyawanprash (geleia indiana rejuvenescedora).
Ervas para Rejuvenescimento
Através do uso correto das potências do Ayurveda, você sentirá não apenas mais saúde e vitalidade. Você mesmo e todos ao seu redor perceberão um maior magnetismo, brilho no olhar e, por esses motivos, transparecerá mais beleza.
Essas ervas constituem o Shatavaryadi Rasayana. São elas:
- Shatavari – Asparagus racemosus;
- Munditika – Sphaeranthus indicus;
- Guduchi – Tinospora cordifolia;
- Hastikarna- Leea macrophylla;
- Talamuli – Curculigo orchioides .
Para terapias Rasayanas procure um terapeuta Ayurveda sempre!
Panchamrut
Deixo aqui uma formulação simples, mas muito importante! Que tal colocar o seu Ojas lá em cima?
Receita Tradicional Ayurvédica de Panchamrut:
- 1 colher de chá de Açúcar;
- 1 colher de chá de Yogurte;
- 1 colher de chá de Mel;
- 5 colheres de chá de Leite morno;
- 2 colher de chá de Ghee.
Misture todos os ingredientes e beba em seguida. Quando eu estava em um processo de preparação para engravidar, tomei muito esse tônico pela manhã. Agora prefiro tomar no período da tarde, no horário Vata do relógio ayurvédico, como um elixir de beleza.
Gosto de dizer que a beleza está em ser você mesmo, em um corpo em harmonia e com saúde. O que o Ayurveda nos oferece é a possibilidade de vivermos em tranquilidade no nosso lar, que é o nosso corpo, nos amando e nos respeitando em cada uma de nossas células e da nossa história.
Que tal rejuvenescermos juntas/os pela luz do Ayurveda??
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.