Como você começa o dia? Adia sempre o seu planejamento matinal em troca daqueles 5 minutinhos a mais na cama? Acorda sempre em cima da hora para trabalhar? Checa as notificações do celular antes de fazer qualquer coisa? Então você precisa conhecer um pouco sobre a rotina matinal Ayurvédica.
O Ayurveda sugere uma rotina diária (chamada Dinacharya), com hábitos que promovem mais equilíbrio, força, vitalidade e desintoxicação do nosso corpo e mente. Tudo bem que abrir espaço na agenda pra o seu autocuidado é um desafio e tanto, mas tudo que vamos falar aqui, pode ser totalmente adaptado ao cotidiano acelerado da nossa vida moderna.
Nesse conteúdo, você vai aprender a inserir 5 hábitos simples da rotina matinal Ayurvédica, e obter benefícios como, a melhora da capacidade digestiva, regularização do relógio biológico, melhor absorção de nutrientes, autoestima, mais energia e disposição durante o dia, rejuvenescer, longevidade, e muito mais!
1. Acordar cedo
Provavelmente, você já deve ter escutado alguém dizer que “funciona melhor pela noite”. A verdade, é que segundo a Ayurveda, o nosso organismo foi desenvolvido para começar a funcionar bem cedo, antes do nascer do sol. Pode ser que no início pareça um pouco difícil de você abrir mão da função soneca do celular, mas vou te dar alguns motivos de que isso vale a pena!
Das 6h às 10h temos o período Kapha, marcado pela energia lenta do dosha. E por incrível que pareça, despertar antes desse horário se torna até mais fácil. Isso porque, antes das 6h da manhã é o horário da presença do dosha Vata, tempo em que a atmosfera está repleta de energia vital. É o período perfeito para atividades saudáveis, como meditar, praticar yoga ou uma caminhada leve com seu cãozinho! Essas atividades beneficiam as enzimas, emagrecem e equilibram os hormônios.
Se mesmo assim, ainda for muito difícil acordar cedo, você precisa compensar à noite e dormir antes do habitual. O horário sugerido pelo Ayurveda é antes das 22h, nesse momento inicia-se a energia de Pitta restaurando e desintoxicando o corpo e as emoções.
2. Limpar a boca
A segunda etapa para a rotina matinal Ayurvédica é limpar bem a boca. E não é só sobre escovar os dentes e usar um enxaguante bucal. Na Ayurveda, a higiene bucal tem o objetivo de desintoxicar o corpo. E como se consegue isso? Raspando a língua! Isso mesmo! Os estudos da Ayurveda indicam que, a língua concentra diversos resíduos, como bactérias, fungos e toxinas e até de emoções. Sem a limpeza, o organismo acumula e reabsorve esses resíduos, o que prejudica o equilíbrio do indivíduo. A remoção do excesso dessas toxinas promove melhoria em diversos fatores, como o sistema digestivo, imunológico e purificação de corpo e mente.
Para fazer a limpeza correta, você pode usar um raspador de língua, ou mesmo, uma colher de sobremesa, de forma gentil e suave. Duas vezes por semana, você pode também adicionar algum óleo (De coco por exemplo), para bochechar e fazer uma limpeza mais profunda na boca (oil pulling). Mas atenção! Nada de cuspir o óleo no ralo da pia. O óleo de coco pode ficar sólido, e você não vai querer entupir o ralo não é mesmo?
3. Beber água em temperatura ambiente
A Ayurveda cita que há uma maneira correta também para o ato simples de beber água, e que somente com essa prática, é possível que o corpo absorva a substância de forma mais eficiente. Todos os dias o nosso corpo perde grandes quantidades de água, e nada mais certo, do que repor o líquido de forma que nosso corpo aproveite melhor cada gota.
Tomar a água morna logo manhã ajuda na limpeza das toxinas (ama), melhora as funções dos rins, no trato gastrointestinal, ajuda na digestão, e induz a evacuação. Para um melhor aproveitamento desse ritual, é recomendado também misturar algum ingrediente específico com o líquido como, limão, sal, babosa e outros. Mas antes disso precisa saber a razão de cada ingrediente para poder adicioná-lo.
4. Meditar e fazer exercícios respiratórios.
Ao contrário do que se pensa, a meditação não necessita sentar e ficar horas em silêncio. Você pode meditar só contemplando o nascer do sol, escrevendo um diário, ou colorindo uma mandala.
Ninguém também vai meditar e chegar no nirvana logo de primeira. O importante é dedicar um pouco do seu tempo em observar, sentir e interpretar os sinais do seu corpo.
Inclua também, exercícios de respiração (pranayamas), para ampliar a capacidade pulmonar, acalmar a mente e estimular o metabolismo a promover a limpeza dos canais energéticos.
5. Automassagem e escovação corporal a seco
Antes de tomar o seu banho, a Ayurveda recomenda um hábito de escovação corporal a seco, melhorando a circulação sanguínea, ativando o sistema linfático e removendo as toxinas do corpo todo. Além disso, a escovação também traz benefícios maravilhosos pra pele, removendo as células mortas, reduz celulite e a deixa mais uniforme.
Para realizar a técnica é muito simples, use uma escova com cerdas suaves naturais e massageie suavemente todo o corpo. Faça movimentos circulares longos, começando pelos pés, e subindo em direção ao coração. Para um tratamento mais completo, após a esfoliação realize a automassagem (Abhyanga), massageando um pouco de óleo sobre a pele (gergelim ou girassol para vata, côco para pitta, amêndoa para kapha). Priorize as partes mais ressecadas do corpo, e deixe que a pele absorva todo o óleo, e finalize sua rotina com um banho revigorante e a certeza que seu dia começou bem!
Sei que pode parecer que todas essas atividades irão comprometer muito do seu tempo. Mas você vai se surpreender de quão rápido pode concluir tudo, otimizando em no máximo 30 minutinhos. Comece inserindo pequenas mudanças, e sem impor muito, experimente adicionar um ou dois hábitos. Quando menos perceber, eles naturalmente já irão fazer parte da sua rotina.
Na Ayurveda, nosso corpo é nosso guia. Vamos parar, observar, sentir e investigar o que se passa em nós?
Por isso, o convite deste post é pra que você aceite entrar de cabeça nessa relação consigo mesma, e busque caminhos para que o seu corpo fique cada dia mais saudável.
Ah, e não se esqueça de compartilhar!