Um novo ano começou. O chamado é que você tenha mais consciência do seu corpo, dos seus limites e dos seus desejos para que haja o alinhamento de todas as áreas da sua vida de forma saudável e prazerosa. É um momento de reflexão sobre os caminhos que estão sendo seguidos por nós e, para isso, precisamos estar completamente cientes do nosso presente.
Os caminhos para obter a auto cura e a consciência no “agora” são muitos. Mas apenas um une o corpo e a mente para o equilíbrio: o Ayurveda. O primeiro passo desta medicina milenar é a desintoxicação. Desta forma, no Ayurveda existe um conceito chamado Ama-Pachana, que é a limpeza de biotoxinas produzidas por um corpo em desequilíbrio.
É sobre isso que vou falar hoje. Tenho certeza que pode começar a transformar a sua vida!
Ama-Pachana
O Ama-Pachana segue uma dieta ayurvédica centrada na purificação, pacificação e desintoxicação do organismo, especificamente do sistema digestivo. Em sânscrito, o termo significa “digestão de toxinas” (Ama = toxina e Pachana = digestão).
O Ayurveda ensina que para atingir e manter um estado de boa saúde é preciso desintoxicar o corpo e manter esse hábito. As toxinas geram desequilíbrios que em medidas descontroladas acarretam doenças. De acordo com o hábito alimentar, rotina diária e meio ambiente, as pessoas precisam de uma desintoxicação personalizada, onde a duração e intensidade da desintoxicação dependerá do nível de toxina presente no organismo. Essas medidas são diagnósticas e depois disso é indicado o melhor tratamento. Antes de fazer qualquer procedimento, consulte sempre um terapeuta Ayurvédico.
Portanto, o nível de Ama que se acumula no organismo ao longo da vida definirá como o corpo combaterá agentes externos ou forças hereditárias, por exemplo. Para realizar uma desintoxicação ayurvédica, a dieta é simples e os produtos são encontrados de forma fácil e adaptáveis ao seu orçamento. Após o período da dieta, o tratamento tem continuidade por meio de terapias corporais como massagem e sauna, meditação, Yoga e exercícios respiratórios, e se completa com um plano nutricional revigorante.
Além disso, por depoimentos de pessoas que já fizeram essa dieta, onde me incluo também, é notório o quanto a dieta ayurvédica traz resultados de forma rápida, adaptando não apenas a pessoa a uma nova alimentação, mas também transformando o seu estilo de vida.
“A dieta anti-ama é segura para pessoas saudáveis que desejam se desintoxicar e ganhar energia. Por ser uma dieta vegana, que exclui temporariamente leite e laticínios, é restrita em cálcio, o que inspira alguns cuidados, além de algumas contraindicações. Mulheres em amenorréia ou na menopausa ou grávidas ou lactantes, pessoas diagnosticadas com deficiência de cálcio (osteopatias), com anorexia nervosa, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com hemorragia, hemofílicos e com distúrbios de hemostasia, hipertensos e portadoras de doenças cardiovasculares não devem se submeter à dieta sem acompanhamento de um médico com especialização em Ayurveda.”
(Berg, Marise – em Dieta ayurvédica anti-ama.)
Detox: Dieta Anti-Ama
Os alimentos, chás e condimentos que serão consumidos são simples e facilmente encontrados. Entretanto, o maior foco deve ser a escolha de alimentos que fazem com que nosso agni (fogo digestivo) seja capaz de digerir as toxinas presentes no trato gastrointestinal. Além disso, o uso de chás e temperos irão regularizar o nosso metabolismo, realizando a desintoxicação do sangue, tecidos e dos órgãos.
Se você não está familiarizado ou não entende como funciona o metabolismo do nosso corpo, vou explicar de forma bem fácil e rápida. O que a nossa digestão faz é transformar o alimento que ingerimos em energia para o funcionamento do nosso corpo. Isso é o metabolismo. É comum vermos pessoas com desequilíbrios na digestão por causa das emoções, pensamentos e hábitos alimentares. Esses desequilíbrios provocam disfunções nos doshas e o acúmulo de Ama que, como falamos acima, pode ocasionar doenças.
Para a eliminação de Ama, é indicado também as massagens como, por exemplo, a Abhyanga e o Udwartana (massagem estimulante e esfoliante preparada com uma combinação de pós e ervas fitoterápicas e óleos medicados de acordo com o dosha) e Sudação (sauna). Além disso, a Fitoterapia, a Aromaterapia, a Gematerapia (pedras e cristais), e a Geoterapia (argila) também são usadas.
Aqui abaixo deixo uma sugestão de um dia de dieta anti-ama, que pode ser repetido por mais dois dias, totalizando 3 dias de dieta. Apenas para dar o gostinho do que o Ayurveda pode fazer por nós. Para melhores resultados, um programa completo de desintoxicação e o acompanhamento profissional é o mais indicado.
Preparação
Na noite anterior, procure fazer a última refeição até as 19h, sendo uma refeição leve, de preferência uma sopa de legumes a seu gosto.
Antes de dormir, tomar chá de 3 ameixas secas e uma pitada de gengibre em pó. Deitar-se antes das 22h.
Levantar-se às 6h, limpar/raspar a língua após escovar os dentes seguido de bochecho com 1 colher de sopa de óleo de côco. (Não engolir, nem gargarejar o óleo).
Fazer uma breve massagem corporal com óleo de côco (sendo ele o mais indicado para essa época do ano, verão). Movimentos ascendentes nos braços e pernas e circulares nas articulações e barriga. Seguido de banho.
Fazer a eliminação dos malas. (urina e fezes).
Tomar meia xícara de água morna com 10 gotas de limão.
Início do preparo do desjejum, que acontecerá após ½ hora, após a ingestão da água morna com limão, de preferência às 7h.
1 ou 2 maçãs (ou peras) cozidas em água com uma colher de chá de Ghee até ficarem cozidas, mas ainda firmes.
½ col de chá de cúrcuma.
Adicionar os seguintes condimentos que podem variar de acordo com seu gosto e disponibilidade: erva doce, cravo, canela, anis estrelado.
Servir com canela em pó.
Para acompanhar, chá de gengibre.
Após desjejum pequena meditação ou caminhada na natureza ou ouvir música relaxante.
Evitar petiscar entre as refeições e procure beber chás como erva doce, cavalinha, camomila ou gengibre. Dica: Faça um litro de chá por dia, mantenha em temperatura ambiente e beba ao longo do dia para ajudar a drenar as toxinas.
Almoço (entre 11h e 13h)
Kichari (É prato tradicional ayurvédico para estados de convalescência, desintoxicar e emagrecer)
Arroz (2 partes)
Lentilha rosa, lentilha ou feijão moyashi (1 parte)
Água (4 partes)
Ghee (1 col de sobremesa)
Cúrcuma, Gengibre, Coentro em pó, cominho, sal, Pimenta do Reino,
Opcional, até 3 legumes: Cenoura, Chuchu, Mandioquinha, Abobrinha, Vagem, couve ou rúculas.
Depois de pronto adicionar limão espremido e coentro fresco picado.
Preparo
Deixe a lentilha ou feijão moyashi de molho na noite anterior ou três horas antes do cozimento, colocar a água para ferver.
Na panela
Adicione o Ghee e as especiarias e refogue em fogo médio, quando criar uma leve espuma, adicione o arroz já lavado e a lentilha ou feijão moyashi escorridos, mexa um pouco e em seguida coloque água fervendo e mexa. Cozinhe por 10 min e adicione os legumes de sua preferência seguindo a indicação acima. Cozinhe por mais 10 min ou até os ingredientes ficarem macios. Ajuste o sal.
Para adicionar sabor, ao servir adicione gotas de limão espremido e coentro fresco picado.
Para o jantar (de preferência até as 19h)
Sopa detox
Ingredientes
3 xic. abóbora, ou inhame ou cara japonês picados e sem casca. Escolha apenas um.
1 col. sobremesa de ghee
½ col. de chá de cúrcuma, cominho, erva doce e gengibre em pó
1 col de sobremesa de alho poró picado
1 xic. de leite vegetal a sua escolha, (opcional) pode ser de côco ou amêndoas, evite o de castanha e soja.
1 xic de rúculas, agrião ou couve manteiga. Escolha uma opção
Orégano ou tomilho
Cozinhar 3 xícaras de abóbora, ou inhame ou cará em 1 litro de água filtrada, até ficarem bem macios e reserve sem drenar a água.
Em uma panela refogar em Ghee, a cúrcuma, o cominho, a erva doce e o gengibre em pó. Adicione o alho poró e refogue. desligue o fogo. Adicionar abóbora, ou inhame ou cará japonês sem a água do cozimento. Adicione a água aos poucos e vá amassando com o garfo até obter a textura favorita para a sopa. Nesse momento, se preferir, pode bater a sopa no liquidificador. Retorne ao fogo médio e adicione o leite vegetal (opcional) e cozinhe por mais 5 minutos, podendo adicionar couve manteiga picada fininha, rúculas ou agrião frescos no último minuto de cozimento. Adicione o orégano ou o tomilho e está pronta!
Purificação e leveza
Para encontrarmos o equilíbrio dos doshas, precisamos livrar o nosso corpo da raiz dos problemas: as toxinas. Com a presença de Ama no organismo, não é possível pensar em bem-estar a longo prazo. Desejo um 2021 de purificação e leveza para você.
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda!
Com carinho,
Thais.