Eu já comentei algumas vezes com vocês que, assim como a Natureza muda de acordo com as estações do ano, nós também, seres humanos, somos influenciados por essa mudança. Afinal, nós também fazemos parte dessa Natureza. E, diante disso, o Ayurveda nos orienta e ensina a passar por esses momentos de transição de forma suave, aproveitando o que de melhor cada estação tem para nos oferecer.
Esse texto possui links patrocinados. Facilitando suas compras e garantindo produtos de qualidade. Para usufruir dos descontos oferecidos, use o cupom: AYURVEDASOCIETY
Agora, a Primavera começa a se despedir enquanto uma nova estação desponta no horizonte. É hora de saudar o sol, o fogo e a água porque está chegando o Verão. Durante o verão, por exemplo, os alimentos quentes são geralmente substituídos por opções frias e refrescantes, como melancia e saladas frescas, e noites aconchegantes em casa são geralmente substituídas por caminhadas noturnas ao ar livre.
Assim como a Primavera é regida pelos elementos de Terra e Água, o Verão para o Ayurveda também tem seus próprios elementos da natureza predominantes. Agora o elemento Terra cede espaço ao Fogo, com seu calor e intensidade, enquanto a umidade da Água permanece ao seu lado. E é essa combinação de fogo mais água que faz do Verão uma estação marcada pelo Pitta dosha.
O elemento Fogo tem grande poder sobre nosso organismo, sendo capaz de influenciar até mesmo nossa personalidade. Pessoas com o Pitta dosha agravado tendem a sentir mais as alterações causadas pela energia do elemento Fogo do verão.
Elas podem facilmente se sentirem incomodadas pelo aumento da temperatura interna, e isso pode se refletir em um comportamento explosivo, irritável, impaciente. Isso ocorre porque o Fogo pode mudar a forma com que vemos uma situação positiva ou negativamente. Então, por mais que seja tentador simplesmente nos “deixar levar” pelo calor das emoções (literalmente), que tal aproveitar essa força interior para se expandir de forma gentil e criativa? Afinal, essa força extra é perfeita para ajudar a atingir seus objetivos e tirar os planos do papel.
Como administrar a energia do Fogo no Verão
Mesmo quem não tem o Pitta dosha agravado precisa estar atento durante o Verão. Afinal, todos nós também somos compostos pelos elementos na natureza e sofremos influência dos três doshas. Então, de acordo com o Ayurveda, é preciso contrabalancear o calor associado ao Pitta, de forma a equilibrá-lo. Um Pitta desequilibrado no Verão pode trazer sensações bem ruins, como: raiva e irritabilidade, azia e hiperacidez. Pele inflamada, sensível e com excesso de oleosidade, além de acne e erupções nas áreas da zona-T do rosto.
Então, para equilibrar a influência da energia do Fogo, é preciso seguir alguns direcionamentos simples. Afinal, uma das maiores belezas do Ayurveda é o convite a você olhar para si e escutar seu corpo, esse sem dúvidas é o melhor caminho para o equilíbrio. Então, primeiro, que tal entender exatamente como o calor afeta seu organismo?
Abra as janelas de manhã cedo e fique alguns segundos sob a luz direta do sol, sem se mover. Veja como seu organismo reage ao calor e depois, como sua mente reage. Conecte consigo mesma, medite… E, a partir de então, faça pequenas mudanças em sua rotina que vão lhe trazer grandes benefícios neste período. Que tal começar por limpar sua língua todas as manhãs?
Pequenas mudanças na alimentação trazem grandes benefícios
Você já notou como, no Verão, nosso organismo parece clamar por frutas e vegetais frescos? É uma forma dele se regular após a untuosidade do Inverno e a umidade da Primavera. Folhas escuras como couve e espinafre são muito bem-vindas, pois ajudam a purificar e resfriar o corpo.
Busque os sabores mais doces, adstringentes e amargos. E, se possível, evite os cítricos, uma vez que eles tendem a aumentar o calor. Opte por frutas hidratantes como melancia, melão, e doces, como morangos. E se você comer carne, opte pelo frango ou pelo peixe de água doce.
Este também é um excelente período para ingerir chás e bebidas mais leves e refrescantes, como chá de hortelã fresco, coentro bolinha em grão e refresco de romã, já provou?! E você conhece o CCF Tea? Ele é o chá queridinho ayurvédico para dar aquela secada no verão!
Você também pode usar a coentro em pó e o cardamomo em substituição a outros temperos mais quentes como a pimenta e o cravo. Frescor é a palavra de ordem! Essa massala é a mais indicada para essa época do ano, use em suas preparações de molhos de saladas, legumes e verduras, kicharis, e onde mais você quiser adicionar sabor e equilíbrio!
O dia a dia também merece atenção!
Sempre gosto de salientar que o Ayurveda não se refere só à alimentação, mas a todo um estilo de vida. Isso porque fatores como o horário em que você se exercita, a hora em que dorme, acorda e outras características da sua rotina também influenciam no equilíbrio do seu organismo.
Então, de acordo com os ensinamentos, no Verão o elemento fogo está mais ativo entre as 10h e as 14h. Por isso, é altamente recomendável evitar esses horários para se exercitar ou fazer qualquer atividade que envolva um maior esforço físico, discursões acaloradas e sauna, por exemplo.
Procure fazer exercícios físicos de manhã cedo, entre em assuntos mais difíceis na parte da manha que é um horário de energia fria- horário kapha, e evite sauna durante o verão. (Salvo se você estiver em tratamento, ou por recomendação médico-ayurvédica).
E se você ainda não é adepta do autocuidado ayurvédico, aproveite que o Verão marca a mudança de ano para criar novos hábitos e rotinas! Esta é uma excelente oportunidade de praticar o auto-abhyanga, uma rotina de automassagens que ajudam a acalmar a pele e a mente, relaxando o estresse causado pelo calor do Pitta e eliminando a irritabilidade mental.
Troque o hidratante corporal pós sol por óleo de coco aplicado na hora do banho. Você pode acrescentar algumas gotas de óleo de hortelã, coentro ou rosas a fim de trazer ainda mais relaxamento. Após um dia longo e quente, experimente fazer longos movimentos, deslizando as mãos pelo seu corpo durante o banho e sinta a diferença.
Agora se você já sabe seu dosha confira essas dicas para aproveitar ao máximo o verão em equilíbrio!
Se você ainda não sabe seu dosha, clique aqui e descubra agora
Se seu dosha é Vata
Em que se concentrar:
O verão é uma época do ano para aproveitar o sol, portanto desfrute do calor e concentre sua atenção em se manter aterrado e bem hidratado. Não se exponha demais ao vento, com suas qualidades secas, agudas e móveis típicas do verão.
O que comer
O Ayurveda diz que o igual aumenta o igual e o oposto o equilibrará. Sabendo disso, considere que o verão também traz a temporada de ventanias e, quando o vento está forte, há muito movimento e é fácil para o vata perder o equilíbrio. É quando alimentos mais pesados e básicos, como raízes e guisados quentes cozidos, entram em ação para ajudar a aterrar os Vatinhas.
O que evitar
Considerando que o vata já absorve o calor das altas temperaturas evite pratos especialmente ardentes que causem secura e a modere com bebidas geladas e alimentos congelados para proteger seu sistema das oscilações entre as temperaturas que prejudicam a digestão, -nosso agni, que para o vata pode ser um tanto quanto preguiçoso por natureza.
Reduzir o consumo de melancia (se consumir adicione sal, para ajudar a manter o organismo hidratado e melhor digeri-la), vegetais crus, brócolis, couve de Bruxelas, repolho e couve-flor para evitar sobrecarregar o sistema digestivo- agni. Observe como você se sente depois de comer e preste atenção aos sinais sutis de aumento da secura, como gases, inchaço (não digestão completa), constipação ou pele seca. Se isso acontecer seu vata se desequilibrou.
O que fazer:
O vento quente e o calor do verão podem ressecar a pele. Para remediar isso, os vatas podem fazer automassagens com óleo de gergelim, com foco nas articulações.
Se o seu dosha é Pitta…
Em que se concentrar
Pessoas com um dosha pitta dominante naturalmente ficam quentes, graças a uma constituição de fogo. Portanto, o foco principal de um pitta durante o verão é se refrescar. Uma ótima maneira de equilibrar pitta durante os meses de verão é focar em uma alimentação refrescante que poderão ajudar a diminuir parte do fogo de dentro para fora.
O que comer
Alimentos de energia fria. Coentro, limão, coco ralado, abacate, pepino, aspargos, melancia, lentilha vermelha, feijão mungo e suco de babosa. Basicamente, alimentos à base de água ajudam a diminuir o fogo em sua constituição.
O que evitar:
Alimentos picantes, alimentos ácidos e alimentos fermentados. Esses alimentos além de desiquilibrarem seu dosha, eles aumentam o odor corporal para o pitta em qualquer época do ano, mais ainda no verão. Evite o famoso kobucha, iogurte, carne vermelha, cebola, alho e todas as pimentas se você já tem algum problema com hálito e suor com odores fortes.
O que fazer
Mantenha-se na sombra! O pitta sob o sol pode apresentar sintomas de desequilíbrio, como dores de cabeça, irritação, raiva, problemas de pele como acne, afrontamentos e sensações de queimação no corpo.
Portanto, desacelere durante o verão e se manter hidratado para que pitta não aqueça demais, práticas de atividades refrescantes, como esportes aquáticos, Hatha ioga, tai chi.
Caminhadas pela ao ar livre no início da manhã ou final de tarde ou à noite, banho de lua crescente à cheia, também são super terapêuticos, pois nesses momentos nosso planeta é banhado com energia natural fria. Essas são minhas maneiras favoritas de equilibrar meu pitta selvagem!
Se seu dosha é Kapha…
Em que se concentrar
O verão é a estação mais equilibrada para kapha, em outras palavras, o verão é a hora de kapha brilhar!
O que comer
Frutas e vegetais frescos são ótimos para kapha no verão. Prefira frutas adstringentes como maçãs, peras, ameixas, frutas vermelhas e romã, os alimentos adstringentes são feitos dos elementos da terra e do ar, promovem a cura, acalmam e têm propriedades rejuvenescedoras.
Grãos como quinoa, arroz basmati e feijão também são ótimos para kapha durante o verão. Kapha governa os órgãos que produzem catarro, e comer grãos secos como trigo sarraceno, centeio, milho, etc., ajuda a reduzir o congestionamento de muco ou a produção de catarro.
O que evitar
Kapha é formado pelos elementos Terra e Água. São elementos pesados e frios. Sua escolha de alimentos será por alimentos quentes e água quente. Alimentos congelados ou bebidas açucaradas podem agravar uma kapha e causar a sensação de peso e letargia.
Além disso, minimize o consumo de leite, abacate e macarrão porque esses alimentos pesados podem agravar ainda mais os elementos terra e água de kapha, que em desequilíbrio que pode se manifestar como congestão, excesso de muco e peso, preguiça e até tristeza.
O que fazer
Kapha precisa que as coisas sejam divertidas, novas e interessantes – caso contrário, eles se entediam facilmente. É por isso que os kaphas devem abraçar novas atividades durante o verão, especialmente aquelas que mantêm a mente ativa e o corpo em forma. Além disso, os kaphas podem querer começar o dia cedo com uma corrida suave, um passeio de bicicleta ou vinyasa ioga.
Conforme o dia avança, a motivação de kapha diminui e eles podem facilmente adquirir o hábito de adiar as coisas, tornando-se preguiçosos, lentos e letárgicos. E não é isso que nos queremos, não é mesmo?!
Manter uma rotina ayurvédica pode ser libertadora e de muita transformação. Entenda como seu corpo, sua mente e a Natureza estão conectados. Cuidar de si é cuidar também da sua Natureza.
Lembre-se de que você é o melhor juiz do que funciona para você. Ouça o que seu corpo, mente e espírito estão lhe dizendo. E se achar que precisa de ajuda, encontre um terapeuta Ayurveda próximo a você!
Então, uma vez que os caminhos para o equilíbrio passam pela alimentação, quero convidar você a conhecer meu curso Guia Definitivo de Alimentação Ayurvédica. Nele, você vai descobrir como a transição para a alimentação ayurvédica moderna pode ser simples. E se não está querendo um curso agora, adquira meu livro, tenho certeza que ele será muito útil!
Que a nossa cura seja a cura do mundo!
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thais J.