O ritmo agitado da rotina diária faz com que a gente se desconecte do nosso ser, da nossa essência, dos nossos ciclos e resulta negativamente em nosso organismo. É comum vermos pessoas estressadas, com a saúde ruim e com uma energia pesada. Tudo isso fruto de uma rotina desalinhada com a nossa natureza.
Estamos chegando ao final do ano e eu quero te fazer um convite. Aproveite este último dia do ano para abraçar a renovação. É o momento perfeito para revisitar as atitudes tomadas por você ao longo dos meses anteriores, analisar os resultados colhidos a partir delas e traçar um novo horizonte.
Que tal começar a preparar o terreno para a semear novas possibilidades?! Venha comigo descobrir como 2021 pode ser um ano de renovação para você.
Bem-estar diário
Sabemos que nem todos os dias são flores. Às vezes, algum imprevisto acontece ou alguém te magoa. Entretanto, quando cultivamos o autocuidado, o autorespeito e o autoamor, momentos como estes passam a nos afetar menos, pois aprendemos a lidar com nós mesmos.
Dentro deste aspecto, no Ayurveda existem dois conceitos importantes: Dinacharya (cuidados diários, hábitos para a saúde) e Ritucharya (cuidados que devem ser praticados de acordo com a influência da mudança das estações no organismo). Vamos falar, hoje, sobre o Dinacharya mais a fundo e como ele pode tornar o seu ano melhor.
Dinacharya
Diferentemente das práticas extremamente rígidas aplicadas no Ocidente para a consolidação de hábitos, o Dinacharya conduz aos hábitos que respeitam os nossos ritmos e os nossos ciclos. Não apenas os nossos, mas também os da natureza.
O Dinacharya floresce o nosso potencial de vida, sendo diferente para cada ser humano em cada momento único, como a fase do ano e a estação. Ele integra corpo e mente por meio dos hábitos. Nesse sentido, recomendo alguns hábitos Ayurvédicos para o seu novo ano abaixo.
Você não precisa fazer cada item listado, faça o que te faz bem, dentro do que é possível para a sua realidade. Essas são apenas recomendações. Mas lembre-se, toda rotina começa aos poucos. Sempre tenha em mente o respeito ao seu corpo.
Ao despertar, ritualize
O nascer do sol traz grandes benefícios para o corpo e para a mente. Entre os benefícios estão a vitalidade e bom funcionamento dos nossos hormônios e células.
Tome banhos com calma
A água proporciona prazer e descanso ao nosso corpo, além de despertar e ativar a nossa mente.
Faça um desjejum sutil
Inicie o seu dia bebendo meio copo de água morna. Essa ação ativa o seu fogo digestivo, o agni e favorece a limpeza do intestino.
Medite
A meditação centraliza a nossa concentração, aumenta o foco, afasta a ansiedade e ajuda a percebermos melhor a vida, o momento e as outras pessoas.
Movimente-se
Faça exercícios físicos. De preferência, e se você puder, no período da manhã. Caminhada, bicicleta e Yoga são algumas opções.
Cuide da sua alimentação
Alimente-se bem. Dê ao seu corpo os nutrientes que ele precisa para funcionar plenamente e de forma saudável, observando seu dosha.
Durma bem
O equilíbrio do sono é fundamental para um corpo saudável. É durante o sono que o corpo ativa sua “função auto-limpante”, desintoxicando cada célula, tecidos e órgãos.
Para o ano que vai iniciar
Adotando essas práticas, você se perceberá mais atento ao seu próprio corpo, às suas necessidades e desafios ao longo do ano. Monitore seus sentimentos e suas ações e esteja sempre alerta aos ciclos da natureza para que você possa criar rotinas adaptadas para o seu momento e sua realidade atual.
Vale também, para as mulheres, estarem mais atentas ao seu ciclo menstrual e fazerem uma assimilação com os doshas em cada fase. Seu corpo pede atenção e ele funciona por ciclos. Respeite-o. Acolha-se. Você verá os resultados.
E assim começamos construir a tão desejada longevidade proposta pelo Ayurveda!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda!
Com carinho,
Thais.