Não faz muito tempo, eu falei aqui para vocês sobre o Ciclo Circadiano e o Ayurveda. Para mim, esse pequeno “relógio” que todos nós temos em si é um dos mais importantes aspectos a ser levado em consideração na busca pelo equilíbrio. Afinal, é ele quem regula nosso organismo, quem coordena essa máquina maravilhosa que é o nosso corpo humano. Por isso, mantê-lo sempre funcionando em um ritmo é fundamental. Sendo assim, hoje eu quero falar com vocês sobre a rotina ayurvédica e como criar a sua. E, principalmente, mostrar que desenvolver a manter essa rotina, além de ser simples, vai trazer grandes benefícios para sua vida, seu corpo e sua mente.
Por mais que a espontaneidade de uma vida sem regras ou horários possa parecer tentadora, já notaram como uma vida sem rotina é desorganizada? Entendam que, por rotina, não estou querendo dizer mesmice ou uma vida chata onde é tudo preto e branco. A rotina ayurvédica é uma série de ações que você desenvolve a fim de manter seu dia a dia organizado, seu corpo equilibrado e sua mente tranquila.
O ciclo circadiano e a rotina ayurvédica
Antes de seguir adiante, eu gostaria de voltar um pouquinho e falar mais sobre o ciclo circadiano. Você pode ler aqui um material completíssimo sobre ele. Mas nunca é demais explicar e dar mais detalhes sobre nosso relógio biológico.
Assim como todos os animais e plantas, também nós, seres humanos, fazemos parte da Natureza. Pode parecer óbvio, mas muita gente esquece disso em seu dia a dia. E assim como os demais seres vivos, nós também somos influenciados pelas mudanças que ocorrem. As estações de ano, o decorrer das horas ao longo do dia, a passagem do tempo… Assim como esses fatores fazem parte do ciclo da Natureza, eles também afetam nossos ciclos, em maior ou menor intensidade.
Um exemplo bem simples pode ser observado em nosso dia a dia. Já notou como de manhã cedo a energia é leve, clara, como se uma sensação de crescimento e expansão, onde tudo é possível, tomasse conta da gente? Entretanto, entre 9 e 10 horas da manhã, essa energia já é bem mais pesada, como se fosse confusa, desordenada, como se exigisse mais do seu corpo e da sua mente. Diante disso, qual seria o melhor horário para meditar: de manhã cedo, com a energia leve e expansiva do amanhecer, ou às 10h da manhã? Pois bem, isso mostra como a energia da Natureza está sincronizada com nosso organismo. Por isso, manter uma rotina ayurvédica é equilibrar seu ciclo circadiano de acordo com esse relógio que a própria Natureza nos ensina.
O Ayurveda ensina que mesmo os doshas são influenciados pelas horas do dia. Por exemplo, vocês sabiam que o horário das 2h às 6h da manhã é fortemente influenciado pela energia de Vata? E é justamente a característica de éter, de leveza que dá à alvorada essa energia clara, leve, expansiva. É ela que nos dá condições de deixar para trás o peso do sono. Por isso que acordar cedo nos deixa mais dispostos – ao contrário do que possa parecer.
Pois bem, a ciência chama isso de ciclo circadiano. Não é difícil encontrar na internet sites e textos científicos falando do núcleo supraquiasmático, a glândula pineal e a melatonina, como eles se relacionam com o sono, com a digestão e afins. Mas, no fim das contas, isso é apenas a ciência e o Ayurveda se encontrando e caminhando juntos ao concordar que sim, somos seres necessariamente cíclicos, dependemos de uma rotina, de padrões.
A rotina ayurvédica e a digestão
Quando nosso corpo se desequilibra e o ciclo circadiano se altera, uma das primeiras áreas afetadas é a digestão. Quem nunca passou uma noite em claro e, no dia seguinte, ficou com a digestão lenta, aquela sensação de empachamento e peso no estômago? Ou então, exagerou na comida congelada, no fast-food e, depois, sentiu o estômago pesar, a vitalidade cair e mesmo o sono ficar alterado?
Manter uma rotina ayurvédica na alimentação é um dos primeiros passos para manter o ciclo circadiano correndo no ritmo certo. Alimentar-se de forma ayurvédica, todos os dias nos mesmos horários, contribui para um bom funcionamento do organismo como um todo. Até mesmo o horário em que comemos altera nosso ciclo. Para o Ayurveda, nosso agni – o fogo digestivo está com potência total ao meio dia. Sendo assim, o almoço é a principal refeição. E pela noite é quando ele está mais brando, sendo recomendado que se faça apenas refeições leves e, no mínimo, três horas antes de dormir.
Outra característica curiosa da rotina está na sua circulação sanguínea. Nosso corpo é extremamente inteligente. Então nos horários destinados à alimentação, ele já separa uma demanda extra de sangue para seu sistema digestivo. Dessa forma, nos horários que seu fogo digestivo entende serem mais adequados ao café da manhã, almoço e jantar, seu corpo já envia esse suprimento extra para auxiliar no transporte dos nutrientes e auxiliar o processo digestivo.
Então, se você se alimenta fora de hora, ou sem seguir um horário específico, seu corpo não vai conseguir trabalhar bem a circulação sanguínea. Como corpo e estômago vão estar fora de sincronia, sua digestão pode ser prejudicada. Imagine um casal dançando. Se um deles está fora do ritmo, eles podem até seguir fazendo os passos, mas o resultado não será bom. O mesmo acontece quando você se alimenta desordenadamente. Você tem que entender a rotina do seu corpo para se sincronizar com ele.
Eu sei que falando assim em rotina ayurvédica, em fazer as coisas nos mesmos horários, todos os dias, pode parecer que sua vida vai virar um tédio. Mas na verdade, é o oposto. Você vai descobrir a liberdade de seguir uma vida equilibrada e organizada e, acima de tudo, de estar com corpo e mente conectados. Aliás, o tédio, por si só, já é um grande sinal de que sua mente e seu corpo estão desligados.
Quando não estamos autocentrados, quando estamos desconectados com a nossa Natureza, nossa mente fica ansiosa e busca eternamente por novidades, por escolhas, por uma falsa sensação de liberdade. Mas já notaram que quanto mais novidades a mente busca, menos ela está satisfeita? Isso leva a frustração, a mais ansiedade, resultando em um ciclo negativo de busca pelo novo e consequente insatisfação. E tudo isso pode ser evitado simplesmente ouvindo seu corpo e seguindo o ritmo que ele dita.
Veja por esse lado: todos os dias somos pessoas diferentes, passamos por experiências transformadoras, desde as mais simples às mais complexas, nunca um dia será igual ao outro, pois por mais que repetirmos a mesma rotina diariamente nos mesmos horários, nossa percepção de cada experiência será diferente!
Desenvolvendo a sua rotina ayurvédica
Mais energia, um senso mais profundo de conectividade, um sistema imunológico mais forte e hormônios equilibrados, tudo isso está entre os benefícios de viver no ritmo, por assim dizer. Ou seja, quando seu ciclo circadiano estiver bem afinado, você vai se sentir bem. Mas antes que você pense que é preciso muito trabalho para encontrar essa rotina, eu quero dizer que você precisa, inicialmente, focar em duas coisas bem simples: sono e alimentação.
Comece estabelecendo uma hora para dormir e acordar. Os ensinamentos ayurvédicos indicam que a melhor hora para ir deitar é até às 22h e, para despertar até as 6h. Não precisa ser rigorosamente este o horário, mas tente não ir muito antes ou muito além, se possível. Tome café da manhã por volta das 8h, almoce às 12h e jante até às 18h. Novamente, esses horários não são pontualmente fixos, mas são um indicativo inspirados de acordo com a força do nosso fogo digestivo.
Procure se planejar em relação à alimentação, atividades e exercícios, assim fica ainda mais simples manter sua rotina ayurvédica. Defina um horário para se exercitar, de preferência pela tarde, e outro para meditar, se possível, de manhã cedo. Evite exercícios pela noite, pois eles podem afetar seu ritmo e seu sono.
Também evite ler, assistir televisão, ficar ao celular e ter muita luz depois das 21h, para não atrapalhar seu cérebro com tamanha luminosidade. Alongue-se por dez minutos todas as manhãs. Assim você prepara seus músculos para enfrentar mais um dia. Eu recomendo fazer a postura de Gato/Vaca, pois ela relaxa a coluna, refresca a circulação da pelve e envolve a respiração. Outra dica simples é beber um copo de água-morna logo após escovar os dentes e raspar a língua. Isso vai ajudar seu organismo a entender que é hora de despertar, vai ajudar a limpar seu trato digestivo e preparar seu agni para a primeira refeição do dia.
Manter uma rotina ayurvédica está longe de ser algo tedioso. Mas pode ser libertador e transformador após você entender como seu corpo, sua mente e a Natureza estão conectados. Cuidar de si mesmo é cuidar também da sua Natureza. Então, uma vez que os caminhos passam pela alimentação, quero convidar você a conhecer meu curso Guia Definitivo de Alimentação Ayurvédica. Nele, você vai descobrir como a transição para a alimentação ayurvédica moderna pode ser simples.
Que a nossa cura seja a cura do mundo!
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais