Você sabia que existem alimentos que são incompatíveis se ingeridos na mesma refeição e que são totalmente prejudiciais à saúde? Isso mesmo! Aquela história dos nossos pais e avós de que comer manga com leite faz mal, faz todo sentido!
Sabe aquela sensação de gases, refluxo, inchaço e até daquele sono que bate depois do almoço? Pois é, esses são os primeiros sinais que sua digestão não anda nada bem. Na Ayurveda, os alimentos podem ser considerados incompatíveis quando a combinação de dois ou mais ingredientes, criam uma reação negativa no organismo, através do sobrecarregamento do Agni. (vamos falar mais disso no próximo tópico!)
A má combinação de alimentos dificulta a digestão e gera toxinas, o que pode produzir fermentação, formação de gases e, se não tratado, pode resultar em doenças. E aquela mistura alimentar que é tão comum pra gente, pode prejudicar e muito a qualidade da nossa digestão.
O sobrecarregamento do agni
O agni é o nosso fogo digestivo, representado pelo suco gástrico, e responsável pela absorção e toda a metabolização. Em grande parte, é o agni que determina o quão bem ou mal o alimento é digerido por um indivíduo. Porém, quando há a combinação de dois ou mais alimentos com sabor, energia e efeito pós-digestivos diferentes, o agni pode ficar sobrecarregado, o que inibe o sistema enzimático, resultando na produção de toxinas e consequentemente, ocasiona as doenças.
Alguns alimentos incompatíveis (Viruddha Ahara)
Queijo com feijão: Tanto o queijo como o feijão são alimentos pesados e geralmente difíceis de digerir, exigindo, uma grande força digestiva.
O sabor do feijão é adstringente e doce, e geralmente possuem um efeito pós-digestão difícil, surgindo o inchaço, os gases e a flatulência. Já o queijo, contém muita gordura (lipídios), e possui um sabor e efeito pós-digestivo azedo.
Leite com frutas: Quem imaginaria que aquela vitamina de frutas pode ser a responsável pela sua má digestão? Combinar leite com frutas como banana, morango, abacaxi, e laranja, pode diminuir a agni, alterar a flora intestinal e produzir toxinas. Isso porque, o processo digestivo dos dois tipos de alimentos é muito diferente. Enquanto as frutas produzem um verdadeiro aquecimento no processo digestivo, o leite faz o efeito inverso, de refrigeração.
Leite com peixe: Para a Ayurveda, embora ambos os alimentos tenham um sabor doce, suas potências são opostas – enquanto o peixe esquenta, o leite resfria.
A combinação desses dois alimentos pode causar Ama no corpo, dando origem a diversas condições dermatológicas, como o vitiligo. Além disso, a junção do leite com o peixe pode ocasionar obstruções nos vários canais do corpo humano, consequentes problemas circulatórios e cardíacos.
Leite com Carnes: Os ingredientes de carne e lacticínios são bastantes presentes para a composição de uma infinidade de pratos populares como, massas tortas, estrogonofes, etc.
Porém, a recomendação da Ayurveda é não de combinar carne com produtos lácteos. A explicação é que, o leite por ser um alimento completo e superconcentrado, exige mais trabalho do organismo para processá-lo. E assim, combiná-lo com outro tipo de proteína concentrada como a carne, vai gerar mais pressão e esforço sobre o sistema digestivo.
Bebidas frias ou geladas durante ou logo após as refeições: Bebidas frias como sucos, refrigerantes e água durante ou após as refeições não são recomendados, pois qualquer líquido no estômago dilui as enzimas que o corpo necessita para digerir proteínas, carboidratos e gorduras.
Alimentos crus com alimentos cozidos: Para a Ayurveda, o alimento cozido já está pré-digerido, e por isso dará menos trabalho para a digestão. Já os sabores presentes nas folhas e verduras têm a função de sinalizar ao organismo que encerramos ali a ingestão de alimentos. Por isso, o indicado é deixar para comer a salada por último durante a refeição.
Acabamos de entender como alguns alimentos podem se tornar incompatíveis quando combinados, causando alguns prejuízos para saúde. Porém, se consumidos separadamente, esses mesmos alimentos, podem estimular o agni, ajudar na digestão eficiente e até queimar ama.
Adotar a combinação de alimentos com sabedoria pode nos ajudar a criar uma sensibilidade sobre como nossas escolhas alimentares nos afetam. Seja gentil consigo mesmo, e siga no seu ritmo!
Sabe aquela combinação que citamos no início? Manga com leite? Ela é possível se adicionarmos especiarias para turbinarmos a digestão.
Você sabia que existem antídotos para essas combinações, muitas vezes saborosas para nosso paladar ocidental? Já já vem post e blog com o assunto, pois o caminho do Ayurveda é, acima de tudo, o do Equilíbrio!
Já segue o @ayurveda_society ? Então siga agora e acompanhe as novidades do mundo da Ayurveda!