Anteriormente aqui no blog, eu dei algumas dicas de como você pode ter uma rotina ayurvédica aplicada ao seu dia a dia, especificamente pelo período da manhã. Caso não tenha lido, as dicas estão aqui.
E hoje, aproveitando o início do ano, eu quero te convidar a continuar aplicando uma rotina saudável para os seus dias e também que você inicie um processo de desintoxicação do seu corpo e sua mente. Já dei um passo a passo de como realizar uma dieta desintoxicante, o Ama-Pachana, mas agora eu vou expandir os conceitos e te dar as diretrizes para que você mesmo possa realizar o seu processo de desintoxicação.
Vai ser lindo te acompanhar nesse processo. Boa leitura!
As toxinas
No sistema de cura do Ayurveda, o nosso estado natural é de equilíbrio, saúde e felicidade. Quando saímos do nosso estado natural por qualquer coisa que interfira no nosso corpo-mente, desenvolvemos toxinas. Existem dois tipos principais de toxinas:
- Toxinas Físicas: São encontradas na comida, produtos pessoais, água, ar e outros elementos que ficam ao seu redor.
- Toxinas Emocionais: São encontradas em nossos padrões e crenças em pensamentos negativos, momentos traumáticos, estresse e autocrítica. (Falarei sobre limpeza emocional em breve. Acompanhe!)
A desintoxicação deve ocorrer regularmente para eliminar as toxinas do nosso ser para que retorne ao estado natural de bem-estar e saúde. Um plano de desintoxicação completo pode durar várias semanas, mas recomendo, inicialmente, 3 dias. Bastam 3 dias para você sentir o despertar da capacidade do seu corpo de renovação e transformação.
Aqui abaixo te dou algumas diretrizes que facilitam a liberação de toxinas do seu corpo, otimizam as vias de desintoxicação e revertem alguns dos efeitos emocionais.
1. Defina uma data para começar
Todo processo de mudança precisa de um planejamento. Inicie com calma e faça isso por você. Defina uma data e, a partir dela, inicie o seu processo de organização do que você irá precisar.
2. Simplifique a dieta
Ao simplificar a sua dieta, você ajuda seu agni (fogo digestivo) a voltar ao equilíbrio e estará permitindo que o seu corpo direcione as energias para a liberação de toxinas acumuladas. Para o Ayurveda, alguns alimentos são mais fáceis de digerir do que outros, logo, são os mais recomendados para uma desintoxicação. Priorize o horário Pitta de 10h as 14h para fazer sua maior refeição, beneficiar-se do relógio Ayurvédico ajuda a se reconectar!
Alimentos indicados para a desintoxicação
- Folhas e vegetais cozidos: aipo, alho-poró, espinafre, chicória, cenoura, abóbora, inhame, nabo, rabanete, bardana, abobrinha, chuchu, beterraba, aspargo fresco, broto de feijão, rama de beterraba, folhas de mostarda, palmito fresco, salsinha e coentro frescos, brotos, rúcula, agrião, escarola;
- Frutas: limão, lima da pérsia, abacaxi doce, maçã, mamão, pêra, uva passa, ameixa seca. Geleia sem açúcar das mesmas frutas. Para melhor digestão e efeito rejuvenescedor prefira sempre as frutas cozidas (ex.: maçã, pêra cozidas ou assadas com canela ou massalas de especiarias;
- Cereais Integrais: arroz integral, arroz basmati, arroz thai, macarrão integral, macarrão de arroz, gérmen de trigo, lentilha rosa, lentilha verde, lentilha marrom, semente de girassol, feijão moyash, aveia, quinoa em flocos e em grãos, semolina, ervilha partida, pão de centeio e trigo integral torrado;
- Temperos: pimenta do reino, salsa, cebolinha, alho-poró, alecrim, manjericão, gengibre, noz moscada, páprica, cúrcuma, feno grego, semente de mostarda, canela, cravo, cardamomo, tomilho, curry, cominho, louro, coentro;
- Ghee, sal marinho, do Himalaia ou sal grosso;
- Chás: camomila, erva doce, hibisco, gengibre, erva cidreira, hortelã, cardamomo, dente-de-leão, sabugueiro, centelha asiática, feno-grego.
Alimentos proibidos para a desintoxicação
- Produtos lácteos e animais (todos os frutos do mar, bovino, frango ou ovo);
- Todos os tipos de óleo, exceto, ghee, azeite de oliva e óleo de girassol;
- Batata inglesa, tomate, pimentão, berinjela, repolho, cogumelos, alho, cebola;
- Todos os tipos de oleaginosas, como nozes, amendoim, castanha, amêndoa, castanha de caju, castanha do Pará, pinhão;
- Leite, queijo, requeijão, iogurte, açúcar e todos os adoçantes sintéticos;
- Água gelada ou qualquer outra bebida industrializada gelada ou gaseificada. Água sempre em temperatura ambiente;
- Produtos com açúcar e farinha refinados;
- Alimentos enlatados, remanescentes, processados e de micro-ondas;
- Alimentos fermentados, incluindo kobucha e vinagre;
- Frituras;
- Bebidas alcoólicas, café, tabaco, chocolate;
- Sorvete
3. Só coma se tiver fome real.
Observe o comportamento de sua fome, se ela é real, orgânica e livre de sentimentos ou emoções, como por exemplo, ansiedade.
Observe se a refeição anterior já foi digerida antes de comer novamente, um sinal claro é quando o arroto já não traz o sabor do alimento.
4. Água Fresca, Água Pura e Chá de Gengibre
É muito importante que você se mantenha hidratado para eliminar as toxinas e resíduos do seu organismo. De acordo com o seu peso, beba por volta de 8 copos de água filtrada por dia. Além disso, o Ayurveda nos recomenda chá de gengibre para ajudar na purificação do nosso corpo e na otimização do nosso sistema digestivo. Você pode consumir algumas xícaras de chá por dia. Para o Pitta Dosha, recomendo chá de coentro, frio, que pode ajudar nos sintomas de irritabilidade e queimação.
5. Trato digestivo
A utilização de óleos saudáveis no trato digestivo para iniciar a eliminação suave e facilitar a liberação de toxinas. Para o Ayurveda, a ingestão de óleos (Oleação interna) ajuda a eliminar Ama, biotoxinas.
Uma forma de fazer isso é, juntamente com fibras saudáveis, fazer uma combinação de sementes de gergelim com tâmaras e uvas passas sem sementes picadas. Fazer uma pastinha e enrolar como brigadeiros!
6. Suplementação Triphala
O triphala é um suplemento de ervas ayurvédicas muito utilizado para o trato digestivo. É a combinação de três ervas indianas: Amalaki (Amla), o Bibhitaki e o Haritaki,é uma fórmula ayurvédica que resolve muitos dos desequilíbrios das três doshas além de ser um laxante natural. Enquanto o Amalaki (Amla) ajuda na digestão, o Bibhitaki atua sobre a absorção dos alimentos e o fruto Haritaki se encarrega de uma eliminação saudável. Para maiores informações sobre mais benefícios, dosagem e horário de ingestão, consulte um terapeuta ayurvédico.
7. Escovação corporal diária
A escovação a seco ayurvédica, chamada garshana, promove a limpeza linfática e é uma forma poderosa de auxiliar na remoção de ama do corpo. Garsana é tradicionalmente feita usando seda crua ou luvas de linho, mas você pode usar uma escova corporal de cerdas naturais. Essa técnica é recomendada para pessoas com sinais de ama, que podem incluir fadiga, lentidão, sensação de entorpecimento físico ou mental, constipação e sistema imunológico sobrecarregado. Incorpore essa técnica à sua rotina de beleza hoje mesmo!
8. Sudação- Swedhana
Swedhana é a sauna úmida com efeito purificador, desintoxicante e rejuvenescedor. Ela é feita em uma sauna de madeira em forma de caixa, onde a cabeça fica para fora, logo após a abhyanga (massagem terapêutica). A sudação é muito utilizada na desintoxicação ayurvédica. O efeito terapêutico da sudação, é estimular liberação de líquidos e toxinas, trazendo leveza e bem-estar. Caso você esteja fazendo sua desintoxicação em casa, você poderá procurar um terapeuta para essa fase do processo.
9. Alimente o seu espírito
Aproveite a desintoxicação para se desligar um pouco do excesso de informações que criam toxinas emocionais em você. O consumo excessivo de redes sociais pode esgotar a sua energia e bem-estar. Elimine ou reduza o seu consumo eletrônico e participe de atividades que nutram o seu ser e te deem mais vitalidade.
Aqui estão alguns exemplos:
- Leia um bom livro;
- Ouça música;
- Passe um tempo ao ar livre;
- Pratique yoga;
- Respire bem;
- Visite algum lugar novo (tomando todos os cuidados com a não-transmissão do covid-19).
O que alimenta sua alma, alimenta seu corpo. Busque momentos de alegria e beleza!
10. Medite
A meditação é o canal perfeito para o rejuvenescimento do corpo, espírito e mente. Ela te leva para um lugar bem tranquilo dentro de você e trabalha suavemente para conter respostas de ansiedade, estresses, lutas ou fugas. Com a meditação é possível acalmar e purificar a mente para encontrar paz. Uma forma eficaz de controlar a mente para conseguir meditar é respirar usando Pranayamas (exercícios de controle da respiração).
Estou ansiosa para ver você aplicando a desintoxicação no seu organismo e deixando uma velha versão sua para trás!!
Que a nossa cura seja a cura do mundo.
Nos encontramos pelos caminhos do Ayurveda!
Com carinho,
Thais.