Já reparou que aquelas 24 horas já não são mais suficientes para cumprir todas as nossas metas diárias? Pois é, acompanhar o ritmo acelerado da rotina moderna está cada vez mais desgastante. E especialmente para nós, mulheres, a quem é delegada a trabalhosa tarefa, de fazer de tudo um pouco, ser o suporte emocional de todos, e ainda, de quebra, nos mantermos sempre fortes e bonitas. Bom, a essa altura você deve estar se perguntando: Mas como a Ayurveda pode me ajudar a lidar com tudo isso?
Você pode até estar um pouco descrente, pensando que a Ayurveda é “só mais uma daqueles métodos radicais em troca de uma vida longa e saudável”, ou um modismo efêmero. Mas a verdade, é que a medicina ayurvédica é bem mais simples do que parece, e ainda bem fácil de adotá-la no dia a dia. Nada de largar a vida urbana, ou ter um ano sabático na Índia. Apesar de eu achar as duas alternativas bem convidativas! Mas não precisa.
Nesse conteúdo, você vai descobrir um pouco o sobre Ayurveda. Quiçá será seu primeiro passo para uma nova forma de viver e se relacionar com seu corpo, com sua saúde e com tudo ao seu redor.
Não é só mais uma terapia alternativa
Para falarmos de Ayurveda, precisamos entender que suas raízes são milenares, o que faz dessa abordagem, uma das mais antigas do mundo. Na língua ancestral sânscrito, Ayu significa vida ou “modo diário de vida”, enquanto veda significa conhecimento. Logo, Ayurveda é o conhecimento sobre a vida (corpo, mente e espirito). Ayurveda é uma ciência da verdade, e como essa se expressa na vida. Gosto de dizer que a Ayurveda revela o manual de funcionamento do nosso corpo, de maneira explícita e direta.
Descobrindo o seu perfil ayurvédico
Para o Ayurveda, o Universo, assim como tudo em volta, é composto pelos cinco elementos básicos: Éter (espaço), Ar, Fogo, Água, Terra, chamados Mahabhutas. Esses elementos associados manifestam-se no corpo humano em proporções diferentes e únicas, funcionando como verdadeiras engrenagens. Isso mesmo! Para você estar vivo hoje lendo esse post, você precisa que essas três energias estejam funcionando dentro de você. Esses corpos biológicos, ou tipos ayurvédicos, são os “Doshas” – Vata, Pitta e Kapha.
Vata: Representado pelos elementos éter e ar e relacionado às funções excretória e nervosa.
Pitta: Representado pelos elementos fogo e água, e ligado às funções metabólica e digestiva.
Kapha: Representado pelos elementos água e terra, e relacionado às funções estrutural e de lubrificação.
Todo indivíduo possui os três doshas em si, em proporções diferentes, podendo apresentar apenas um, dois, ou até mesmo os três de maneira mais marcante. Mas geralmente, existe um tipo de dosha mais predominante, o que caracteriza seu corpo físico e emocional. Clique aqui e descubra seu dosha.
Vale dizer também que no momento em que somos concebidos é formada nossa Prakrutti, constituição energética e imutável. Melhor detectada em exames do pulso ou urina, realizado por terapeutas ou médicos ayurvédicos.
Somos o resultado daquilo que fazemos com a nossa rotina
Falamos muito em nos desconectar, mas sabemos que o mundo está cheio de informações, dispositivos e outras coisas que nos distraem da nossa essência.
Com pouco tempo dedicado a nós mesmas, nos habituamos muitas vezes à uma má alimentação e a rotinas nada saudáveis. É aí, que está a raiz dos desequilíbrios dos Doshas, gerando processos inflamatórios que iniciam com um simples intestino preso, insônia, mau hálito podendo resultar em doenças mais graves como diabetes, alzheimer ou até mesmo CA.
A desarmonia dessas energias permite que o nosso organismo desenvolva essas doenças físicas, emocionais e disfunções fisiológicas. A partir de então, que entra o papel da Ayurveda, equilibrando os doshas e neutralizando assim, o processo de formação das doenças.
Práticas e terapia Ayurvédica
Dieta Personalizada – Tão importante quanto à nutrição, é prestar atenção nos alimentos que comemos. O Ayurveda nos ensina a sentir os sabores, tão importantes para termos uma digestão eficiente. Os seis paladares são: doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente.
A dieta ayurvédica é simples e saborosa. Levando em conta, principalmente, a particularidade do seu dosha. Através de pratos surpreendentes, a Ayurveda ensina a usar as especiarias (massalas), ervas, ingestão de chás, panaceias (otimizam a digestão) e elixires (que rejuvenescem e aumentam a imunidade).
Massagens
As técnicas de massagens ayurvédicas ajudam na circulação sanguínea, na eliminação de toxinas e na completa nutrição dos tecidos da pele. E como se não bastassem todos esses benefícios, a sensação de autocuidado que as massagens provocam é incrível!
Prática de Yoga e Meditação
Se você já pratica yoga, sabe que o Ayurveda e a Yoga andam juntas. Controle da respiração (pranayama), ásanas (posturas físicas-mentais), relaxamento (yoganidra), mantras, mudras e meditação são o caminho certeiro para o auto conhecimento, evolução e cura.
Purificações
Tem como finalidade a pacificação ou eliminação do dosha em excesso, promovendo reequilíbrio de forma mais ampla e duradoura. Aprimora a digestão, restabelece a saúde, intensifica a vitalidade, rejuvenesce o corpo e previne doenças. Pode ser feito de formas mais leves, chamado Shamana, e de forma mais profunda, o Panchakarma.
Fitoterapia
A natureza é provedora de ervas, raízes, caules, flores e sementes, que podem ser aproveitados para diferentes finalidades de tratamento. Seja em forma de chás, óleos medicados, pastas, tinturas ou cápsulas.
Terapias
Aromaterapia, geoterapia (argila), cromoterapia, meditação e mudanças gerais de hábitos na rotina diária são outras terapias recomendadas. Os tratamentos podem utilizar de óleos, metais, pedras e outros minerais, visando sempre, o equilíbrio dos doshas.
Dynacharya – Aplicando a Ayurveda no seu dia a dia
Se você chegou até aqui e está disposto a trilhar um caminho dentro do Ayurveda, o Dynacharya é o seu primeiro passo. Dynacharya nada mais é que a rotina diária ayurvédica, necessária para harmonizar o corpo e a mente. Esse conjunto de hábitos ensina como desintoxicar e energizar o corpo, diariamente, promovendo rejuvenescimento e longevidade acompanhando os ciclos diários e sazonais da natureza.
No seu ritmo
Dentro de cada uma de nós existe um universo inteiro de experiências e de vida, e precisamos entender e respeitar nosso ritmo para que os ensinamentos do Ayurveda se tornem habituais e você encontre, de fato, os infinitos benefícios. Nosso propósito é facilitar sua transição para uma vida de boa saúde e longevidade!
Nossa jornada está apenas começando. Quer saber mais sobre autocuidado e acompanhar nossas dicas sobre Ayurveda? Siga nosso perfil no instagram e cadastre-se em nossa newsletter!