Para encerrar a nossa discussão inicial sobre os doshas do Ayurveda, hoje vamos falar um pouco sobre o terceiro e último grande dosha: o Kapha. Caso você seja nova por aqui e não tenha acompanhado essa trajetória de autoconhecimento que estamos traçando juntas, convido-a a ler os textos do Vata e do Pitta, nesta sequência.
Sem mais delongas, vamos conhecer o Kapha Dosha e entrar de cabeça nessa relação de autocuidado e amor.
Kapha Dosha
Os elementos aos quais Kapha está associado são água e terra. A tradução comum de Kapha é “aquilo que estrutura”, significando que Kapha é responsável pelo nosso sistema de suporte esquelético e também pelos músculos, ligamentos, articulações e tendões que nos mantêm unidos.
Em termos ayurvédicos, as qualidades de Kapha são:
- Frio;
- Suave;
- Macio;
- Estável;
- Oleoso.
Isso significa que indivíduos que têm o Kapha Dosha em estado de dominância são muito bem fundamentados e “pé no chão”. Eles tendem a ter uma paciência infinita, ser muito solidários uns com os outros e manter a cabeça no lugar durante uma crise, o que os torna muito valiosos quando as coisas não estão indo bem. Quando em equilíbrio, os Kapha são capazes de aproveitar a vida e trazer uma atitude entusiasmada e inspiradora para os projetos dos quais participa.
Sinais de Kapha desequilibrado
- Congestão nasal;
- Letargia;
- Sinusite;
- Resfriado;
- Lentidão;
- Sono excessivo;
- Esgotamento mental;
- Preguiça;
- Melancolia excessiva;
- Depressão.
Kapha Equilibrado
Para manter o seu Kapha em equilíbrio, listo algumas dicas que poderão ajudar bastante.
Regule o seu sono
Inclua na sua rotina de hábitos os horários que você deve dormir e acordar. Descubra quantas horas de sono o seu corpo precisa para descansar bem e respeite-o nestes momentos. Se você puder acordar um pouco antes do nascer do sol (às 06h da manhã), melhor ainda – isso é conhecido por Brahma Muhurta no Ayurveda. Esse hábito além de ajudar a regular nossos hormônios é altamente benéfico para promoção da saúde.
Fazer atividades físicas
As atividades físicas são ótimas para o Kapha. Se para você for possível incluí-las no período da manhã, seu dia, e não apenas o seu corpo, agradecerá. Você se sentirá mais produtiva em suas atividades. Mas se não puder, não tem problema, o importante é movimentar a sua morada sagrada, o seu corpo.
Alguns exemplos de exercícios são: corrida, yoga, academia ou pedalada. Vale lembrar importantíssimo: sempre respeite a sua constituição física e faça os exercícios possíveis, dentro da sua realidade atual.
Tenha uma boa alimentação
Para os Kapha, o Ayurveda recomenda a redução de sabores doces, salgados e azedos, além dos laticínios. Opte por alimentos amargos, adstringentes, picantes e leites vegetais.
Recomenda também, para limpeza e detox, o consumo de vegetais e frutas frescas. Sua alimentação deve conter pouco óleo, azeite ou ghee durante o preparo dos seus alimentos.
Seja leve
Faça o que te faz bem e saia da rotina. Conheça novos lugares e novas pessoas, envolva-se em novos projetos e mantenha-se ativa e conectada com o seu eu interior. Priorize-se. Ame-se. Cuide-se.
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda!
Com carinho,
Thais.