Como está a sua qualidade do seu sono? Está encontrando dificuldades para dormir? Fica visualizando eternamente o feed do Instagram antes de pegar no sono? Tenta adormecer sem sucesso por que não consegue parar de pensar nas pendências do amanhã? Se a sua resposta foi sim para essas perguntas, fique nesse post até o final, e saiba mais sobre a insônia, segundo o Ayurveda.
A Insônia para a Ayurveda
Além de dar o descanso completo ao corpo e a mente, uma boa noite de sono nutre o corpo, aumenta a longevidade, ativa a memória, rejuvenesce, dentre outros benefícios. Porém nos últimos tempos, com o nosso estilo de vida rápido, conectado e focado em alta produtividade, a Insônia (Anidra ou Nidranasha no Ayurveda), tem se tornado cada vez comum.
Para a Ayurveda, a insônia não é apenas uma doença, mas sim um sintoma de um desequilíbrio implícito, que se não for tratado, poderá ocasionar no futuro, muitos outros problemas físicos, comportamentais, cognitivos e mentais crônicos.
É claro que existem remédios para ajudar a dormir bem, e que resolvem a questão de forma paliativa da insônia. Mas será que não seria mais interessante identificar a raiz do problema?
O desequilíbrio dos subdoshas
A Insônia nada mais é, que um desequilíbrio dos subdoshas de Vata, Pitta e Kapha. Localizado na cabeça e ligado a respiração, o subdosha de Vata, Prana Vayu, quando agravado pode deixar a pessoa hiperativa, levando a ansiedade e depressão. Já o subdosha de Pitta, Sadhak permanece na região do coração e em desequilíbrio gera distúrbios emocionais como tristeza, raiva e ansiedade, o que afeta o sono. E o subdosha chamado Tarpak Kapha de Kapha, é responsável por nutrir as células do cérebro, e quando em desequilíbrio provoca má nutrição das células do cérebro, o que leva a insônia.
Tratamentos
O tratamento ayurvédico para a Anidra tem dois objetivos. Um é ajudar com a qualidade e a quantidade do sono e o outro, é estudar a causa para evitar que surjam outros problemas de saúde devidos a ela.
Chás de ervas calmantes e Suplementos: Ao preparar para ir deitar prepare um chá quente. Chás de camomila, lavanda, erva-cidreira e erva doce são excelentes agentes calmantes que ajudam relaxar para uma boa noite de sono.
A Ashwagandha também conhecida como ginseng indiano é uma planta com propriedades medicinais, que é prescrita como um ótimo suplemento para melhorar a qualidade do sono.
Terapias para acalmar os nervos: Na Ayurveda, existem várias técnicas, a base de óleos e ervas para ajudar a reduzir o stress, a tensão muscular e as dores nervosas. Uma delas é a Shirodhara, uma prática de derramamento rítmico sobre a testa da pessoa de óleo medicinal com ervas, o que ajuda a controlar a hiperatividade dos nervos, reduzir o estresse e acalmar a mente.
Outra prática é o thala-pothichil, uma técnica que envolve cobrir toda a cabeça com uma pasta fitoterápica, o que traz um efeito de resfriamento para todo o corpo.
Detox do sono: Alguns hábitos devem ser evitados antes de dormir. São eles:
- Não dormir durante o dia. Esse é um hábito considerado tamásico, o que é totalmente prejudicial para o nosso corpo.
- Evitar bebidas estimulantes à noite, como café e chá preto/verde.
- Evitar atividades e exercícios de alta intensidade no final da noite.
- Desconectar de dispositivos como televisão e celular, especialmente uma hora antes de dormir. Adormecer na frente da TV ou sobre o celular, não é repousante e nem restaurador. Isso porque, a hora de ir para a cama também deve estar de acordo com o ritmo circadiano do nosso corpo.
Ritual do sono: No Ayurveda, para ter uma noite de sono profunda, nutritiva e proveitosa, deve- se incluir algumas práticas e atividades no seu ritual do sono. São elas:
- Planejar seu jantar com antecedência. Nem muito leve para não sentir fome, e nem muito pesado para não se sentir cheio demais e de preferência de acordo com seu dosha.
Mantenha uma maior quantidade de hidratação até às 18 horas. Assim como também, tente fazer sua última refeição por volta desse horário, para que assim, dê tempo de fazer sua digestão antes de ir para cama e esvaziar a bexiga, evitando levanta-se sucessivamente durante a noite, interropendo o sono reparador.
- Consuma chás de ervas calmantes e digestivos após o jantar.
- Faça uma caminhada leve, um alongamento ou uma meditação depois da refeição.
- Tome um banho quente um pouco antes de comer. Complemente com uma aplicação de óleo de girassol nas mãos e na planta dos pés, para os músculos doloridos.
- Opte por jantares quentes e úmidos, para a pacificação de Vata.
- Considere dormir cedo, entre 20h à 23h. Dormir tarde demais, não é nada benéfico para o corpo, e acordar mais tarde também não compensa o descanso ideal necessário, devido às várias funções hormonais que seguem o ritmo do sol.
Viu só?! Na Ayurveda, existem diversas atitudes para ajudar você restaurar o desequilíbrio de Dosha para curar a Insônia. Essas são só algumas delas. Desconecte um pouco dos ruídos do lado de fora e conecte com você mesmo. Promete que vai tentar? 🙂