O período de pandemia que estamos vivendo está sendo trabalhoso para todos nós. Novas adaptações e novas necessidades se apresentam e precisamos dar o nosso melhor para conseguir suprir e equilibrar tantos aspectos que essa nova realidade nos demanda.
Esse período praticamente nos forçou a olharmos para dentro, ficamos mais atentos aos nossos limites e ao que realmente precisamos para nos sentirmos felizes. Resumidamente, estamos buscamos mais bem-estar físico e mental. Mudança de paradigma e muitos já estão conseguindo mudar suas rotinas, alimentação e forma de pensar, reconhecendo-se parte da Natureza e se beneficiando com seus ciclos.
Conseguimos identificar quando algo não está bem, quando não estamos conquistando os resultados que procuramos ou quando a realidade está insustentável seja física ou emocionalmente. Assim, e você provavelmente vai concordar comigo, ao identificarmos esses pontos desconfortáveis, buscamos melhorar, evoluímos enquanto seres humanos e nos sentimos mais alinhados com nossos propósitos de vida. E não existe uma fórmula genérica que atenda a todos. Todos somos únicos em nossa composição, em nossas proporções de Vata, Pitta e Kapha e com necessidades diferentes.
Dentro desse conceito está o Biohacking – técnica ultra-moderna que está em constante evolução. Inclui a implementação de mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar que otimizam o funcionamento do seu corpo. Tudo a ver com o Ayurveda! Hoje vou te contar o motivo desse conceito crescer cada dia mais em popularidade, nos Estados Unidos, Europa e aqui no Brasil e como você pode mudar a sua vida a partir dele!
Biohacking
Como falei acima, o Biohacking é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo. Nascida no Vale do Silício, arrisco dizer que é uma grande tendência para as próximas décadas e por isso trago aqui para você, já para alinharmos ao Ayurveda e mudar a sua vida para melhor.
O que é Biohacking? De acordo com alguns, Biohacking se refere ao uso da biologia com a mentalidade de um hacker. Não há uma definição única e estabelecida do termo ainda. Pois é só o começo dessa tendência mundial.
Essa técnica faz a determinação do seu tipo de corpo, seus padrões alimentares e estilo de vida mais adequados para o seu corpo. O ethos (conjunto de costumes e hábitos) que orientam o Biohacking é uma melhor saúde para nós, utilizando, para isso, três pilares principais da medicina moderna voltada para o estilo de vida:
- Exercícios;
- Dieta;
- Restauração. (Esse item usa tecnologia, por aqui vamos manter nosso foco no natural, mas nada de errado se você adotar essas técnicas hi-techs! O importante é você encontrar a verdade que te realize!)
Algumas mudanças na rotina como, por exemplo, acordar de manhã e realizar a raspagem/limpeza da língua, inserir ervas e especiarias em suas refeições e consumir digestivos antes e depois das principais refeições são ótimas atitudes e ajudam a melhorar o funcionamento do seu organismo.
Além disso, fazer uma rotina de desintoxicação como, esfoliação, yoga e meditação também elevam o seu ojas (energia vital) (confira aqui mais sobre desintoxicação) e tudo isso agora é exposto como biohackear, como se fosse algo novo, mas que na verdade o Ayurveda ensina há mais de 5000 anos. Tudo o que foi dito acima faz parte do Dinacharya, ou rotina ayurvédica para a boa saúde e longevidade.
Ou seja, pode-se dizer que o Biohacking são atitudes que fazemos para obter mais qualidade de vida, basicamente, para performar melhor em nossas atividades cotidianas.
Emagrecimento
Diversas pessoas ao redor do mundo dão crédito ao Biohacking por ajudar a perder peso e controlar a sua saúde. Não falo aqui de pressão social. Falo de um desejo genuíno de algumas pessoas em atingir um peso que considera ideal para o seu corpo. Algumas dessas práticas abrangem jejum intermitente e exercícios físicos. Essas práticas ajudam a diminuir os níveis de insulina para que o corpo consiga queimar gordura com mais eficácia.
No Ayurveda se obedecermos o relógio ayurvédico, respeitando os horários em que o corpo precisa começar a relaxar e começar a desintoxicar, que é no segundo ciclo de Kapha (das 18h-22h) e pitta (22h-2h), também iremos emagrecer e restabelecer nosso peso ideal. Ayurvédicamente!
Cura Prânica
“Prânico” vem de “prana”. Do sânscrito, significa uma energia que está presente no corpo das pessoas e que dá vida e força. Também conhecida como Terapia Prânica, esse método baseia-se na cura energética sem haver toque. Sem toque? Sim. Pois essa técnica tem um princípio fundamental de que o corpo possui um próprio poder de cura. É uma síntese de técnicas bem antigas que foram testadas ao longo dos anos e apenas se confirma o seu sucesso.
A meditação e o yoga são também ferramentas ótimas de Biohacking porque dão a opção de você ligar o seu radar interno e sentir o que de fato está ocorrendo dentro de si mesmo e se auto curar.
O Biohacking e o Ayurveda
A medicina Ayurvédica transmite uma enorme quantidade de conhecimento para que possamos aplicar na nossa vida e termos mais qualidade. Quando você considera Biohackear o seu organismo de forma natural, os benefícios se potencializam.
O Biohacking alinhado ao Ayurveda melhora não apenas a sua saúde física, mas, sobretudo, a sua saúde mental (principalmente em épocas de pandemia).
Dicas de Biohacking pelas lentes do Ayurveda
Abaixo deixo para você 7 das minhas dicas favoritas de Biohacking para que você possa aplicar no seu cotidiano assim como eu!
- Construa uma rotina para dormir e acordar cedo, beneficie-se do relógio ayurvédico;
- Para Pittas tome banhos gelados com frequência; Para Vatas e Kaphas, apenas quando estiverem com Pitta elevado;
- Experimente estilos de jejum intermitente (para Pittas e Kaphas. Para Vatas- evite);
- Elimine os alimentos que te trazem fraqueza, aqueles que não tem energia, ex.: industrializados;
- Mantenha seu intestino funcionando diariamente, (especialmente Vatas);
- Gerencie o seu estresse, meditar e fazer Pranayamas controlam a mente agitada;
- Exercite-se, especialmente beneficiando-se da luz solar.
Você já tinha ouvido falar de Biohackear o organismo? Pois é, essa é a tendência para o futuro, que através do Ayurveda nos liga ao passado!
Para aprender mais sobre o Biohacking e o Ayurveda e como fazer uma transição tranquila para essa nova forma de viver acompanhe nossos posts aqui e no Instagram (@ayurveda_society)!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelo caminho do Ayurveda.
Com amor,
Thais.