Hoje em dia, praticamente todo mundo já sabe dos prejuízos da comida ultraprocessada em nossa alimentação. O excesso de açúcar, sal, gorduras e vários outros aditivos químicos impactam severamente a nossa saúde. E, dentro de uma perspectiva ayurvédica, esses alimentos também são extremamente carentes de prana, a energia vital.
A alimentação ayurvédica segue o preceito de adequar as nossas refeições não apenas de acordo com nosso dosha, mas também com a força do nosso agni. Ou seja, em momentos em que o nosso fogo digestivo esteja mais fraco, é quando devemos ingerir refeições mais leves. Por isso, o almoço é a principal refeição do nosso dia, de acordo com Ayurveda. Isso porque é nesse momento que nosso agni está com força total, pois nosso agni acompanha o movimento do sol.
Nada melhor do que começar o dia com o Dinacharya, um ritual matinal para manutenção da saúde e rejuvenescimento (leia mais aqui), seguido de um belo café da manhã! Quando digo belo, pense em alimentos que irão nutrir e dar energia. Isso mesmo, vamos começar a nos atentar para a energia dos alimentos, pois aí está a chave da prevenção das doenças e da longevidade!
Isso porque despertar com um desjejum ayurvédico é uma excelente forma de acordar também o nosso agni. E eu já comentei aqui com vocês que um agni forte é sinônimo de uma boa digestão. Ele também é responsável pela diminuição do acúmulo de toxinas (amas) em nossos tecidos, assim como na construção e manutenção da imunidade. E em tempos de Covid, tudo que a gente quer é ter um sistema imunológico robusto, não é mesmo?
Outro aspecto positivo do café da manhã ayurvédico é que ele também vai ajudar a manter a nossa vitalidade, nosso Ojas em alta. E isso contribui para redução do stress, o que ajuda a manter a nossa saúde, e até mesmo deixa nossa pele mais bonita e radiante! Ou seja, não há motivos para pular essa refeição no nosso dia. Muito menos se entregar a preguiça e se encher de processados tão cedo pela manhã .
O café da manhã ayurvédico de acordo com seu dosha
Alimentar-se de forma ayurvédica não precisa ser complicado (leia mais aqui). Então, com um pouquinho de preparação e planejamento, você consegue preparar um café da manhã delicioso para você e sua família. Afinal, esse ritual alimentar diário é uma forma de autocuidado, e se proposto como uma ato amor, será capaz de recarregar nossa energia também!
Então, sendo o café da manhã uma refeição que vai dar o tom do nosso dia a dia, que tal investir em alimentos que vão nutrir nosso corpo, mente e espírito? Quero dizer, que tal preparar sua refeição com ingredientes naturais, que até mesmo a sua avó saberia reconhecer e que vieram diretamente da nossa grande e sábia Mãe Natureza? Quer uma forma melhor de começar o seu dia?
Eu quero mostrar para vocês que preparar um café da manhã ayurvédico é importante não apenas nutricionalmente, mas também energeticamente. Por isso eu separei algumas receitas para você preparar sua refeição de acordo com seu dosha. (Para saber seu Dosha, clique aqui). Uma versão repleta de prana e outra boa também, com menos energia, mas que para um dia ou outro, quando estamos na correria, funciona muito bem pela praticidade.
Você também vai ver que a maioria das receitas são quentinhas e no melhor estilo comfort food. Isso acontece porque, dentro dos ensinamentos do Ayurveda, acreditamos que a comida fria ou crua pode ser difícil para digerir, ainda mais se o nosso agni está baixo. E pela manhã ele ainda esta aquecendo. Leia mais aqui sobre relógio ayurvédico. Então, vamos às receitas? Todas as receitas estão em porções individuais. Para aumentá-las, é só dobrar a receita.
Café da manhã ayurvédico para o dosha Vata
Essa é uma receita que eu adoro, principalmente em estações como o Outono. Isso porque esse é um período de transição e mudança em que o dosha Vata se desequilibra facilmente.
Mingau de aveia com especiarias
Ingredientes:
1 xícara de aveia
2 xícaras de água
1 colher de sopa cheia de ghee
2 tâmaras picadas sem caroço ou ameixa seca
¼ colher de chá de cardamomo em pó
¼ colher de chá de canela em pó
1 pitada de noz-moscada em pó
1 pitada de cúrcuma (antídoto da aveia)
Preparo
Coloque o cardamomo, a canela e a noz-moscada em uma panela pequena em fogo baixo e toste por alguns SEGUNDOS, muito rapidamente para não queimar, apenas para liberar o aroma das especiarias e adicione o ghee. Então, coloque a aveia, as tâmaras e a água leve para ferver. Reduza o fogo e cozinhe em fogo baixo até que a aveia esteja totalmente cozida, entre 5-10 minutos.
Se quiser, adicione um pouco de leite vegetal de sua preferência – o de castanha e o de amêndoas são os meus favoritos – ou leite de vaca integral depois que a aveia estiver cozida para dar ao prato uma textura cremosa agradável. A aveia já deve ter um sabor adocicado e agradável graças às tâmaras, mas se preferir por adicionar mel ao mingau quando ele já estiver esfriado e uma pitada de canela em pó para finalizar. (Lembrando que o mel não poder ser aquecido, pois nesse estado ele libera toxinas).
Chá para acompanhar: Gengibre sozinho ou com erva doce.
Batata Doce Assada ou Cozida
Ingredientes:
1 batata doce de tamanho médio
2 colheres de sopa de ghee
¼ colher de chá de cardamomo em pó
¼ colher de chá de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó
Uma estrela de anis
1 punhado de amêndoas ou pistache ou nozes torradas
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave a batata doce e seque completamente. Com um garfo ou faca afiada, faça furos em cada lado da batata doce. Use 1 colher de sopa de ghee para cobrir a casca da batata. Então embrulhe a batata doce em papel alumínio e coloque na grade central do forno. Asse por 30-35 minutos. Ela estará pronta quando você furar com um garfo e ficar macia no meio. Assim que estiver assada, retire-a da embalagem e corte-a. Mas se preferir cozida, que é mais rápido, é só cortá-la e fervê-la em água até amolecer.
Para a calda de ghee, colocar o ghee em uma panela pequena, adicionar as especiarias e as amêndoas e fritar por alguns segundos e pronto! Sirva sobre as batatas. As batatas amassadas com a calda ficam muito cremosas e integram todos os sabores! Sem contar que o perfume dessa calda irá contagiar a casa toda!
Chá para acompanhar: Erva doce com canela ou gengibre
Na correria:
Pão integral torrado com mel (pode adicionar sabor com uma pitada de canela em pó) e servido com chá de gengibre (antídoto do trigo). Leve uma fruta da estação recomendada para Vata ou um pedaço de queijo para um lanche no meio da manhã. (Para receber a lista de alimentos recomendados para seu Dosha, clique aqui e faça o teste).
Essa opção favorece menos prana ao seu café da manhã, pois o pão industrializado só contém nutrientes e é totalmente sem energia vital. Mas se o pão for feito por você, esse aspecto muda por total! Está começando a entender como as coisas funcionam? Nossa, como eu amo muito tudo isso!
Café-da-manhã ayurvédico para o dosha Pitta
Essas receitas são perfeitas para quem está com o Pitta, ou então no Outono em dias chuvosos ou em períodos mais quentes como o verão.
Ovos Ayurvédicos para o café da manhã
(Pode ser feito só com claras ou com a adição de um ovo inteiro)
Ingredientes:
2 claras de ovo
1 ovo inteiro (opcional)
⅛ xícara de água
1 colher de chá de ghee ou óleo de coco
½ xícara de folhas de espinafre ou salsinha ou coentro frescas
¼ colher de chá de cúrcuma
1 pitada de coentro em pó ou semente de kümmel (opcional, mas dá um sabor muito bom! Sem contar que é excelente para a barriguinha do Pitta!)
1 pitada de sal
Preparo:
Bata as claras. Então acrescente água e a cúrcuma, o outro ovo (opcional) e o sal e bata até incorporar. Adicione o ghee na frigideira e coloque o coentro em pó ou o kümmel, frite por alguns segundos e despeje a mistura. Então deixe as claras cozinharem sem mexer até que a mistura comece a assentar nas bordas. Adicione o espinafre, ou a salsinha ou o coentro frescos. Usando uma espátula, vire delicadamente os ovos. Quando os ovos estiverem com a consistência desejada, retire do fogo.
Chá para acompanhar: coentro bolinha ou hortelã fresco
Arroz doce ayurvédico
(Essa receita é uma mão na roda. Você pode deixar o arroz cozido pronto no dia anterior e na manhã seguinte incorporar as especiarias.)
Ingredientes:
1 xícara de arroz branco cozido
1 xícara de leite de coco ou castanha de sua preferência
¼ xícara de uva passas ou 2 ameixas ou 2 tâmaras
½ xícara de coco ralado
1 colher de sopa de óleo de coco ou ghee
½ colher de chá de cardamomo em pó
½ colher de chá de coentro ou/e erva doce em pó (se ainda esta adaptando o paladar pode substituir por canela em pó, mas permita-se conhecer novos sabores!)
3 cravos da Índia
1 pitada de açúcar mascavo
Preparo:
Coloque o ghee, o açúcar e o coco ralado uma panela pequena e frite por alguns segundos até sentir um cheirinho de caramelo. Então, adicione todos os ingredientes e misture bem. Cozinhe em fogo médio a baixo, até incorporar todos os sabores, cerca de 5 minutos. Depois, é só servir!
Sugestão de chá: Hortelã ou Canela com coentro bolinha
Na correria:
Meia banda de mamão papaya/ ou manga doce com granola (opte pelas que tem coco seco na composição) e hortelã fresco picado. Acompanhe com ½ copo água ou com ½ copo de leite vegetal da sua preferência, com sua especiaria preferida, beba em temperatura ambiente. Ou então, opte pelo pão integral torrado com queijo branco ou cottage, e chá de camomila e gengibre (antídoto do trigo). Mas esse café da manhã não contém o mesmo nível energético das primeiras opções, pois contém alimentos industrializados que possuem apenas nutrientes, mas não contém energia vital.
Café-da-manhã ayurvédico para o dosha Kapha
Kapha não precisa de muito alimento pela manhã, pois pode deixá-lo mais lento e com muita preguiça. Isso porque seu poder de digestão é o mais lento dos três doshas, precisando sempre ser estimulado.
Granola caseira simples
Ingredientes:
4 xícaras de aveia em flocos
1 xícara de farelo de aveia
½ xícara e nozes moídas
1 xícara de sementes de girassol cruas, moídas
½ xícara de passas pretas
½ xícara de damasco seco picado
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de pó de cardamomo
½ xícara de leite de coco
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de chá de gengibre seco em pó
Uma colher de chá de cravo em pó
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Combine os ingredientes secos em uma tigela. Misture os líquidos. Então, despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture bem para incorporar. Distribua em assadeira grandes não untadas. Asse por 30 minutos ou até que a granola esteja dourada e perfumada. Quando esfriar, combine de meia a 1 xícara de granola com leite de arroz em temperatura ambiente para fazer um cereal matinal leve e saudável. Guarde o restante em um recipiente hermético pelo resto da semana.
Cuscuz de milho ( preparo tipo nordestino)
Ingredientes:
1 xícara de farinha de milho flocada, tipo flocão.
3/4 de xícara de água
1 pitada de sal.
Preparo:
Hidrate o cuscuz de milho com a água e o sal por 10 minutos. Depois prepare-o na cuscuzeira a vapor.
Sugestão de bebida: xícara de café com uma pitada de cardamomo. Ou um chá picante como o chai, fica perfeito!
Na correria:
Pão de centeio torrado com ghee com um chá estimulante: gengibre com canela, chá preto, ou chai (sem leite), ou apenas uma fruta da estação. Mas lembrando que pão de centeio industrializado não possui prana, conferindo a essa receita pouco valor de energia vital.
Então, viu como é simples fazer um café da manhã ayurvédico delicioso, saudável e cheio de prana? Percebe que também dá para fazer um café da manhã alternativo simples e, ainda, aplicando os princípios ayurvédicos nos alimentos que já estamos acostumados?
Encare o Ayurveda como um processo de transição e vá aos poucos incorporando seus princípios em seu dia a dia. Comer ayurvedicamente não é comer pratos indianos e sim comer usando os princípios do Ayurveda, usando suas especiarias e biohacks (ferramentas) para digerir melhor os alimentos e beneficiando de todos os nutrientes e energia vital que eles nos proporcionam.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre como fazer a sua transição para o Ayurveda, então não deixe de conhecer o meu curso! Lá eu ensino de forma definitiva e clara tudo o que você precisa para se alimentar e alimentar sua família, adaptando o que você já come diariamente, dentro da nossa culinária, sem mudanças bruscas, nem deixando de comer o que você come hoje, mas pela ótica ayurvédica. Foi o que eu fiz aqui em casa, encontrei um ponto de equilíbrio sendo uma Pitta com Vata agravado, um marido Pitta-Kapha e um filho Pitta. E é mais simples do que parece! Eu garanto!
E assim prosseguimos no desejo que a nossa cura seja a cura do mundo!
Nos encontramos nos caminhos do Ayurveda.
Com amor,
Thaís