Para muitos brasileiros, pensar em começar o dia sem o tradicional cafezinho é quase impossível, não é mesmo? Afinal, essa é uma tradição e tanto não apenas no Brasil, mas em vários outros países. Sabiam que, depois da água, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo? Mas também é sabido que ele pode trazer malefícios. Então, que tal amenizar esses efeitos desarmônicos em nosso organismo adicionando o poderoso ghee?
Dentro de uma perspectiva ayurvédica, o café pode trazer algumas controvérsias. Isso porque, de acordo com a própria filosofia do Ayurveda, “todo alimento pode ser tanto um remédio quanto um veneno”, a depender de como é consumido e por quem é consumido. Pois bem, o café não foge a essa regra. Para algumas pessoas, ele pode até trazer uma sensação de bem-estar, de estar mais energizado. Mas isso pode ter um custo.
Eu já falei aqui sobre a importância de equilibrar o organismo a fim de manter nossa reserva energética – ojas. Pois bem, situações estressantes, como por exemplo, aquelas que nos deixam sob tensão, acabam levando a uma diminuição dessa reserva energética. E a vibração estimulante do café pode gerar no organismo uma reação similar a como se ele estivesse enfrentando uma situação estressante.
Efeitos do café nos doshas
Outra coisa que eu sempre falo aqui é sobre a importância de equilibrar sua alimentação de acordo com seu dosha. Se você ainda tem dúvidas se é Vata, Pitta ou Kapha, faça agora nosso teste e descubra seu perfil ayurvédico! Depois disso, fica ainda mais simples entender como o café se comporta dentro de uma alimentação voltada para equilibrar seu dosha.
Pessoas com Vata ou Pitta dominante provavelmente são aquelas que simplesmente amam um cafezinho e não dispensam a bebida. Mas é preciso ter cautela ou ele pode desequilibrar seu dosha. Isso porque ele aumenta o Vata. Então se esse é seu dosha dominante, ele pode causar ansiedade, aspereza emocional, mente acelerada e constipação.
Já em quem tem o Pitta como dosha dominante, o café pode trazer sensação de calor, queimação estomacal, inflamação na pele e até mesmo aumento de pressão arterial. Por fim, aqueles dominados pelo Kapha que gostam de café, um respiro. Isso porque nesse caso, a bebida pode trazer alguns benefícios – mas desde que consumia com moderação, ele pode aumentar sua energia e disposição.
Lembre-se também de adicionar o cardamomo em sua preparação ou uma pitada depois de pronto, essa especiaria é o antídoto para sua boa digestão.
Ghee no café: a salvação das suas manhãs
Vocês não acharam que eu ia escrever um post inteiro para dizer que você não pode mais tomar seu amado cafezinho, não é mesmo? Afinal, eu sempre digo que a moderação e equilíbrio é o caminho da sabedoria quando estamos falando de alimentação. Então, com o café não seria diferente! Dentro da Ayurveda há uma forma de equilibrar as propriedades do café e, assim, torná-lo uma bebida muito mais agradável ao seu organismo.
Ao falar sobre como manter uma rotina de alimentação ayurvédica, eu mencionei que o arroz era um alimento tri-dosha, ou seja, que era indicado tanto para Vata, Pitta ou Kapha. Pois bem, outro alimento que traz benefícios aos três doshas é o ghee. A Ayurveda tradicionalmente considera o ghee uma das mais saudáveis fontes de gorduras boas para o organismo. Consumir essa manteiga clarificada é uma excelente fonte de calcio e colesterol bom. (Kaphas, consumir com moderação!)
Então, o ghee não apenas ajuda na digestão como ainda melhora a memória e fortalece o sistema nervoso. E por ajudar o organismo na produção de hormônios DHEA, ainda promove a longevidade e tem característica anti-inflamatória. Tantos benefícios são justamente o que era preciso para tornar o nosso cafezinho diário de vilão a aliado em nosso dia a dia.
Uma colher de ghee na sua xícara de café é a mistura perfeita! Especialmente para Vatas e Pittas
O chamado Bulletproof Coffee virou moda entre CEOs do vale do Silício, celebridades e influenciadores digitais fitness. Mas nos caminhos do Ayurveda, o ato de colocar ghee no café é muito mais antigo. Isso porque o ghee ajuda a diminuir o excesso de acidez que o café guarda em si. Além disso, o cálcio contido no ghee também ajuda a equilibrar os processos inflamatórios que o café pode desencadear. Isso sem falar nas boas gorduras e mesmo o Ômega 3, presentes no ghee, que já falamos que são muito importantes para nosso organismo.
E se você é do tipo que não gosta de comer muito pela manhã e começa o dia apenas com uma xícara de café preto, essa mistura certamente vai lhe trazer muitos benefícios! Isso porque o ghee no café da manhã não vai sobrecarregar seu organismo como uma refeição completa no início do dia, mas vai trazer um importante aporte de calorias saudáveis que vão lhe dar energia e lhe deixar satisfeito. assim, fica mais difícil bater aquela vontade descontrolada de comer doces no meio da manhã ou comer em excesso na hora do almoço!
Minha versão Ayurvédica do Bulletproof Coffee
Indico dois modos de fazer o café adicionado do cardamomo:
- Você pode começar fervendo uma fava de cardamomo juntamente com a quantidade de água de costume para o preparo de seu café e “passá-lo” nessa água medicada;
- Ou se você mói seu café antes do preparo, pode adicionar uma fava juntamente com os grãos e moer ambos juntamente. Depois “passe” seu café como de costume.
A quantidade de cardamomo e a forma da preparação citadas acima são aspectos totalmente pessoais. Faça testes e identifique qual a melhor para você. Ayurveda é isso, liberdade para nos curarmos!
Após seu café pronto, adicione à cada xícara grande de café o equivalente a uma colher de chá de ghee. Para uma textura homogênea, bata com um mix. Também já existem canecas com misturador, próprias para esse tipo de café. Você encontra facilmente nessas loja que vendem de um tudo para casa ou aqui mesmo na minha lojinha.
Então, viu como equilibrar nossas preferências alimentares para ser mais saudável não é tão difícil assim?! Com conhecimento ancestral do Ayurveda nossa vida mudar para muito melhor!
Que a nossa cura seja a cura do mundo!
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.